LUNETA ELETRÔNICA. Greve da UFSM, cemitérios e taxistas, Folha e o candidato, Assembleia, Correios, Iecine festeja…
* Servidores técnico-administrativos da UFSM realizam assembleia daqui a pouco, às 8 e meia da manhã, no auditório do Centro de Ciências Rurais, no Campus.
* A tendência é que aprovem a suspensão da greve iniciada há 40 dias – atendendo recomendação do Comando Nacional do movimento.
* Para acabar com a greve a partir de quinta-feira, 14, a justificativa é que será uma estratégia para retomar as negociações com o governo.
* Aécio Neves começou a escrever artigo semana, sempre às segundas-feiras, na Folha de São Paulo. O PRIMEIRO é dedicado à memória de Itamar Franco.
* Interessante é que, para começar, alfinetou o comando tucano de então (leia-se FHC e José Serra), por não reconhecer a importância do ex-presidente morto há 10 dias, no Plano Real.
* Tradução claudemiriana: a Folha de São Paulo já tem candidato à Presidência, em 2014. É ele mesmo, o senador mineiro. Pena que não deixa comunique isso ao leitor.
* Conforme o Boletim Legislativo 37/2011, apenas dois projetos devem ser votados nesta terça, na Câmara de Vereadores.
* Um afeta toda a comunidade. É o que “disciplina a concessão dos serviços de cemitérios e crematórios pela iniciativa privada”.
* O outro interessa apenas a seu autor, o suplente em exercício João Kaus (PMDB) e, talvez, aos taxistas – que terão o seu Dia Municipal, em 25 de julho. Curiosamente, já conhecido por ser Dia do Motorista.
* Na Assembleia Legislativa, há 20 propostas em condições de ser votadas pelos deputados, nesta semana.
* A principal delas é o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2012 – o primeiro passo antes da discussão do Orçamento, o que ocorre no final do ano.
* Decisão sobre quantos e quais projetos serão apreciados acontece na habitual reunião dos líderes partidários, no final da manhã desta terça.
* Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios mantém mobilização contra a Medida Provisória 532/2011 que, segundo ela, promove a privatização da ECT.
* Nesta terça, os líderes sindicais organizam manifestação em Brasília, seguida de uma audiência pública.
* Assessores de gabinete dos vereadores de Santa Maria participaram, nesta segunda, de treinamento para capacitação no sistema TP (Tramitação de Projetos).
* O que é: o protocolo de todos os documentos ocorre de forma online, sem usar papel. Com isso, prevê-se redução, inclusive, tinta e tonner para impressoras.
* A intenção (louvável) é que o dito sistema TP esteja efetivamente funcionando já após o recesso parlamentar, em agosto. Desde junho, os setores administrativos já o utilizam. Faltam os gabinetes dos edis.
* No dia 22, o Instituto Estadual de Cinema (Iecine) completa 25 anos. A data é festejada pelo atual coordenador, o cineasta santa-mariense Luiz Alberto Cassol.
* São várias as iniciativas para comemorar. Uma, destacada por Cassol, é o reinício das atividades do projeto Rodacine, que leva o cinema a praças, parques, ruas e ginásios de todo o interior gaúcho.
* Outra razão para o otimismo do diretor do Iecine é a parceria implantada com o cinema uruguaio e de outros países do Mercosul.
* Mas a razão principal para festejar é que, a partir de 2012, o Instituto (que integra a secretaria de Cultura do Estado) passará a contar com recursos do Orçamento do Estado.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.