COMO? Então, Marion Mortari quer emancipar Pains, Passo do Verde e Santa Flora?

COMO? Então, Marion Mortari quer emancipar Pains, Passo do Verde e Santa Flora? - chicao-e-marion-mortari

Chicão e Mortari. Tema: convite do edil para que o deputado integre grupo de trabalho

Olha, essa pegou de surpresa o editor. Afinal, o que foi lido é o que está mesmo escrito? Será essa a intenção do vereador do PP, Marion Mortari, que por sinal já foi subprefeito de Pains? Mmmmmm… Bem, leia você mesmo o material que acabo de receber da assessoria do deputado estadual Chicão Gorski, do mesmo PP de Mortari. O texto e a foto são de Daniela Bordinhão. A seguir:

Chicão Gorski recebe vereador de Santa Maria – Na pauta, a emancipação de distritos do município

A emancipação político-administrativa  dos distritos de Santa Flora, Passo do Verde e Pains pautou a reunião do deputado Chicão Gorski (PP) com o vereador de Santa Maria, Marion Mortari (PP). A conversa aconteceu, nesta terça-feira (21), no gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa.

O vereador convidou o deputado para integrar o grupo de trabalho que vai analisar a possibilidade de criar um município a partir das localidades de  Santa Flora, Passo do Verde e Pains. Atualmente esses distritos pertencem ao município de Santa Maria.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER



55 comentários

  1. Gilsione Caurio

    Pelo amor que temos por nós NÃO. Mais prefeitos, vices, vereadores, câmaras, prefeituras, haja impostos. O que falta aos nobres que administram os municípios, os estados e a União é Planejamento, ciosidade pelo erário público, respeito pelo contribuinte (população) e honestidade. Quando tivermos isso espraiado pelos recantos desta rica nação seremos um país decente.

  2. Paulo Cesar Freitas

    Bah…Baita Ideia…Vamos querer Emancipar N.S. da Saude.. Afinal ja devemos tewr uns 300 eleitores por aquelas bandas
    heheheh
    o Mortari quer um caminho mais facil de tentar a ser prefeito.. depois ficam Bravos quando os Vereadores dao trabalho mesmo aos Correios mudando nomes de Ruas…
    Nao tem mais nada pra se preocupar neh..
    ushaushaush

  3. JJ Carpinters

    Sou à favor pequenos municípios vivem bem melhor do que no tempo em que eram distritos de grandes.
    Só quem pode reclamar é o PP santamariense porque vai perder algumas centenas de votos aqui mas ganhará um prefeito na região.
    Marion é comprometido com esses distritos e está fazendo o que prometeu aos seus eleitores.

  4. maria rosa teixeira

    Era o que faltava,é muito não ter o que fazer!! A pergunta é:será que o FARRET deu autorização pro Mortari ir até lá propor uma piada destas? Creio que não! Como pode o PP, que quer fazer parte da prefeitura novamente na coligação permitir que seu vereador faça uma piada destas com os moradores da região? É de admirar mais ainda que o nobre deputado, eleito com significativa quantia de votos, ainda leve a sério tal proposta! Uma dica: Mortari contente-se em ser vereador,que já está de bom tamanho!
    Para finalizar,as palavras de Gilsione Caurio dizem tudo mais que se poderia falar sobre a comédia!

  5. peter

    São 3 localidades com economia pujante , franco crescimento e desenvolvimento. Suas industrias atraem pessoas de todas as partes do mundo. Nossas universidades escoam seus conhecimentos para aquelas quase-cidades. Nada mais justo que este pleito deste insigne vereador. Não sei como ninguém pensou nisto antes. Parabéns ao Sr. Mortari pela brilhante idéia. Conte comigo,ou melhor, conte conosco para levar adiante essa magnífica jornada.

  6. Fabi

    Eu gostaria de dar os parabéns ao Vereador Marion Mortari por levantar essa bandeira, porque só quem convive e visita estas localidades sabe a dificuldade de viver e criar seus filhos no meio Rural desses Distritos, hoje você quase não encontra um jovem no interior, porque será? é por causa que os jovens perderam o amor por seus pais ou pelo torrão onde nasceram? não senhor Gilsione é porque são abandonados pelos governantes que em época de campanhia prometem mundos e fundos e logo ali esquecem de suas promessas.
    Uma família cria seus filhos,quando esses mesmos não encontram trabalho ou espaço para se desenvolver vão procurar novos horizontes caminhar com suas proprias pernas, é o caso desses Distritos quando não conseguem oferecer algo concreto, vão tentar algo que vá trazer desenvolvimento para essas regiões, cito o exemplo do Municipio de Dilermando de Aguiar na época, e o que representa hoje para seus moradores, na época não tinha industria não da para comparar com Santa Flora,Pains Passo das Tropas e Passo do Verde são várias Industrias juntos gerando dividendos para o Novo Municipio,Portanto aceito os que vão se expressar contra mas sou favoravel sempre ao novo porque sempre traz mudança e desenvolvimento, graças a Deus que vivemos em um pais Democratico.

  7. Gabriel

    Mais um município, mais uma câmara de vereadores, mais um punhado de políticos. O ilustre vereador quer mais é garantir o seu assento. Ou será que como prefeito não seria mais interessante?

  8. Julio Monteiro

    Salve
    Nunca fui contra e nem a favor de amancipações.
    Cada comunidade sabe o que deseja e pretende.
    A referida área tem boas condições financeiras para
    viver por si. Com a emancipação vem os recursos, que
    hoje estão mais dificeis pela necessária divisão com
    todo o Municipio.
    Emancipado, a localidade teria benefícios e unidades de saúde, policia, educação dentre outros.
    Mas que decide são os seus moradores.
    Os distritos são como filhos: emancipam-se de repente.
    O Marion conhece a área e seus moradores e aspirações.
    Aguardemos.

  9. Éverton Severo Maciel

    Ah, mas pera aí, o que é isso? Com que roupa? Os caras parecem viver(de repente vivem) em outro mundo. E que mundo!!! Com todo o respeito a essas localidades, que condições elas têm para virar município? E para que, além de vaga para prefeitos, vereadores, secretários e aspones? Todos os problemas do interior serão resolvidos com varinha mágica? Plim… novo município!!! Plim… problemas resolvidos!!!

  10. Moacir da Rosa Alves

    É verdade, o Vereador Marion Mortari provávelmente está ouvindo os lamentos e anseios da população daquela região, Mortari é um cidadão sério e trabalhador se está tomando esta atitude de comprometimento e de coragem inovadora, certamente é pelo apelo dos moradores. Parabéns Marion.

  11. gilson

    Parabéns vereador, Marion pela iniciativa sabemos de sua competência ,e o seu comprometimento ,com a quem representa.
    E com certeza seu povo e seus eleitores lhe parabeniza bela sua total coragem ,é o que falta a alguns dos edis.

  12. Alfredo

    Não sou contra desde que, tenha um hospital para atendimento aos seus munícipes, que tenha Bombeiros, postos de saúde,escola de 2º grau, um quartel da Brigada Militar, uma delegacia de polícia etc,etc, não adianta criar ou inventar empregos para o futuro se não existir infra-estrutura. Querem mais uma boquinha. Chega

  13. Eleitor Santamariense

    Pelo amor de DEUS, pois só ele entende o homen, um vereador eleito para fiscalizar os serviços prestados ao Povo de Santa Maria, ao qual paga seu SALÁRIO, esta se preocupando em emancipar 3 GRANDES LOCALIDADES, onde qualquer VILA de Santa Maria é BEM MAIOR.
    Se não me falha a memória a poucos dias atras essas LOCALIDADES nem ÁGUA tinham para seu “povo” beber, pois li várias vezes que a NOSSA PREFEITURA tinha que levar água de caminhão…
    Porque o nobre Vereador não se preocupa em apresentar um Projeto para “DAR ÁGUA” ao seu POVO ? Ou será que o mesmo esta esperando para quando for Prefeito desse enorme Município que pretende criar ? e até lá a população vai esperar a ÀGUA chegar de caminhão ?
    OUTRA PERGUNTA: O VEREADOR FOI TRATAR ESSE ASSUNTO COM O DEPUTADO COM A CONTA PAGA POR NÓS ???
    Abraços a todos…

  14. rosepereira

    Uma vez atendida a legislação que regra o tema emancipações e se for da vontade das comunidades é um dever das lideranças lutar por isso.

  15. Saúl

    Boa noite.
    Bela jogada eleitoral, na verdade oque esse senhor quer é um eleitorado cativo com a venda da ilusão. Um belo lance, está garantido para 2012 com os votos do eleitores desses Distritos.

  16. Bruno Menezes

    Deixa eu entender: é o mesmo vereador que no início da legislatura queria acabar com a eleição para subprefeitos nos distritos, confere? Agora ele quer emancipar os distritos, procede? Caso obtenha êxito, o nobre edil, seria o quê nesses futuros-ex-municípios (sem eleição)? Soberano? Imperador? Suserano?
    Tá faltando com o que os parlamentares se ocuparem na CVSM, ou é só este em especial?

  17. Genil Pavan

    Assunto instigante. A começar pelos argumentos pró e contra, onde observamos que a inexistência de equipamentos públicos são usados pelos dois lados. Os emancipacionistas buscam com isso, justamente obtê-los, os contrarios veem nisso motivo inviabilizador. Interessante.
    Outra questão a ser melhor avaliada é a de que emancipações, oneram os contribuintes. Podemos colocar de outra forma, ao dizer que o tamanho do bolo a ser repartido continuará o mesmo. O que acontece é que aumentará o número de fatias e surgirão novos gestores.
    Há no entanto algo indiscutível: não se tem registro que alguma comunidade tenha regredido após ter sido emancipada.

  18. Jose Clemente

    Sta certo o Mortari, ele me disse que nesse Schirmer ele não vota mais. Então qual a solução? Votar em outro município. hehehehe

  19. Ildo callegari

    Sou favorável a proposta do Mortari, o fato de um veredor propor esse tipo de coisa não quer dizer que ele está buscando um eleitorado cativo, muitas emncipações foram lideradas por políticos que depois nem sequer se elegeram.
    Santa Maria tem dificuldades em atender comunidades rurais, esses distritos sofrem há muito tempo e Santa Flora tem uma boa arrecadação porque lá existe uma potente indústria e não tem retorno nem de 5% disso.
    O fato de ter mais uma camara e mais um prefeito não pode ser impecílio, se fosse assim teríamos que ir para as ruas protestar pelo aumento de vereadores em Santa Maria.
    Por último afirmo que Marion Mortari se reelege vereador sem muita campanha por ser um dos melhores vereadores desta legislatura, uma coisa é certa, ele cumpriu à risca o que prometeu aos seus eleitores.

  20. maria fuzarka

    Claro, já vi lá vários chineses, japoneses, alguns angolanos e outros da Nova Guiné, tinha até uns americanos, e agora parece que vão chegar bandos de coreanos para instalar em Pains uma subsidiária da Hyundai. Ah, e parece que atrás deles vem a SAmsung, para se instalar no Passo do Verde produzindo embarcações e plataformas petrolíferas!!! Me poupem destes desvarios de quem não sabe nem do que está falando!! O vereador podia procurar algo bem melhor para fazer com nosso dinheiro!!!@peter

  21. Jose Delcatti

    @maria fuzarka
    Bota preconceito com as comunidades de Pains,Santa Flora e Passo do Verde, se são tão insignificantes assim poruqe estão taõ irritados com o fato de eles quererem se emancipar, afinal esse é um direito deles!

  22. JJ Carpinters

    @maria fuzarka
    Nosso dinheiro? Esqueceu de dizer que o dinheiro é dels também e as comunidades não vivem só de dinheiro porque se assim fosse muitas regiões como o Alto Uruguai, Serra Gaúchae Missões poderiam reclamar de ter que bancar a Metade Sul e o Centro do Rio Grande.
    Santa Flora tem uma indústria(Marzari),em Pains está o Frigorífico Silva,no Passo do Verde tem as areieiras, estes arrecadam muito dinheiro para Santa Maria , pelo jeito quem não sabe o que esá dizendo é você!

  23. Gladis Salgado

    @JJ Carpinters
    Eu defendo a emancipação da Boca do Monte e São Valentim , do Arrio grande e Palma, assim criaríamos mais 2 municípios e estes teriam as boas estradas que sempre sonharam.

  24. Baxinho da Borracharia

    Já que assim aproveitamos e damos Santo Antão para São Martinho da Serra mas com o direito de continuar tendo o Alcide Zappe como santamariense.Hehehehe
    O Borim eles podem levar.Hehehehe

  25. jorge peixoto

    precisamos de união em santa maria é não isso …se cria cidades para criar currais eleitorais
    ao lado temos o exemplo do nepotismo em itaara.

    pelo menos temos dois depo=utados pozzobom e valdeci para vetar essa barbaridade…
    inclusive o santa mariense de coração…

    se o vereador que ganha 6 mil para servir o povo santa mariense fizesse isso as coisas seriam, melhores.

  26. A emancipação de pains é paçlhaçada fica a 30 minutos do cntro de santa maria…já passo do verde não pode se emancipar pois fere a continuidade historico -cultural de santa maria pois é lá que fica o centro do estado. santa maria deixaria de ser o coração do rio grande.

    Tomara que algum vereador sério se posissione contra essa palhaçada , inclusive nossos deputados valdeci e pozzobom.
    prefeito ve se toma atitude.

  27. Júnior

    Primeiramente parabenizar a iniciativa do nobre Vereador Marion Mortari, que defende a Região Sul da Cidade como nunca ninguém defendeu! Se o gringo esta lutando pela Emancipação daquela região é pq é benefica para aqueles moradores!! é isso ai Vereador, sempre pensando no desenvolvimento daquela região, já que esta abandonado pelo Preff. Cezar Schirmmer!

  28. Luis inacio

    Meu amigo vereador Marion Mortari,cumpre o que prometeu primeiro disse na época da politica que iria arrumar nossas estradas.Por onde andas o teu trator.

  29. jordana

    Quero aqui não defender o Vereador Marion, mais esclarecer ao Sr.Luiz Inácio que talvez tenha se equivocado quando pergunta onde está o trator do vereador que não arruma as estradas. 1º que vereador nenhum arruma estradas , isso é obrigação da prefetura. 2º que o vereador só pode solicitar a prefeitura que arrume as estradas , agora se a prefeitura não arruma dai azar seu que votou no Schirmer.

  30. Maria Helena

    Fiquei impressionada de como as notícias boas correm rápido,e aproveito a oportunidade para parabenizar o vereador Marion Mortari,por estar no caminho certo.A única coisa que gostaria de dizer é que este vereador está sempre a disposição do povo inclusive usando seu trator particular para arrumar as estradas e passa finais de semana concertando com suas próprias mão as pontes do distrito de Pains.Ato este visto e fotografado por vários moradores de nossa comunidade .A comunidade apoia a iniciativa deste vereador,pois somente ele sabe as dificuldades que enfrentamos. Valeu Marion!!!

  31. Osvaldo Fagundes

    Mas esse gringo nos saiu melhor que encomenda!Já que a prefeitura não destina NADA pro distrito vamos arregassar as mangas e ir a luta,condições temos de sobra vereador,pois temos industrias,empresas e podemos nos sustentar com recursos próprio,então será que é justo todos impostos sairem daqui e não destinarem nada pro distrito a população não aceita isso!Conta comigo vereador o passo das Tropas te agradece!Vamos em frente!

  32. Armando Guerra

    @silva
    Se fosse por isso Barão do Cotegipe, São João do Polesine, Dona Francisca,Paraíso do Sul,Silveira Martins e outros não poderiam se emancipar pois ficavam muito perto do município mãe.
    Quanto ao coração do RS, Santa Maria sempre será afinal não é uma pedra que deermina isso ou uma marca no mapa mas sim sentimento amoroso que os gaúchos tem por ela.
    Vamos buscar argumentos com fundamento e vamos parar de focar nas disputas com o Marion, afinal ele só está encaminhando o que a comunidade lhe pediu dentro d lei.

  33. Armando Guerra

    @Luis inacio
    Ele prometeu lutar por estradas melhores e quem garantiu que arrumaria todas do interior foi o Schirmer, agora se alguém tem que usar trator particular para arruma-las então está na hora de pedir a renúncia do Schirmer!

  34. Armando Guerra

    @silva
    Vereador não tem o poder de proibir emancipação, a análise disso passa pela Assembléia Legislativa, o Marion está encaminhado corretamente ao procurar os eputados estaduais.
    Existe uma lei que regula isso!

  35. Lukas Neusser

    Quem ganha PERMANENTEMENTE e GARANTIDAMENTE com a criação de um novo município não são seus habitantes, mas sim seus PARASITAS, leia-se prefeito, vice, secretários, CCs e vereadores ao custo médio somado entre 100mil e 200mil reais mensais entre salários, encargos e DIÁRIAS. Dinheiro este que vai ser abolido de algum lugar, provavelmente a saúde ou educação.

  36. Rejane Flores da Costa

    -Parabens Vereador. Não sou eleitor em Sta.Maria. Mas esses que são contra as Emancipações são exatamente os que não conhecem o abandono que o Schirmer/Farret deixou os Distritos(nos quais eles foram os mais votados em TODOS.Que seria de Itaara,Silveira,São MaRTINHO E dILHERMANDO SE AINDA FOSSEM DISTRITOS? Hoje não teriam Vacinas, nem P.A. nem Patrola, nem Estradas e como os atuais nada tem. Mortari como és homem do interior sabes do que fala.Parabens.

  37. jorge

    @Lukas Neusser

    Lukas Neusser :Quem ganha PERMANENTEMENTE e GARANTIDAMENTE com a criação de um novo município não são seus habitantes, mas sim seus PARASITAS, leia-se prefeito, vice, secretários, CCs e vereadores ao custo médio somado entre 100mil e 200mil reais mensais entre salários, encargos e DIÁRIAS. Dinheiro este que vai ser abolido de algum lugar, provavelmente a saúde ou educação.

    falou tudo inclusive o tal sangue suga do mortari que embolsa mais de 60 mil por ano do nosso bolso.

  38. silva

    @Armando Guerra
    não existe lei que determina isso ainda…mas os vereadores e prefeito podem agir sim…tem o cadso de ana rech distrito de caxias do sul que foi impedido na justiça.
    e caxia [é o municipio em maior crescimento do rs.

    O que se quer é criar fábrica de cargos e evitar segundo turno em santa maria.

  39. Jaci Borreau

    Eleitores! Lembrem deste nome: MORTARI
    Especialmente do centro e distritos nao emancipáveis.
    Este vereador defende os interesses de somente tres distritos, tanto que os quer separados, para “melhor” atender.
    Quem nao me quer,quem quer se separar de mim, nao merece meu voto. Esta é uma ótica que devemos ter em mente.
    A partir de hoje vou ver como este vereador de porta em relação aos demais distritos e sede…pois parece ter seus mimosos…lamentável.

  40. @Rejane Flores da Costa
    mais um que sempre teve de olho em cargos e se deu mal …mas
    hoje a poppulação naõ é tão idiota

    caxias do sul é o municipio mais desenvolvido do rs

    pesquise o caso de ana rech que a comunidade se mobilizou contra esses politicos oportunistas e a emencipação foi barrada.

    Com atitude dos politicos sérios de santa maria esta emancipação não ocorre.

    Assim como não ocorreu em ANA rech(caxias do sul) ,lomba grande (novo hamburgo),,,e etc onde os oportunistqas de plantão tipo o MORTARI não conseguiram iludir a população.

  41. e só beneficiar uma meia duzia de pessoas que preocuram cargos no governo os parasitas CCs.

    Coisa que o Tal MORTARI já tá querendo distribuir cargos em troca de apoio e já prometeu cargos a torto e a direito….
    dizem que até já tá em conluio com o PT para dividir o possivel governo PP-PT em pains. ….

    são vários distritos quenão conseguiram
    se emancipar devido a pressão das prefeituras e dos vereadores.

  42. Diego

    Conheço o Chicao. Foi um ótimo prefeito em Santiago tanto q conseguiu a reeleiçao. Tenho certerza que nao fara nada para “ganhar algo em trocoa”. Agora se o outro ofecere as outras pessoas nem tem nada haver com isso!

  43. naiana

    silva :
    A emancipação de pains é paçlhaçada fica a 30 minutos do cntro de santa maria…já passo do verde não pode se emancipar pois fere a continuidade historico -cultural de santa maria pois é lá que fica o centro do estado. santa maria deixaria de ser o coração do rio grande.
    Tomara que algum vereador sério se posissione contra essa palhaçada , inclusive nossos deputados valdeci e pozzobom.
    prefeito ve se toma atitude.

    pois é fica a 30 minutos como tu falou e o prefeito nunca colocou os pés nem pra mandar uma carga de pedras idiota!

  44. @naiana
    ah mas eo teu chefe MOrtari o que faz…na verdade o que fez a mais de 10 anos por vcs…?para defender ele vc já deve estar de olho em algum cargo…e este teu ódio ao se referie a mim? EU AMO minha cidade,e estou preocupado com nosso desenvolvimento e não em cargos como vcs estão.

    SHIRMER foi eleito com o apoio e voto do MORTARI e agora é so o shirmer que não presta?e quem colocou le na prefeiturae apoiou sua eleição como se fosse o salvador da pátria.

    Vai fazer algum curso e vai trabalhar em vez de ficar sendo uma incompetente assessora parlamentar ou CC.
    Tem concurso da prefeitura …entra pela porta da frente .

  45. naiana

    silva :@naiana ah mas eo teu chefe MOrtari o que faz…na verdade o que fez a mais de 10 anos por vcs…?para defender ele vc já deve estar de olho em algum cargo…e este teu ódio ao se referie a mim? EU AMO minha cidade,e estou preocupado com nosso desenvolvimento e não em cargos como vcs estão.
    SHIRMER foi eleito com o apoio e voto do MORTARI e agora é so o shirmer que não presta?e quem colocou le na prefeiturae apoiou sua eleição como se fosse o salvador da pátria.
    Vai fazer algum curso e vai trabalhar em vez de ficar sendo uma incompetente assessora parlamentar ou CC.Tem concurso da prefeitura …entra pela porta da frente .

    Meu caro não sou assessora muito menos cc como vc fala sou uma estudante tenho opinião própria e moradora daquela localidade,não tenho pretenção de cargo algum,já estou encaminhada com mimhas p´roprias pernas,poque quem espera por sapatos de defunto anda a vida descalço…

  46. Cleusa

    Gilsione Caurio :Pelo amor que temos por nós NÃO. Mais prefeitos, vices, vereadores, câmaras, prefeituras, haja impostos. O que falta aos nobres que administram os municípios, os estados e a União é Planejamento, ciosidade pelo erário público, respeito pelo contribuinte (população) e honestidade. Quando tivermos isso espraiado pelos recantos desta rica nação seremos um país decente.

    Meu caro gilsione,falar de honestidade éfácil gostaria de ver isto na prática,infelizmente é um pouco dificil o que o vereador ta querendo é ver nossas estradas trafegável,nosso povo satisfeito foi pra isso que foi eleito,o que temos pra dizer que o povo da campanha é mais sincero, trabalhador,honesto talvez lá não averá nem mesmo o tal de nepotismo cruzado!

  47. Anderson Denílson Stersi Toniazo

    Essa notícia deve ter pegado todas as pessoas de surpresa, inclusive a mim. Nunca imaginaria a emancipação daquela região de Santa Maria, já tinha ouvido sim a intenção de emancipar Boca do Monte. Moro na Palma e sou contra a emancipação de qualquer área do município de Santa Maria. Porém, concordo com o vereador Mortari no tocante ao total descaso com os distritos rurais de nosso município.

    Até onde eu sabia quando se fala em desenvolver, e resolver os problemas de Santa Maria, se fala no município como um todo, até porque Santa Maria é o nome do município e não apenas da Sede (cito, 1° distrito).

    A questão nem é tanto o que iria se gastar com o governo desse novo município. A questão é será que os políticos (mun, est, fed) estão preocupados com o verdadeiro desenvolvimento de Santa Maria?

    Se os 3 distritos constituírem um novo município, Santa Maria perderá cerca da metade de seu território; se os próprios governantes concordarem com isso com certeza podem não estar prejudicando o presente de Santa Maria, mas sim o futuro. Hoje, Santa Maria ainda vive a era UFSM. Se o município continuar a perder território, não terá para onde se expandir e não sairá mais dessa era.

    O distrito de Pains é também composto por Passo das Tropas, uma região que inclusive conta com linhas de ônibus urbanas. Aqui na Palma, a gente infelizmente não tem esse privilégio, embora eu acha que seria viável a constituição de uma linha para essa localidade (principalmente se levarmos em consideração um possivel terminal de transbordo para outros município próximos, como os do quarta colônia).

    O município de São Paulo é composto por 96 – noventa e seis – distritos, com uma área similar a de Santa Maria, imagine se cada distrito se emancipasse: São Paulo não seria um município grandioso como é. Porém, por lá, as subprefeituras (são 31) tem certa autonomia e conseguem melhor administrar as questões locais. Aqui em Santa Maria, com exceção da Sede do município cada distrito tem sua subprefeitura, mas pela má administração do poder público, as subprefeituras não conseguem atender as demandas de sua população.

    Santa Maria só será um município grandioso a partir do momento que dinamizar sua administração levando infraestrutura para além dos limites da Sede (1º distrito). Afinal de contas são cerca de 15 mil habitantes santamarienses que não moram no 1º distrito e ficam desprovidos do próprio desenvolvimento da cidade.
    Não a novas emancipações de territórios santamarienses; Sim ao desenvolvimento de Santa Maria – e não apenas do seu 1º distrito!

  48. Antonio vargas

    Concordo, somos importantes para Santa Maria ; então porque não somos tratados com mais respeito?
    Moro há 23 anos aqui no Passo das Tropas, to na briga podem me chamar.
    Os três Distritos juntos são responsáveis por grande parte da arrecadação
    do municipio de Santa Maria. parabens Marion, agora eles estão nos vendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *