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NOVIDADE. Já está na mesa do ministro diretriz que permite ampliar tempo do ensino médio

A expressão correta é flexibilização. Mas, na prática, permite que uma escola amplie o tempo de duração do ensino médio, hoje em três anos. A decisão, tomada pelo Conselho Nacional de Educação, precisa ser homologada pelo Ministério da Educação. Mas já está na mesa do ministro Fernando Haddad.

Explico: para o CNJ, passa a haver a possibilidade de ampliação do número mínimo (este, de 2,4 mil horas, não muda) de aulas oferecidas aos estudantes. A escola é que decidiria. Quer saber mais? Acompanhe material produzido pela Agência Brasil. A reportagem é de Amanda Cieglinski. A seguir:

Ensino médio poderá ter currículo mais flexível e maior tempo de duração

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou hoje (4) as novas diretrizes curriculares para o ensino médio. Elas não eram revistas desde 1998. O relatório, que agora segue para homologação do ministro Fernando Haddad, prevê maior flexibilização do currículo e abre a oportunidade de ampliação da carga horária do ensino médio para além dos atuais três anos.

O relatório mantém a carga horária mínima de 2, 4 mil horas no ensino médio, mas abre espaço para que a sua duração seja ampliada caso haja interesse das escolas de oferecer conhecimentos e atividades além das consideradas obrigatórias. Essa recomendação tem peso especial no caso do ensino médio noturno que, em geral, oferece uma carga horária menor do que aquela dada a estudantes do turno matutino. O relatório indica que essa duração deve ser ampliada e coloca como uma opção a oferta de 20% da carga horária na modalidade ensino a distância. Sugere também que se necessário o ano letivo seja estendido para além dos atuais três anos.

As novas diretrizes indicam que a escola deve trabalhar a formação a partir de quatro eixos básicos: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. O currículo pode enfatizar um desses temas, mas deve incluir todos eles. A ideia é tentar flexibilizar o modelo curricular segmentado oferecido pelas escolas hoje, tradicionalmente dividido em disciplinas que não se relacionam durante o aprendizado…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

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