Eleições 2012PesquisaPolíticaPrefeitura

ANÁLISE DA PESQUISA. Sim, Schirmer segue favorito. Mas já foi mais. E o “WO” só virá se oposição se michar

Consolidou-se nos últimos meses a impressão, entre a totalidade dos observadores políticos, de que o prefeito Cezar Schirmer é favorito com folga a ganhar um novo mandato da população de Santa Maria. Este editor, inclusive, chegou a dar guarida (e concordar) com a brincadeira de um militante peemedebista: “ele vai ganhar por WO”. Isto é, pela falta de adversários.

De repente, surge uma pesquisa. Contratada por um veículo idôneo, o jornal A Razão, e produzida por um instituto sério e de qualidade comprovada, o Methodus. Foi publicada neste final de semana e REPRODUZIDA neste sítio no final da manhã de sábado. E o que ela aponta, afinal?

Não, não são números exatamente ruins para o atual comandante do Centro Administrativo Municipal. Se é verdade que o percentual dos que avaliam seu governo de forma positiva não chega a ser uma maravilha (25,6% consideram a administração boa ou ótima), a soma com os que o entendem regular (32%) alavancam o índice para a parte de cima da tabela: 57,6%.

A porca começa a torcer o rabo, porém, quando se lêem os outros números. Sim, 42,4% dos santa-marienses entrevistados (compondo um mix do eleitorado) entendem que a gestão Schirmer é ruim ou péssima. E a suína fica completamente retorcida quando se faz a comparação com idêntico levantamento feito seis meses antes. Aí, a preocupação atinge seu ápice.

Afinal, em dezembro, o número de boca-do-montenses felizes, entendendo que Schirmer faz um bom governo, alcançava 29,2% do total (contra 25,6% agora). E os que decididamente não gostavam, entendendo que o prefeito faz um trabalho ruim ou péssimo, eram 39,3% (hoje são 42,4%). Quer dizer, aumentaram os insatisfeitos. E reduziram-se os apaixonados. No meio, segue praticamente do mesmo tamanho os da teoria do mais ou menos: os que entendem regular a administração passando de 31,5% para 32%.

A situação não é ruim. Mas já foi muito melhor. E, o mais importante, já mexeu com o semblante e as palavras de militantes, como pude comprovar neste final de semana. Enfim, o “WO” não pode mais ser considerado certo. Exceto, claro, se a oposição se mantiver exatamente como está, mostrando-se completamente sem apetite para uma disputa. Se bem que, exatamente pela mudança dos índices, o pessoal talvez se empolgue. E não se miche – ao contrário do que acontece neste momento. É o que pode, e somente isso, no entendimento deste editor, garantir um pouco mais de emoção ao processo sucessório de 2012. Até, claro, a próxima pesquisa.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

ATENÇÃO


1) Tua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. Ora, está claro, 57% da população aprova o governo schirmer. É lógico que enfrenta-se aí uma série de percauços que o governo schirmer ainda tem que vencer, por exemplo a infra-estrutura, sim, porque, a saúde é mais alaúde do que de fato grande problema (no governo valdeci já foi beeem pior). Endendo que esta pesquisa serve para esse governo avaliar o que está mal e onde tem que atacar. É um aviso do povo: “sim, nós aprovamos seu governo, mas você tem que fazer algumas melhoras aqui e acolá”. Feito isso, a sua margem de aprovação sobe seguramente, mas cá entre nós, para quem tem 57% de aprovação tem respaldo para fazer o que tem que ser feito.

  2. Para o prefeito se reeleger só mesmo por ¨WO¨mas tem uma outra coisa que me deixa intrigado que é sobre o cadena o ex. prefeito Valdeli, disse em entrevista na radio Imembui, que o dinheiro para terminar as obras tinha ficado para o atual prefeito, alguem pode me responder porque até agora não foi feito nada x nada, ou o ex. prefeito esta blefando que eu não acredito, até porque a entrevista foi num programa de grande audiencia na cidade.

  3. Acho que o Marcio deve estar morando e S. Maria
    a poucos dias. Pergunta aos funcionarios da SAUDE
    se foi melhor ou esta melhor.Procura informações.

  4. @Edilson
    Caro, moro em Santa Maria há 45 anos. Vi, vejo essa cidade, converso com pessoas, pessoas comuns, sem vínculos partidários ou ideológicos, converso com amigos, muitos que se foram por falta de emprego aqui em minha cidade. Vi tantos governos entrarem e inertamente cederem ao descaso, foi assim no governo farret, no governo osvaldo, e no valdeci. Hoje vivo uma outra cidade, uma cidade que vive de fato, e vive por ela, sem o ranço que muito vi daqueles que sempre acham que nada presta aqui, daqueles que acham que é a cidade dos arbutros. Pois bem, o que vejo, converso, escuto é que esse momento está terminando, e sim, parabenizo aqueles que estão fazendo essa cidade assim. E vou lhe dizer mais, nunca gostei de comentar sobre qualquer tipo de teor político, mas ao perceber que ainda viviam nessa cidade esse ranço, resolvi, há algum tempo atrás começar a postar minhas humildes opiniões, em defesa da cidade que amo e do povo que vive nela. Outra, não sou candidtato e não sou filiado a nenhum partido, sou um mero profissional liberal, livre e como tal quer as pessoas desamarradas de raivosos como voçê, senhor Borracheiro…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo