Aconteceu hoje, em Porto Alegre, ato público no chamado Dia de Luta dos Servidores Federais. Uma representação santa-mariense, composta de técnico-administrativos grevistas da UFSM, esteve na capital. Mas, o que aconteceu lá? O relato, com texto e foto, é do jornalista Fritz R. Nunes, da assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. Acompanhe:
“Ato público dos SPFs reúne mil pessoas em P. Alegre
Nem o vento frio que soprava do Guaíba em direção ao centro de Porto Alegre intimidou os cerca de mil servidores federais que fizeram uma caminhada pelas ruas centrais, saindo da frente do prédio da Reitoria da UFRGS, e que culminou em um ato público no Largo Glênio Peres. O objetivo da manifestação era protestar contra a falta de negociação do governo federal em relação à pauta de reivindicações do funcionalismo. A caminhada, que durou cerca de uma hora, foi alegrada por balões, faixas e apitos.
A coordenação da atividade, que iniciou por volta do meio-dia desta terça e encerrou às 15h, foi do Fórum Gaúcho dos Servidores Públicos Federais, que reúne entidades como a ASSUFRGS, SINDSERF, SINDISPREV, entre outras. Santa Maria esteve representada por um grupo de servidores da UFSM que viajou de ônibus no início da manhã para a capital, coordenado pelo sindicato dos técnicos da UFSM (ASSUFSM), que estão em greve desde o início de junho.
Durante as manifestações das entidades sobraram críticas para todas as três esferas de governo. Ao prefeito José Fortunatti (PDT), por não ter autorizado que o ato público acontecesse na Esquina Democrática. Ao governador Tarso Genro (PT), por ter, nas palavras da vice-presidente do CPERS Sindicato e dirigente da central sindical Intersindical, Neiva Lazarotto, “apunhalado” os servidores estaduais, aprovando na Assembleia Legislativa um pacote de medidas que afeta duramente a previdência desse setor. E também ao governo de Dilma Rousseff, que estaria preocupado em destinar recursos para a Copa do Mundo, ignorando as demandas dos trabalhadores…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.