EconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA (3). Projeto Esperança/Cooesperança leva o segmento à Agência de Desenvolvimento de Santa Maria

Economia Solidária presente na Agência de Desenvolvimento de Santa Maria

POR Maiquel Rosauro (texto e foto)

A Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM) realizou ontem à noite a instalação do Fórum de Desenvolvimento. A reunião contou com a presença de cerca de 20 pessoas, entre representantes de entidades públicas e privadas. A coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, e o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, estiveram presentes. O encontro ocorreu na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism).

A reunião iniciou com a apresentação da agência pelo seu presidente, o engenheiro Vilson Serro. Logo após, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cezar Gehm, explanou sobre as conquistas alcançadas pelo município na atração de empresas e investimentos no setor industrial. Em seguida, a irmã Lourdes Dill dominou as atenções ao falar sobre Economia Solidária. 

Irmã Lourdes Dill apresentou, à Adesm, atividades do Projeto Esperança/Cooesperança

– Nem todas as pessoas têm a possibilidade de ter uma empresa como muitos dos senhores aqui da agência possuem. Temos que olhar para o catador, para o drogado, pois vocês não vão contratar uma pessoa que tem problemas com drogas – afirmou a irmã.

Irmã Lourdes também destacou o trabalho realizado junto à agricultura familiar e aos mais diversos grupos sociais, como os quilombolas e os indígenas, por exemplo. Ela relatou ainda que o município precisa adotar mais a Feira do Cooperativismo (Feicoop), que chega este ano a sua 18ª edição.

– Economicamente o apoio é pouco. Para fazer uma feira forte precisaríamos de mais de R$ 900 mil, mas não conseguiremos conquistar nem um terço deste valor – analisou a irmã.

Além de trazer milhares de visitantes a Santa Maria, a feira leva o nome da cidade para o mundo todo. Estas ações foram elogiadas pelo prefeito Cezar Schirmer.

– Este é um trabalho maravilhoso e muitas vezes incompreendido. A economia solidária é algo notável, com respaldo internacional – afirmou o prefeito.

O próximo passo do Fórum de Desenvolvimento será definir a metodologia de trabalho, que será abordada na próxima reunião, ainda sem data marcada. Todas as pessoas que tiverem interesse podem participar das reuniões da ADESM.

A 18ª Feicoop ocorrerá entre os dias 8 e 10 de julho, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria. Paralelo ao evento, ocorre a 7ª Feira da Economia Solidária do Mercosul; 10ª Feira Nacional da Economia Solidária; 11ª Mostra da Biodiversidade e Feira de Agricultura Familiar; 7º Seminário Latino Americano de Economia Solidária; 7ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz e 7º Levante da Juventude.

OBSERVAÇÃO: Maiquel Rosauro é da assessoria de imprensa do evento.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo