A região precisa aproveitar o grande mercado consumidor de SM – por Carlos Costabeber
Na última 3ª feira foi realizado um seminário promovido pela AM Centro (Associação dos Municípios da Região Centro) e pelo Consórcio Intermunicipal, no auditório do Centro de Instrução de Blindados do Exército. O objetivo, inédito e bem diverso do habitual, visou discutir a relação econômica entre Santa Maria e as 31 cidades da região.
A ideia surgiu ainda em dezembro, quando estive envolvido junto com os prefeitos da região, na luta pela contratação da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) pelo Hospital Universitário (HUSM). Naquele momento, senti o grande potencial econômico existente em todas essas cidades, mas também que é muita baixa a integração entre elas. Afora a área da saúde, onde é desenvolvido um trabalho espetacular, a região “não conversa” sobre assuntos da área econômica.
Conhecedor da economia santa-mariense, fiz uma provocação aos prefeitos Júlio Ruivo, de Santiago (AM Centro), e João Mário Cristofari, de Jaguari (Consórcio), para que a gente pudesse mostrar aos demais municípios o gigantesco potencial de consumo de Santa Maria.
Foi então aprovada a realização de 3 encontros técnicos em 2014, sendo o primeiro no Exército, o segundo na Base Aérea, e o último na UFSM. A ideia foi também de criar um “atrativo” para esses eventos, mostrando justamente as principais Instituições Públicas de Santa Maria – que são praticamente desconhecidas das lideranças regionais.
Fiquei então responsável pela montagem da agenda! Assim tivemos a seguinte programação: (1) Palestra do General Miotto sobre os investimentos realizados pelo Exército em SM, e o potencial de consumo representado pelas unidades militares da região, (2) Apresentação minha e do Prefeito Schirmer, sobre a demanda de SM em hortifrutigranjeiros e produtos de origem animal, (3) Palestra do Superintendente do Ministério da Fazenda no RS, Dr. Agenor Vieira, intitulada “Moderna Gestão Pública Municipal”; e, (4) Apresentação da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, com o Superintendente Diogo de Gregori.
Por fim, houve uma pauta interna para os prefeitos, com posterior almoço oferecido pelo General Miotto.
E para encerrar um dia cheio de informações e novidades, os prefeitos puderam conhecer os blindados do 1º. RCC e as instalações do Centro de Instrução de Blindados, que é o único a oferecer treinamento em simuladores de última geração em todo o Exército Brasileiro.
Confesso que me senti realizado, por poder contribuir um pouco mais com a comunidade regional. Realmente precisamos agir rapidamente e em sintonia entre os municípios, para tentar recuperar o tempo perdido. E o grande salto pode começar com um trabalho muito forte no segmento de hortifrutigranjeiros e produtos de origem animal, amplamente consumidos – principalmente por Santa Maria.
O Prefeito Schirmer contribuiu muito para tal, pois estima que a nossa cidade consuma, por ano, nada menos do que 400 milhões de reais em produtos dessa origem – mais de 1 milhão de reais por dia. E aí é que reside a grande oportunidade para os municípios da região, já que quase tudo é importado da Serra Gaúcha e de outros Estados.
Mas, para atingir esse objetivo, precisamos de um trabalho muito forte por parte das prefeituras, para estimular a produção local. Precisamos ter produtos de qualidade, padronizados, com oferta regular o ano inteiro, e com preços competitivos. A Emater tem condições de apoiar esse esforço gigantesco, de introduzir a produção em escala de muitos produtos de origem primária.
Essa é a solução para transformar esse que chamo de “quadrante da miséria gaúcha”, numa alavanca para o reerguimento da nossa economia. Só o mercado de Santa Maria já é um estimulo imenso para animar essa iniciativa.
Por isso estou feliz, ao provocar esse questionamento, que pode mudar o cenário da economia regional. O primeiro passo, ainda incipiente, foi dado no sentido de alertar os prefeitos a colocarem esse tema como prioritário em suas agendas. Nós, da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, nos colocamos à disposição das demais cidades da região, com a experiência já adquirida.
O desafio está lançado! O desenvolvimento da Região Centro passa por uma oportunidade de mercado que pode ser suprida com folga, pois não nos faltam áreas produtivas, água abundante, tecnologias de produção e mão de obra qualificada.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.