Por Pedro Pereira
“Cria” do Santa Maria Soldiers rumo à Bahia. No domingo (12), o agora ex-jogador do time de futebol americano da cidade, Carlos Eduardo Niederauer, foi anunciado como novo reforço do Cavalaria 2 de Julho, equipe de Salvador, capital soteropolitana. O atleta, que fará parte da linha ofensiva do elenco, deve estrear com o novo manto neste domingo (18), em partida válida pela Conferência Nordeste da Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA).
Niederauer conheceu o “Exército” em 2016, participou de uma seletiva para integrar o esquadrão em 2017 mas foi reprovado e, em 2018, começou a vestir o verde-preto na categoria de base. Em 2019, deixou o clube para focar nos estudos e, ao retornar em 2020, viu a pandemia suspender as competições da modalidade em todo o território nacional.
Em 2022, com a retomada dos torneios, voltou a jogar – já na equipe principal – e, até o início desta temporada, fez parte dos Soldados. Com os santa-marienses, ele venceu o Campeonato Gaúcho em 2022 e em 2023 e foi vice-campeão da Conferência Sul da Liga BFA em 2022. O atleta começou a carreira na função de left guard mas, no ano passado, a comissão técnica – na época encabeçada pelo mexicano Erick Pérez – o transicionou para left tackle.
Ainda na última temporada, Niederauer foi eleito em uma votação interna do Soldiers como melhor jogador da linha ofensiva e, também, passou a fazer parte do grupos de comandantes do esquadrão de base do Soldiers. Na vitória do time juvenil do “Exército” sobre o Bears FA, de Parobé, em dezembro de 2023, no Estádio dos Eucaliptos, ele foi coordenador ofensivo e head coach.
O atleta, que antes de defender as cores da equipe de Santa Maria era torcedor, conta que “soldados” como Douglas Rodrigues, Fernando Gross, Fabiano Costa, Ricardo Daronch, Nathan Marques (hoje no Istepôs FA, de Santa Catarina) e Paulo Muraro (aposentado), foram grandes mentores. “Era até estranho estar perto deles porque eu comecei assistindo aos jogos e sendo apenas um fã”, brincou o agora representante dos soteropolitanos.
Neste ano, Niederauer disputou somente a partida de estreia do Soldiers pelo Campeonato Gaúcho – a vitória por 34 a 18 sobre o Canoas Bulls. No último confronto, a derrota para o Timbó Rex pela Conferência Sul, o jogador não foi a Santa Catarina pois já estava acertando com o Cavalaria 2 de Julho. Antes, no triunfo em cima do Bears FA, pelo Estadual, ele revela que passava por problemas pessoais que quase o fizeram se aposentar.
O left tackle explica que a proposta de ir à Bahia se deu através da indicação do wide receiver da equipe verde-preta, Felipe Franzin, para um amigo e atleta da agremiação salvadorense, que precisava de um reforço para a linha ofensiva. Aos 24 anos, nascido em Santa Maria, Niederauer diz que, embora não tenha qualquer relação com o Estado, sempre teve vontade de sair do Coração do Rio Grande e conhecer o mundo.
“Seria um erro não aceitar. Me arrependeria até o túmulo”, afirmou. O jogador garante que, mesmo que tenha ido a Salvador pelo futebol americano, vê a capital baiana como uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional. A estreia do ex-Soldiers está prevista para acontecer às 10h deste domingo, contra o Caruaru Wolves, de Pernambuco, pela Conferência Nordeste da Liga BFA, no Estádio Municipal de Lauro de Freitas, em Lauro de Freitas.
O “Exército” de Santa Maria volta a campo somente no final deste mês, contra o Istepôs FA, do município catarinense de São José, na casa do rival. O duelo, entretanto, válido pela Conferência Sul, deve ser sediado em Florianópolis. O Site conversou com o vice-presidente do clube, Vitor Hugo Nassarden, acerca da estreia pelo certame regional – clique aqui para ler mais.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.