PartidosPolítica

PARTIDOS. A história (ou mito) do edil que se mandou do PT para não pagar mensalidade. Ah, e a tabela atualizada

O fato: no final dos anos 80, um vereador surgido do nada elegeu-se pelo PT. Ah, isso foi em Santa Maria. Entre a data da eleição e a posse, o gajo mudou de sigla. Foi-se. Escafedeu-se. Alegou incompatibilidade. Ou algo que o valha.

O mito: o edil, muito bem votado, deixou de ser petista logo depois do pleito, ao constatar que teria que destinar coisa como 20% dos subsídios ao partido. Se assim não fizesse, corria o risco de expulsão – o que poderia acarretar perda do mandato. Se mandou por causa disso.

Bueno, até agora ninguém é capaz de contestar quaisquer das versões. Podem ou não ser verdadeiras.

De todo modo, hoje é muito mais complicado, para não dizer impossível, sair de um partido. Do PT ou de qualquer outro. Afinal, a fidelidade partidária virou lei e, pra sair, tem que dar um monte de explicação. E, certamente, não seria essa a aceitável pela Justiça Eleitoral, que prefere acatar apenas argumentos políticos, e não econômicos.

Mas, afinal, se há 20 e poucos anos o vereador pagava 20%, quanto paga hoje? Quem revela isso, com informações oficiais da assessoria de imprensa nacional, é o ótimo repórter Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo e do Universo Online.

No texto, que recomendo, Rodrigues dá conta de modificações que podem ocorrer no Estatuto do PT. E que podem mexer em várias questões, inclusive na tabela de contribuição obrigatória de filiados e de eleitos pela sigla. E também podem influenciar até na forma de escolha dos novos dirigentes. Hoje, por exemplo, você, se for petista e filiado, só vota se estiver alistado há um ano e, claro, com a mensalidade em dia.

Abaixo, você vê a tabela atualizada das contribuições. Confira, e depois clique AQUI, para ler o ótimo texto de Fernando Rodrigues, que trata das outras questões, também.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Depois que o Marcos Valério passou a captar recursos junto com o Delúbio (ainda vou descobrir como é que um pai bota um nome assim n’um filho…) Soares, a contribuição partidária perdeu importância…

  2. Não é mito: um eleito em Santa Maria em 1988 se mandou do PT para não pagar a contribuição partidária. E naquele mesmo ano o prefeito eleito de Rio Grande também saiu do PT pelo mesmo motivo. A ideologia era inferior ao bolso…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo