Por Paulo André Dutra / Sinprosm

Durante o 7º Seminário Educação em Foco, em agosto de 2019, os professores da rede municipal apresentaram sua produção científica durante as oito rodas de conversas temáticas, em que as experiências foram debatidas e compartilhadas. Os trabalhos foram organizados pelo Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria, através das professoras Juliana Corrêa Moreira e Maria Cristina Rigão Iop, e publicados no e-book Autoria e Saberes Docentes.
A publicação, com edição da Arco Editores, está disponível para download no site do Sinprosm e da editora. A obra é aberta com prefácio do Prof. Dr Celso Ilgo Henz, texto de apresentação das professoras organizadoras Juliana e Maria Cristina e artigo da professora Martha Najar sobre os 30 anos da entidade sindical, completados em 2019. A primeira seção do corpo do e-book traz dois artigos de palestrantes do Seminário Educação em Foco; a segunda seção, seis resumos de trabalhos; outros nove artigos e ensaios diversos de participantes encerram o e-book.
O período de seu lançamento, marcado pela pandemia do Novo Coronavírus, exigindo a reinvenção do trabalho do professor, reforça a relevância do registro da produção de ideias que nascem dentro da rede municipal, destacam as organizadoras. “A publicação do e-book representa o esforço de revelar o trabalho que professoras e professores desenvolvem todos os dias nas escolas, em suas salas de aula, mesmo diante dos desafios que os contextos estruturais e pedagógicos muitas vezes impõe, os quais são enfrentados com disposição e criatividade”.
‘me ensinou que os bebês me diziam muitas coisas pelo choro, sorriso, incômodo e inquietação, sendo estas algumas das muitas for-
mas de se expressarem e se relacionarem com suas linguagens’.
‘reforma empresarial sob a administração federal de uma coalizão de centro–direita que seria interrompida com um projeto popular com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva em outubro de 2002. É nesse processo de redemocratização, portanto, que presenciaremos um amplo debate sobre democracia e a conquista de uma educação pública e universal, com maior ou menor aderência ao paradigma neoliberal. É bastante claro, para os estudiosos da área, que com o impeachment promovido por camadas conservadoras no ano de 2016 recolocaram na agenda a pauta empresarial para a educação’.
Cientifiico? Só dando risada.