Artigos

Santa Maria terá 21 vereadores: por omissão nossa! – por Carlos Costabeber

Ninguém tomou a frente, para fazer uma pesquisa para saber a opinião dos santa-marienses sobre o aumento de 14 para 21 vereadores.

Se fizermos uma consulta, no minimo 80% responderá que É CONTRA o aumento do número de vereadores.

Mas, infelizmente, nós, da sociedade santa-mariense, não levantamos a voz, não discutimos, não fazemos manifestações públicas, não protestamos com organização nas redes sociais.

Assim, será fácil para a Câmara de Vereadores aprovar esse aumento, contra a nossa vontade.

E é óbvio, pois haverá mais chances para se reelegerem.

E os partidos políticos estão também muito interessados nesse aumento, pois serão mais vagas para empregarem seus afiliados.

Quanto à desculpa de que não haverá aumento na despesa, não podemos concordar.

Em 1° lugar, todos os anos a Câmara tem devolvido dinheiro para a Prefeitura. Basta ver que no ano passado o Paulo Denardin devolveu dinheiro suficiente para comprar maquinário novo para a Prefeitura.

Com o aumento do número de vereadores serão comprometidos todos os recursos destinados à Câmara  (6% do orçamento do Município). Então está claro que haverá aumento no gasto público; ou alguém duvida!!!

Afinal, a Câmara deve ter uns 200 funcionários (entre CCs e contratados por concurso), para 14 vereadores. Aliás, são poucas empresas em Santa Maria que têm mais de 200 funcionários.

É muita gente!!!!

E, para corroborar o que estou afirmando, quero deixar a opinião de um velho amigo, e que sempre atuou junto à Câmara de Vereadores:

“Santa Maria, pelo seu contexto político administrativo, não está pensando no dia de amanhã e sim no imediatismo, no interesse pessoal, no empreguismo, no bem viver.
Na verdade em 1980, Santa Maria, com 9 distritos e a sede, tinha 1 prefeito, 21 vereadores, duas bancadas, 2 assessores por bancada e creio não mais de 8 funcionários.
No mesmo território daquela época hoje tem, como municípios, Santa Maria, Silveira Martins, Itaara, São Martinho da Serra, Dilermando de Aguiar, 5 prefeitos, 50 vereadores, várias bancadas partidárias e um número incontável de funcionários.
Especificamente em relação a Santa Maria, na verdade comporta 21 vereadores, mas precisa diminuir drasticamente o número de funcionários . Os vereadores devem mudar seus comportamentos de clientelistas e passarem a usar de suas prerrogativas de legisladores de uma cidade de porte médio, com respeitabilidade e reconhecimento internacional, que precisa se planejar, pensar no amanhã e passarem a usar a estrutura e a tribuna da Câmara, como legítimos representantes, para pensar, criar e produzir pela sua terra”.

Concordo, no entanto com duas situações:

Em primeiro, é a necessidade de uma maior representatividade; todos estão de acordo.

E outro, um número maior de vereadores dificulta a ação do Executivo, para aliciar apoio para seus projetos.

Mas é só!

Por fim, e não querendo entrar na questão da qualidade do trabalho dos vereadores (que é o maior alvo das criticas da comunidade), quero deixar bem clara a razão maior de ser contra o aumento para 21 vereadores:

SOU CONTRA O AUMENTO DO TAMANHO DO ESTADO !

Com raras exceções, como a criação do Instituto Federal Farroúpilha e da Unipampa, assusta a todos o aumento da participação do Estado como um todo, pois o ônus sempre acaba recaindo sobre a cabeça dos contribuintes.

Agora é torcer para que a comunidade de Santa Maria se mobilize de fato, para tentar reverter uma decisão, que já está sendo comemorada por nossos edis.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. Na minha opinião Vereadores e Deputados Estaduais e Federais não passam de despachantes de luxo, e representam os interesses próprios.

  2. Devo dizer que dos 14 vereadores que temos,depois das eleições não vi nunhum deles aparecer em meu bairro aqui na cohab Santa Marta,isso prova que a nossos intereses eles não representam e fomos nos que os colocamos lá!

  3. Quem tem que tomar a frente nesta questão são os empresários santamarienses.A massa do povo,na qual me incluo, são assalariados. Gostaríamos de protestar, mas temos que trabalhar não é? O “patrão” não vai gostar que eu falte no trabalho, para participar de uma passeata. Se os empresários se unissem, e marcassem um dia para levar seus funcionários à praça, teríamos um grande protesto com a devida repercussão.
    Não aguardem demais, pois alguém poderá transformar Santa Maria em uma “Paris” ou “Berlin”: incendiando carros à noite, dos “edis” e seus assessores. É uma ação de desespero, violenta e covarde.

  4. Gostaria de deixar minha colaboração a respeito dos 21 vereadores em Santa Maria,não vejo absolutamente nenhuma necessidade de ter-mos mais vereadores,pois com os 14 que temos já temos um imenso gasto das nossas contribuições.
    Alem de manter os vereadores ainda pagamos os salários do cc´s que não são poucos por vereadores.Acredito que a populaão de Santa Maria é 95% contra essa mudança,digo 95% por que os 5% que sobram são politicos ou pessoas ligadas diretamente a eles.
    Tenho 19 anos de idade e discuto politica com um grupo de amigos e vejo que realmente falta força do povo santamariense em sair as ruas,ligar para as midias e requisitar seus direitos.
    Mas acredito que nem tudo esta perdido pois enquanto ouver pessoas ,nem que seja a minoria,dispostas a falar e lutar por seus direitos acredito na força do povo e que os politicos fasam valer:A VOZ DO POVO É A VOZ E DEUS!

  5. Esse senhor precisa dizer a quem esses vereadores representam. Certamente não é ao povo pobre desta cidade… ou estou enganado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo