EconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Tem novidades na Feira do Cooperativismo. Organização espera 150 mil visitantes em SM

Irmã Lourdes, na reunião: primeiras caravanas chegam já no início da próxima semana

Este sítio começa, agora, a publicar uma série de reportagens acerca da 18ª Feira Estadual do Cooperativismo – e todos os demais eventos correlatos – que acontece na próxima semana, em Santa Maria. É a forma de apoiar este que é, certamente, um fato pra lá de relevante na vida da comunidade.

Ontem, por exemplo, aconteceu uma reunião de preparação. O relato vem através do jornalista Maiquel Rosauro (autor também da foto), da assessoria de imprensa do evento, que tem a promoção do Banco da Esperança e do Projeto Esperança/Cooesperança.

18º edição da Feira do Cooperativismo terá novidades

Os organizadores da 18º Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop) se reuniram no final da tarde de ontem na Câmara de Vereadores de Santa Maria. O objetivo foi trocar informações para qualificar o evento. A feira ocorrerá nos dias 8 e 10 de julho, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. São esperados 150 mil visitantes durante os três dias. 

O plenário do Legislativo ficou lotado com a presença de mais de 100 líderes dos grupos que fazem parte do Projeto Esperança/Cooesperança e também de representantes da Prefeitura Municipal. A vereadora Helen Cabral também acompanhou a reunião. Ficaram acertadas as mudanças no trânsito (a Rua Heitor Campos terá sentido Norte – Sul e a Rua Duque de Caxias sentido Sul – Norte) e a presença dos agentes de trânsito do município durante todo o evento.

Uma das novidades da feira também foi conhecida ontem. O Grupo de Educação Social Ambiental, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estará presente no evento. O professor do curso de Engenharia Elétrica Luiz Righi irá apresentar junto com os acadêmicos projetos de aquecedor solar de garrafas pet, bicicletas elétricas, forno solar, entre outros.

– Temos que levar os jovens à feira e incentivá-los a realizar trabalhos que produzam energia de forma solidária – explica o professor Righi.

Este ano, pela primeira vez a feira poderá ser acompanhada ao vivo em qualquer lugar do mundo através da internet. O evento será transmitido pela TV Santa Maria, canal 19 da Net, através do site www.santamaria.tv.br. Além disso, as rádios santa-marienses também realizarão a cobertura ao vivo durante toda a feira.

Além da Feicoop, ocorrerão paralelamente a 7º Feira da Economia Solidária do Mercosul, 10º Feira Nacional da Economia Solidária, 11ª Mostra da Biodiversidade e Feira de Agricultura Familiar, 7ª Seminário Latino Americano de Economia Solidária, 7ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz e 7ª Levante da Juventude.

– A cada ano a feira vai se melhorando e se fortalecendo. Estamos no caminho certo – afirma a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, Irmã Lourdes Dill.

As primeiras caravanas de outros estados deverão chegar a Santa Maria no início da próxima semana. Todos os hotéis com valores mais em conta já estão com reservas lotadas. Muitos participantes irão se hospedar em casas de famílias e em alojamentos espalhados pela cidade. A programação completa será divulgada nos próximos dias.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo