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VOCÊ SOUBE ANTES. No dia da assinatura do convênio do SAMU, Schirmer anuncia Thomé como adjunto da Saúde

Thomé (E), o novo secretário adjunto, esteve na solenidade em que convênio, para operação do SAMU, foi assinado por Schirmer, Farret e irmã Ubaldina

Exatamente 17 dias depois de publicado aqui, em 8 de abril, a prefeitura CONFIRMOU o que você já sabia: o médico Luiz Gustavo Thomé foi oficialmente anunciado como o secretário adjunto da Saúde. É o que seria a grande novidade, pois o restante, na verdade, já era conhecido desde a última quarta-feira: a Sefas será a operadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O serviço, obviamente, também depende de estabelecimentos outros. São os casos da Casa de Saúde e do Pronto Atendimento do Patronato, que serão base de ambulâncias do SAMU. De todo modo, para saber de tudo o que ocorreu hoje de manhã, no Centro Administrativo, acompanhe material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. Atenção: a informação sobre Thomé está no último parágrafo do texto. A reportagem é de Fabrício Minussi, com foto de João Vilnei. Acompanhe:

SAMU: ambulâncias atenderão a  comunidade partir da Casa de Saúde e do PA do Patronato

A Prefeitura de Santa Maria, na manhã desta segunda-feira (25), deu um importante passo para a implantação na cidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O prefeito Cezar Schirmer e a diretora da Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), Ubaldina Souza e Silva, assinaram convênio estabelecendo ações conjuntas para o funcionamento de quatro ambulâncias do SAMU no município.

Pelo convênio firmado a Prefeitura repassa à Sefas, conforme Termo de Doação, uma ambulância de suporte avançado e três ambulâncias de suporte básico. Além de se responsabilizar pela manutenção das ambulâncias, a Sefas disponibilizará todo o pessoal necessário à prestação do serviço e, para tanto, receberá, mensalmente, do município, R$ 160 mil para gerenciamento e execução do atendimento que será fiscalizado pela Prefeitura.

O convênio estabelece ações conjuntas entre a Prefeitura e a Sefas, de acordo com normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde visando o atendimento de urgência à população. Desta forma, uma ambulância de suporte avançado e outra de suporte básico terão suas bases instaladas no Hospital Casa de Saúde. Outras duas ambulâncias de suporte básico atenderão a partir do Pronto Atendimento (PA) do Patronato.

Os serviços de atendimento serão regulados por uma central médica 24 horas, instalada em Porto Alegre, através do telefone 192 (ligação gratuita). O servidor Luiz Skinowsky, superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Município da Saúde, será o responsável pelo acompanhamento da execução dos serviços, bem como pela análise da prestação de contas referente aos recursos alocados.

O convênio terá prazo de vigência de 12 meses a contar da data da assinatura, podendo ser prorrogado mediante Termo Aditivo. Uma avaliação dos serviços será realizada a cada três meses. Um dos objetivos será de verificar se há a necessidade de se colocar mais uma ambulância de suporte avançado em funcionamento no município.. As cidades da região também poderão ser atendidas por uma ambulância de suporte avançado. Para tanto, devem mostrar o interesse na participação do custeio, mediante um Termo Aditivo.

Profissionais passarão por treinamento

A partir de agora, a Sefas deverá promover o treinamento dos profissionais que irão operar o sistema na cidade. De acordo com Ubaldina Souza e Silva está sendo aguardada para a tarde desta segunda-feira a informação, por parte do Governo do Estado, sobre quando a Secretaria de Saúde enviará à cidade os técnicos para o treinamento dos mais de 50 profissionais que atuarão no sistema…”

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5 Comentários

  1. O PP visivelmente perde espaço…
    Dá para fazer uma pergunta:
    PP em Santa Maria é sigla de que?
    Partido Pequeno…?
    Perdeu Pedaço…?
    Perdeu Participação?

  2. Márcio Dutra :
    Fotos, discursos, assinaturas, varias promessas vazias de inicio dos serviços que não se cumpriram… O fato é que até o momento não existe nenhuma ambulância cumprindo a sua função pela cidade. Continuam nas garagens da Prefeitura, ou talvez, agora, nas garagens da SEFAS, e isso desde 02 de junho de 2010!
    http://www.santamaria.rs.gov.br/index.php?secao=noticias&id=20026&arq_db=1
    Quanto a nomeação do novo secretário adjunto da saúde, se o Dr. Farret tolera esta situação quem há de contestá-la?

    Eu admiro o desprendimento de um profissional de sua carreira, Um secretario adjunto e o titular abrirem mao de seus consultorios em horarios comercial para cuidar da saude da cidade… que lindo. Fico curioso quanto aos pacientes que devem ser encaminhados a outros profissionais.
    Parabens aos abnegados médicos…falando nisto Dr. Farret sua secretaria segue marcando consulta em horario comercial, avise ela sobre esta pratica…horario comercial é hora de secretario estar NA secretaria!

  3. Fotos, discursos, assinaturas, varias promessas vazias de inicio dos serviços que não se cumpriram… O fato é que até o momento não existe nenhuma ambulância cumprindo a sua função pela cidade. Continuam nas garagens da Prefeitura, ou talvez, agora, nas garagens da SEFAS, e isso desde 02 de junho de 2010!

    http://www.santamaria.rs.gov.br/index.php?secao=noticias&id=20026&arq_db=1

    Quanto a nomeação do novo secretário adjunto da saúde, se o Dr. Farret tolera esta situação quem há de contestá-la?

  4. E nem calculei custo ADMINISTRATIVO, pois diminui gente NAS ambulancias e salário dos envolvidos nas ações;;; e teria taxa de administração? Feito FATEC?FUNDAE?

  5. Quantas ambulâncias eram?
    São 4, duas no HSC ( a avançada e uma das básica), outras duas no PA do PAtronato.

    160 mil por mês, para 4 ambulâncias, dá 40 mil por ambulancia… motora, médico, enfermeiro/auxiliar… 3 ou 4 turnos, 7 dias por semana…. chê acho que fizeram um bom negócio neste tercerização. sempre, e somente se, em CADA ambulância tenhmaos um Médico preparado e treinado, se é para deslocar equipamento especializado para técnico de enfermagem olhar o paciente e botar luva para medir temperatura… péssimo negócio.

    160 mil para 50 profssionias, dá um salário médio de R$ 3.200,00…
    50 profissionais para 4 ambulancias dá quase 12 por equipamento…
    O motora, o médico e dois enfermeiros,… 4 turnos de 6…
    vamos ver como funciona. periga e aparece só o motora/enfermeiro… tem que levar médico e pessoas para carregar o enfermo.

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