ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Revoltas sem fim. E a 1ª geladeira

Isso é história!

1926, 16 de novembro – Revoltam-se o 5º Regimento de Artilharia Montada e o 7º Regimento de Infantaria, que são enfrentados pelo 1º Regimento de Cavalaria da Brigada Militar e obrigados a abandonar a cidade, após quase vinte e quatro horas de luta intensa nas ruas…

 7 de dezembro – Em São Leopoldo, trinta e poucas praças do 7º Regimento de Infantaria, que estavam guarnecendo o quartel do 8º Batalhão de Caçadores, revoltam-se, obedecendo ao comando do civil Francisco Atanázio Filho,  e atacam o quartel da polícia, sendo repelidos. Então, apoderam-se de um trem e seguem em direção a Montenegro, mas são alcançados na estação de Pareci por uma força da Brigada Militar e batidos, perdendo dois mortos e um ferido.

Dezembro (em data indeterminada) – Na confeitaria Ponto Chic, de Luis Medina, à rua Dr. Bozano, onde hoje se encontra a Casa Primavera, é instalado o primeiro refrigerador elétrico chegado à cidade e de marca Frigidaire.”

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo