Arquivo

Nos bastidores. Falta ainda um ano, mas advogados já articulam sucessão na OAB do Rio Grande

Quem disse que eleições são apenas aquelas com grande espaço na mídia, como a recém encerrada, para prefeito e vereadores? Ou as que ainda virão, como para Presidente da República e Governador de Estado? Na-na-ni-na-não. Antes mesmo de 2010, outros pleitos irão mobilizar a opinião pública. Um deles, e que tem sido tratado aqui, é o que acontece provavelmente em junho do próximo ano, e que vai definir o novo reitor da UFSM. Muita coisa já está ocorrendo, e na medida do possível, iremos registrar.

 

Também há os pleitos por categorias, muitas delas importantes, algumas fundamentais até mesmo para o fortalecimento democrático. É o caso, certamente, da Ordem dos Advogados do Brasil. Que, no caso gaúcho, tem eleição em novembro do próximo ano. Pois, creia, já há discussões em torno da sucessão do atual presidente, Cláudio Lamachia (foto). Saiba mais, em texto publicado no sítio especializado Espaço Vital, a seguir:

“Dada a “largada” à sucessão na OAB gaúcha

Com exatos doze meses de antecedência, foi dada a “largada” para as eleições que escolherão – na última semana de novembro de 2009 – o novo Conselho Seccional e a nova diretoria da OAB gaúcha. O assunto dominou a conversa, ontem (24), pouco antes da sessão do TJRS que elegeu a lista tríplice da qual sairá o advogado que será nomeado o mais novo desembargador da corte.
Maciçamente o assunto era comentado por profissionais da Advocacia e comedidamente especulado por magistrados. O Espaço Vital registra em tópicos:
 
* Oposição reunida – Nas conversas de bastidores soube-se que, desde a manhã de segunda-feira, um grupo de advogados (Valmir Batista, Vital Moacir da Silveira, Paulo Mazzardo, Telmo Schorr e Gabriel Fadel) fazia os últimos contatos para o jantar de
“primeiras definições e providências” acontecido ontem mesmo numa galeteria localizada nas proximidades do Ipa – Instituto Porto Alegre. Compareceram 20 pessoas. Bráulio Pinto é esperado num dos próximos encontros.
 
* Situação alinhavada – A boa gestão que vem sendo feita pelo ativo Claudio Lamachia – que saneou a Ordem e deu uma nova postura à entidade – habilita-o a concorrer como
“situacionista e favorito” – no dizer de um desembargador oriundo do quinto constitucional. Mas há uma ressalva: quando a “OAB Mais” se fortaleceu em 2006 para disputar e ganhar as eleições, o grupo de frente gestou um compromisso que se resume em duas palavras: “sem reeleição”.
 
* Especulando o vice – Um ex-prefeito que chegou ao TJRS para assistir a votação de ontem entrou na roda e arriscou um palpite: o advogado José de Oliveira Ramos Neto, de Caxias do Sul, atual presidente da…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra do texto “Dada a ‘largada’ à sucessão na OAB gaúcha”, publicado no sítio especializado Espaço Vital.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo