Eleições 2012PartidosPolítica

PT EM GUERRA (2). Sem acordo, candidato é Fabiano. Ou uma 3ª via em gestação

O editor, com toda a limitação que eventualmente disponha, acredita ter historiado, na nota anterior, logo abaixo, o clima de verdadeira guerra que se instalou no PT santa-mariense. Tudo por conta das disputas (não necessariamente ruins, no ponto de vista histórico do partido) das correntes internas, mas potencializado pelo episódio eleitoral do próximo ano.

Há, por conta disso, duas questões em aberto. Uma é o pleito interno. Sem um acordo em torno de nomes para presidir a sigla (é certo que Vilmar Galvão, o titular, renuncia neste agosto), vão para a disputa o atual dirigente, Valdir Oliveira, e um nome a ser indicado pela corrente “PT Amplo”, cujo líder é Paulo Pimenta – o mais citado é o de Sidinei Cardoso, embora possa ser outro.

Quem fica com quem, nessa circunstância? A corrente de Valdir é a mesma de Valdeci Oliveira, a “Unidade na Luta”. Que, porém, tem dissensões. Por quê? Pelo fato de o “PT de Lutas e de Massas (PTLM)”, liderado por Fabiano Pereira, estar do mesmo lado. Há quem simplesmente não suporta a ideia de, mais adiante, retribuir o apoio de hoje ao secretário de Justiça – que seria o candidato do grupo à Prefeitura.

Tendências menores se dividiriam. Mas há indicativos que boa parte poderia fechar com o candidato do PT Amplo. Por não querer Fabiano concorrendo a prefeito ou por alinhamento pragmático em torno de interesses estaduais.

Walter Jobim Neto, provedor do HC: sondado, disse não. Talvez seja procurado diretamente

Decidida essa questão da presidência, passa-se à outra. Quem concorre pelo PT à sucessão de Cezar Schirmer? A militância, ainda que contrariada, começa a digerir a ideia de que Valdeci e Pimenta, por sua vontade político/pessoal, estão fora. E então?

Ao que tudo indica, e a menos que ocorra um hoje improvável acordo, a decisão, também aqui, se dará no voto dos filiados. Fabiano Pereira, isso é tão certo quanto você está lendo esta nota, só será o nome do PT se vencer no voto. O PT Amplo não chancelará seu nome, em hipótese alguma – exceto uma derrota na boca da urna dos filiados. Se ele piscar, está fora.

E se não for Fabiano? Bem, o PT, especialmente Pimenta, mas também Valdeci (até algum tempo atrás), busca um nome capaz de, vindo de fora dos quadros conhecidos, fazer da militância um aliado para um confronto digno conta o candidato governista. E os nomes?

Bem, o presidente da Cacism (e ex-secretário de Turismo no segundo governo Valdeci), o empresário Paulo Ceccim, foi sondado. Se não diretamente, através de interlocutores comuns. Não se coçou. E foi rechaçado.

Também foi lembrado o ex-presidente da OAB/SM, Ricardo Jobim. Que não disse sim. Se me entendem. Pois, agora, surge um novo nome. E isso, creia, não é opinião, nem chute do editor, mas informação: o nome de Walter Jobim Neto, advogado e desembargador aposentado, foi citado inclusive no Palácio Piratini, durante colóquio recente. Atual provedor do Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo, tem sido lembrado por sua capacidade de articulação e, especialmente, pela forma que vem administrando a instituição. Além, claro, de ser um nome diferente dos que até aqui foram citados. Sem rabo (o que também é o caso de Ceccim e o de Ricardo). Seja com partidos ou de qualquer outro gênero.

Seria uma solução que agradaria Paulo Pimenta. E, taaalvez, Valdeci Oliveira. Provavelmente não a Fabiano (mas isso já é palpite do editor, não notícia).

O diabo, para os que defendem a ideia, é que Walter Jobim Neto disse não. Mas há os que entendem existir uma chance de que isso não seja definitivo. Bem, pelo menos é provável que se pergunte a ele outra vez. Inclusive porque o contato, até aqui, não foi direto. O interlocutor é privilegiado, mas não é vinculado a qualquer corrente petista. Aliás, sequer é petista. Então…

Ah, e resta ver também como seria a reação dos militantes mais históricos com essa possibilidade. Ninguém sabe. Enquanto isso, a guerra segue. Até a batalha final. Que talvez nunca ocorra, é prudente dizer.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

30 Comentários

  1. @Luiz
    Nenhum problema, já briguei uma vez com o Pimenta e apoiei ele na última eleição, uma coisa são dofereças pessoais outra coisa é o respeito à história das pessoas no partido.

  2. @Ildo callegari
    Esta vai ser a resposta da futura administração se o Fabiano for prefeito de SM “não te devo explicações”. Ildo será o chefe de gabinete. O Samuel Secretário de Finanças. O Julio Secretário de relacões institucionais. O Dionizio de Industria e Comercio.

  3. @Ricardo Jobim
    Olha tchê, não te conheço, nunca troquei um minuto de prosa contigo, eu e o Lula somos ruins no português, mas… meia palavra basta para um bom advogado, se ainda assim tu estás com dificuldade para entender o meu texto…..
    Não te preocupa comigo, nossos signos não combinam.
    Jobins no PT nem pensar!

  4. @Ildo callegari
    Tua consciencia e teu guia. Estu me esforcando para captar tuas ideias. Te desejo toda a felicidade do mundo. Que todos os teus anseios se realizem e que obtenha o que queres para esta cidade, que tambem e o que eu quero. Perdoem a falta de acentos neste texto….

  5. @João Rossi Rizzato
    Em primeiro lugar a eleição para prefeito de Santa Maria não é uma questão de família,os Jobins não tem nenhuma identidade com o PT,eu acho que o candidato do PT tem que ser o Pimenta, no caso de ele não querer, ninguém tem o direito de negar isso ao Fabiano, ele já foi vereador , secretário de governo e deputado estadual, propor uma invenção e preterir o nome dele é coisa de quem não constrói o PT e sim sua carreira pessoal.
    Quanto aos desentendimentos passados com o Fabiano não vejo problema nenhum, há poucos anos atráz o Pimenta queimou o Valdeci duas vezes, primeiro quando colocou a Tania Silva na presidencia do PT e depois quando não permitiu que o Valdeci fosse candidato à prefeito em 96.
    Depois veio de vice do Valdeci, recebeu apoio para deputado federal mais 2 vezes.
    Qual a diferença, só porque é o Pimenta pode?
    O PT não é sigla de aluguel,Os Jobins nem pensar.

  6. O schirmer queimou meu amigo Farret, votei nele só por causa do Farret, nesta pegadinha não me pegam mais. Quero ver Santa Maria Crescendo, evoluindo, referência na saúde, com atitude de Cidade Grande, por favor PT, parem de brigar por interesses pessoais. O Walter Jobim é um excelente administrador. Terá apoio de toda a classe médica e formadores de opinião. E na base o PT ja tem seus votos, tem que ampliar.

  7. @Ildo callegari
    Me admiro vc ser coordenador da Unidade da Luta, não sei o que é,mas 1° Chamar o Walter Jobim de Frankistein, mostra que vc não o conhece e sua familia. 2° Apoiar o Fabiano prefeito depois que ele fez para o Valdeci, sua militância fez oposição ao governo Valdeci/Werner, ninguém de seu gabinete anterior e atual apoiou o Valdeci. Estou pasmo e te admiro, nada como um dia após o outro.

  8. Grande nome para Santa Maria. O Walter Jobim, família tradicional, empreendedor, nossa saúde precisa dele como prefeito. Apoio, voto e faço campanha. Chega de pensar no umbigo e questões pessoais. Santa Maria tem 200 mil eleitores. Precisamos de nomes que conheçam a cidade, chega de partidos x partidos, temos que ter propostas.

  9. Acho que o Ildo resumiu tudo. Além de resumir, deu a única versão que REALMENTE existe. Muito bom.
    Valdeci já desautorizou o uso do seu nome em qualquer situação do próximo pleito. Ao natural será o Pimenta. Caso o Deputado julgue ser mais importante para a cidade que ele fique em Brasília enviando os recursos costumeiros, não há outro nome a não ser o do Fabiano. Sem invenções. A não ser que, por ranço, alguns membros do partido queiram reinventar a roda…

  10. Não me lembro de ter visto o Walter Jobim ao lado do PT em nenhuma luta, essa é uma proposta absurda e oportunista.
    Ninguém tem o direito de querer empurrar goela abaixo da militancia petista um frankstein desses!
    Discordo do Colunista à respeito de restrições ao nome de Fabiano Pereira dentro da Unidade na Luta, isso não existe, é pura especulação dos publicamente interessados, nós entendemos que quem tem história e votos pode concorrer.
    Eu sou da coordenação da Unidade na Luta na cidade e afirmo que é mentira que tenha alguém dos nossos vetando o nome de Fabiano, para nós o PT está acima disso tudo.
    Pimenta é o nosso candidato, mas se não quiser ser será Fabiano, ninguém tem o direito de negar isso à ele!

  11. Acho que o PT está perdendo muito tempo e necessariamente após conquistar os cargos máximos possíveis no país através do voto, precisaria novamente se reencontrar ( amadurecido) mas se reencontrar.
    Em Santa Maria pode até perder a próxima eleição…. Mas, não deveria ter aberto mão do essencial de tudo que é a auto-estima e a luta pelo que se acretia sempre independemente de se estar ou não no poder.
    Pessoalmente gostaria de ver o Pimenta e o Ceccim Juntos.
    Mas é minha opinião e desejo nada mais.

  12. Eu sou fã do Valdeci.
    Acho que fez uma excelente gestão nos últimos 4 anos.
    E neste mandto em especial teve um fiel escudeiro que fez a diferença em sua administração que foi o Paulo Ceccim.
    Se o Valdeci repenssar sua posição teremos disputada.
    Se o valdeci repenssar e ter o Ceccim como parcerio teremos uma senhora batalha.
    Reavalia tua posição Valdeci!!!

  13. Eu gostaria de ver o Ceccim participando do processo com o PT ou sem o PT.
    Seria um senhor embate de posições e idéias

  14. Walter Jobim, nome maior que todos os partidos de SM. Nós precisamos de um prefeito maior que os ranços políticos, que pense grande, que faça, que decida e não fica dando desculpa do antecessor, O PT está certo em lançar um nome ético e coerente, nós aqui da Rossato (estamos abandonado)apoiamos.

  15. Valdeci e Pimenta ganham do Schirmer, Fabiano perde. Se não for nenhum dos dois, eu voto no Jobim. Um administrador, Santa Maria está devolvendo dinheiro pq não sabe administrar.

  16. O povo não se toca que os lideres maior do pt, sao muito inteligente só vão na boa e vivem a vida inteira só da politica e nunca vão trabalhar, mas em fim eles tão certos desde que o mundo é mundo quem tem um olho e rei, e o povo que se……………..

  17. Ceccin?
    Ricardo?
    Walter?
    Quem viu o antigo PT (aquele que parecia ideológico mas na verdade é o mais fisiológico de todos) falando mal “dazelite” em seu português tosco, agora percebe que aquela discursseira toda era somente inveja.
    O que eles queriam era ser parte dessa “elite” antes tão criticada.
    Como disse um amigo bageense do meu pai:
    “tem lombo que não consegue viver sem relho”.
    O PT é bem esse caso…

  18. Olha Claudemir Sem o Valdeci ou pimenta no pleito não vejo chances de vitória.
    A participação do Ceccim seria um acréscimo de qualidade sem dúvida.
    Abraço!!

  19. Claudemir
    Respeito a noticia, ou especulação, seja lá o que for. Mas, o fato é que, volto a dizer, qualquer nome fora do trio principal do PT, é fora de contexto. O que cabe aos três é ver as possibilidades politicas e pessoais de cada um, consensuar o nome possível e ir à luta. Não há o que inventar. Ou como já disseram aqui, o preço poderá ser muito alto logo alí adiante. Ou vão tentar demonstrar isoladamente que são maiores que o partido?
    Conheço a posição de dois dos três nomes, até agora, na discussão tem prevalecido o partido…

  20. Não sou do PT, mas gostei e muito do trabalho do valdeci enquanto prefeito no seu segundo mandato e, gosto do trabalho realizado pelo pimenta para a ceccim.
    Se o Ceccim admitisse participar do processo, penso que teríamos uma eleição bem quente em termos de posicionamentos e cobranças.
    Mas a melhor dupla seria ele com o valdeci ou pimenta.

  21. Bom Dia!!
    Esta sugestão de uma eventual Participação do Paulo Ceccim e do Fabiano Pereira muito me agradaria e acho que esquentaria e muito as eleições e os debates de forma bem qualificada e posicionada.
    Só não sei se pergutaram isto a eles.
    Mas eu gostaria sim de ver este enfrentamento.

  22. Com estes provaveis,deixando de lado Pimenta,Valdeci e Fabiano,seria a descaracterização do PT em Santa Maria e isso o Povo vai cobrar em 2014( BEM POUCOS VOTOS PARA PIMENTA,VALDECI e FABIANO) com a reeleição daí BEM provavel do Schirmer,alem dos 3 maiores lideres do PT arrumarem como diz a cultura popular ” SARNA PARA SE COÇAR “,com outras lideranças dentro do PT. Uma grande composição para não perder a meu juizo seria FABIANO-CECCIN,e do agrado certamente do amplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo