PrefeituraSaúdeTrabalho

SAÚDE. Schirmer (quase) triplica salário de médicos plantonistas, dobra gratificação de servidores e anuncia concurso

Schirmer e secretários, além da cúpula da saúde da comuna, no anúncio das medidas

Não chegou a ser exaaatamente uma revolução, como este sítio chegou a imaginar – tamanho fora o alarde em torno da entrevista coletiva marcada para a manhã desta segunda-feira. Mas, não há dúvida, o prefeito Cezar Schirmer tomou uma atitude forte, para tentar resolver o problema do atendimento, pelo menos no Pronto Atendimento Miguel Schneider, no Patronato.

E mais. Dois dos palpites claudemirianos, dados AQUI na madrugada passada, acabaram se confirmando. Um deles, a realização de concurso (que será para cadastro de reserva). Outro… Bem, olha só o que escrevi: “…o segundo anúncio seria de um concurso público para a área de saúde, especialmente médicos, com salário bem maior que o atual e, quem sabe, carga horária menor; e…”

Bueno, ajude o editor a decifrar pelo menos uma questão. O prefeito anunciou (está no texto distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social) que são 138 médicos. E o salário básico é R$ 1.650. Sobre isso, os profissionais que são plantonistas recebem 30% de responsabilidade técnica – que passará a 100%. Essa foi uma das decisões. Outra é acrescentar mais 100% de reajuste ao salário básico – o que beneficia todos os médicos. Donde a conclusão, exposta no título desta nota, que a remuneração dos plantonistas quase triplica.

Mas não ficou por aí, o anúncio do prefeito. Os servidores da saúde terão ampliada a sua gratificação por atuar no PA, de 30% para 70% do salário – o que significa mais que dobrar esse valor. Ah, e os técnicos de enfermagem, que não a recebiam, passam a ter o mesmo direito.

Quer saber mais? Ora, é só ler o material da CCS, que tem a assinatura da jornalista Vera Jacques e do qual reproduzo um trecho. A foto é de João Vilnei. Ah, lá embaixo você também pode ouvir a manifestação do prefeito, na entrevista. Acompanhe:

Prefeito anuncia em coletiva à imprensa reajuste em até 100% na área de saúde e outras medidas para qualificar o atendimento aos cidadãos

…A entrevista, que ocorreu no Gabinete do Prefeito, também contou com a participação do secretário adjunto da Saúde, Luiz Gustavo Thomé, e equipe técnica da pasta, os secretários de Gestão e Modernização Administrativa,  Antonio Carlos de Lemos, de Finanças, Ana Beatriz Barros, e de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, e a chefe de Gabinete, Magali Marques da Rocha.

O prefeito Cezar Schimer lembrou que a Saúde não é um problema isolado em Santa Maria, mas uma dificuldade geral do país. “Aqui foi agravado pelo descaso de muitos anos”, acentuou o prefeito. No entanto, o esforço da atual gestão já rende frutos: como o aumento de leitos SUS, o que, segundo o chefe do Executivo, coloca a cidade na dianteira em relação a outros municípios da Região Centro. O prefeito adiantou ainda que o Hospital Regional, o maior investimento público na área da saúde do Rio Grande do Sul, terá 280 novos leitos. O Hospital de Caridade, em breve irá oferecer mais 130 leitos na Unidade SUS e a Casa de Saúde dispõe, hoje, de 110 leitos públicos. Com isso, comemora o prefeito, em quatro anos a cidade terá 587 novos leitos pelo Sistema Único de Saúde. “É um avanço notável”, ressalta o prefeito.

Medidas beneficiam todo o sistema de saúde

Embora os avanços, que ainda incluem reformas e ampliação em 22 postos de saúde do município e construção de três novas unidades, além da convocação de 280 novos servidores para a saúde, ainda persistem os problemas na área de recursos humanos. As medidas anunciadas (veja na íntegra abaixo) nesta segunda (20) têm como foco esta questão. Entre as iniciativas mais significativas e que dizem respeito aos médicos, está o aumento de 100% da gratificação de responsabilidade mais reajuste de 100% no valor da gratificação do pronto atendimento, valor pago aos plantonistas dos PAs. O reajuste do valor do plantão também será entendido aos demais servidores dos PAs, que passará de30% para 70%.

O chefe do Executivo também anunciou nomeação de responsável técnico e administrativo para o PA do Patronato e abertura de concurso para o cadastro reserva de servidores para a área da saúde. “São medidas para que não faltem médicos nem nas unidades de saúde e nem nos PAs”, disse Schirmer. O titular da Saúde, José Haidar Farret defende as iniciativas. Para Farret, as medidas anunciadas pelo prefeito,elaboradas com a colaboração da equipe técnica da Secretaria de Saúde (SMS),significam um grande  avanço.“Mais do que em qualquer cidade do RS”, acentua o secretário. Farret completa ainda que…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TAMBÉM A PALAVRA DO PREFEITO

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

14 Comentários

  1. Que tipo de administração é esta que trabalha na contramão da saúde,enquanto faltar trabalhadores nas unidades básicas e ESF, pode pagar 500$%de aumento aos médicos do PAM que não vai resolver o problema que começa com salários base de alguns servidores abaixo do minimo, e equipes incompletas.temporárias e sem comprometimento.
    Santa maria Precisa de profissionais que tenham vinculo com a comunidade,responsabilidade e competência, ser servidor público é uma das mais árduas profissões, mas muito prazeroso se exercido com paixão e esmero.
    Como servidora publica convoco meus colegas a participarem das reuniões da comissão PLANO DE CARGOS CARREIRA E SALÁRIOS, UNIDOS PELA SAÚDE!!!

  2. é estes pobrezinhos(medicos)estudam 5 anos na sua grande maioria em universidade pública, e depois fazem concurso sabendo quanto vão ganhar e trabalhar, mas não cumprem.
    não seria melhor eles trabalharem como voluntários até devolverem todos os centavos que o governo(povo pagando imposto)investiram para eles se formarem, após pagarem, buenas aí pode exercer a medicina particular em seus consultórios ou unimed, caridade e outros sem pecisar fazer este MISERÁVEL concurso da prefeitura.

  3. Tudo para os grandões da cadeia alimentar, e o resto que se lixe. Aqui na minha caverna, não funciona assim a cosa.

  4. É o famoso “acordo de cafajestes”, a prefeitura paga mal e os médicos fingem que trabalham.
    O reajuste, que é necessário, é absolutamente injusto com os demais servidores.
    Os médicos, que constituem o principal gargalo no atendimento, continuarão NÃO CUMPRINDO A CARGA HORÁRIA. E continuará não havendo cobrança da parte do empregador, a prefeitura do Xirme e do Farret.
    É isso que dá votar em gente incompetente e que nada entende de políticas de saúde. Quanto mais desgraça, mais eles faturam distribuindo favores aos desgraçados.

  5. @Rafael É fácil responder se isto está certo ou não. Se tu contrata uma pessoa x para trabalhar y e ela trabalha bem menos, ela não está cumrpindo o que foi acordado. Então está certo ou errado?

  6. Rafael :@Jaci BorreauJaci, a prefeitura se obrigou a aumentar os salários por causa que está com muita dificuldade em contratar médicos, afinal, estudar no mínimo 6 anos para ganhar 1.600 reais por mês é no mínimo uma piada de mal gosto.O aumento foi mais que justo, do contrário, tenha certeza que um médico não irá trabalhar de caridade para a prefeitura, ganhando 1.600 reais por mes, ao abrir mao de seu consultório particular. E é por isso, só por isso, que a prefeitura não obriga eles a trabalharem a carga horaria total, se assim fizesse, haveria uma debandada de médicos da prefeitura…e o pior, não adianta dizer que saiam pois se eles não querem trabalhar por esse salário tem quem queira…pois o prefeito sabe que não tem médico que queira se sujeitar a ganhar 1600 reais pelo resto de sua vida, vivendo só disso. Se está certo ou não é outros 500, mas que essa forma de pressão agora surtiu efeitos, surtiu.

    Quer dizer que se a pessoa julga que o salário pago, pela prefeitura, é insuficiente, basta ele reduzir a carga horária.
    ALO SERVIDORES DE SANTA MARIA. VOCES TEM O MESMO DIREITO QUE OS MÈDICOS. REDUZAM SUAS CARGAS HORARIAS SE ACHAREM QUE O SALARIO É INSUFICIENTE.
    Existem pessoas simpáticas a esta redução. Vale lembrar que os médicos leem o edital, sabem o salário, a craga horaria e tem o DEVER de cumprir.
    Se o salario esta baixo isto é OUTRO problema, que daí entao a prefeitura abra editai com melhores salários.
    Médicos não são profissionais melhpores que os demais, não tem o direito.
    A repostagem de domingo do Fantástico deveria ser repliacad aqui em Sta Maria.

    Ganhar 1600 por mês, por 20 horas não é piada de mal gosto. Tem quem estuda por 5 anos e está desempregado, não ganha NADA. Pudesse ganhar 1600 por 20 horas e cumpriria com gosto todas as 20 horas. Pense nisto.

  7. @Jaci Borreau
    Jaci, a prefeitura se obrigou a aumentar os salários por causa que está com muita dificuldade em contratar médicos, afinal, estudar no mínimo 6 anos para ganhar 1.600 reais por mês é no mínimo uma piada de mal gosto.
    O aumento foi mais que justo, do contrário, tenha certeza que um médico não irá trabalhar de caridade para a prefeitura, ganhando 1.600 reais por mes, ao abrir mao de seu consultório particular. E é por isso, só por isso, que a prefeitura não obriga eles a trabalharem a carga horaria total, se assim fizesse, haveria uma debandada de médicos da prefeitura…e o pior, não adianta dizer que saiam pois se eles não querem trabalhar por esse salário tem quem queira…pois o prefeito sabe que não tem médico que queira se sujeitar a ganhar 1600 reais pelo resto de sua vida, vivendo só disso. Se está certo ou não é outros 500, mas que essa forma de pressão agora surtiu efeitos, surtiu.

  8. A proposta com relação à ampliação dos salários dos profissionais que atuam no Pronto Atendimento (P.A.), é a reprodução do erro cometido no passado pela outra gestão. Trata-se da teoria compensatória, sem ir às vias de fato. Agora é preciso reconhecer que muito do que aí esta se deve a nós servidores do quadro, que nos valemos de processos desfocados para atuar frente às demandas de saúde da população. É comprovado que a Atenção Básica é capaz de atingir 85% de resolutividade dessas demandas. Então fica a pergunta: O que esta havendo que isto não se concretiza? E isto não ocorrendo tem como conseqüência o aumento de pessoas juntos aos P.As? Terminando, lembro que foram realizadas pesquisas que identificaram que 60% das pessoas que lá comparecem, poderiam ter sanados seus problemas na Unidade Básica de Saúde mais próxima.
    Carlos Flávio – Médico Veterinário e Servidor Público Municipal

  9. Durante a última campanha para a prefeitura, o sr . Farret entrava nas casas de todos(via tv)os funcionários do quadro da saúde do município, afirmando que ia valoriza-los quando no executivo. Ao assumir, negou tudo. E o fazia com ar de desdém. Ao dar essa gratificação somente aos médicos, desprezando todos os outros trabalhadores da saúde, essa dupla Shirmer e Farret, produz um grande sentimento de injustiça e revolta naquelas pessoas que também lidam com a saúde.E a injustiça ninguém esquece.

  10. Os gestores anunciaram medidas para melhorar o atendimento no PA muncipal, só o tempo dirá, se estavam certos ou não? Os serviços de Saúde Pública em Santa Maria, não são executados apenas pelos servidores do PA(Médicos, enfermeiros, técnicos em radiologia, técnicos em enfermagem, agentes administrativos, motoristas, etc…) Todos os outros servidores da Secretaria de Saúde do Município tb realizam serviços de saúde pública.Acho que problema está na falta de planejamento, organização e comprometimento. Vejam bem, não apenas dos gestores, mas tb da grande maioria dos servidores da pasta.Talvez a grande “revolução” deve ser feita pelos próprios funcionários, discutindo planejamento, organização, condições de trabalho em conjunto com a gestão, e uma das ferramentas que devemos trabalhar é num Plano de Carreira, Cargo e Salário, aí sim teremos um serviço de saúde pública com qualidade para a população.

  11. Triplica?
    Tá. Na minha humilde ignorância: não seria melhor contratar mais gente?
    O dobro, teremos mais pessoas envolvidas.
    Espero que nestas nossa cidade TODOS médicos CUMPRAM INTEGRALMENTE seus horários. TODO O HORÀRIO!
    Vejo na foto médicos, secretários, que seguem atendendo em seus consultórios, exatamente em horário comercial. Pode?
    Quem faz um concurso sabe a carga horária e remuneração, se se apresenta e assume, DEVE cumprir com toda a carga horária.
    Pagar o dobro ou triplo para alguns criará precedentes, pois todos demais tambem podem exigir. Não é por ser médico, plantonista, que uma pessoa pode ganhar mais. ISto é imoral. Um desrespeito com todos demais trabalhadores cumpridores de suas atribuições. O emprego deles é Médico Plantonista, simples.
    Por que incentiva-los?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo