PrefeituraSegurança

SEGURANÇA. Prefeitura faz projeto para instalar 1,6 mil câmeras de vigilância em SM

Reunião do GGI-M: avaliação positiva das medidas tomadas até aqui. Mas há mais

Escolas, postos de saúde, creches, vias públicas e prédios idem. Todos estão na mira para a colocação de, acredite (embora até o editor, que já tem lá um tempinho na estrada, tenha ficado de boca aberta) 1,6 mil câmeras de videomonitoramento.

Quem faz o projeto grandioso é a Prefeitura Municipal, conforme informação repassada nesta quarta-feira, do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), em reunião de avaliação das medidas anunciadas e, na maior parte, tomadas semana passada, após o homicídio ocorrido no calçadão Salvador Isaia.

Mas isso, obviamente, é para o futuro. E hoje, o que está sendo feito? E as medidas a ser adotadas no curto e médio prazos? Bem, para saber sobre isso e também ter outras informações acerca do encontro havido no Centro Administrativo, acompanhe material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. O texto é de Fabrício Minussi, com foto de João Alves. A seguir:

GGI-M: Prefeitura anuncia projeto para instalação de mais de 1.6 mil câmeras de vigilância

A cúpula da segurança pública do Município voltou a se reunir na manhã desta quarta-feira (24), no Gabinete do Prefeito Cezar Schirmer, para dar continuidade às discussões iniciadas na última semana, em encontro extraordinário realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal, quando as primeiras ações imediatas e de impacto na área de segurança pública foram deliberadas e levadas a campo com significativos resultados…

Cerca de 30 pessoas, representando o Ministério Público (MP) Estadual, Polícia Civil, polícia Federal, Brigada Militar, Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Polícia Rodoviária Federal, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – seccional de Santa Maria,  participaram da reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), coordenada pelo chefe do Executivo e pelo secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica.

Na oportunidade foi realizado um balanço das ações de curto prazo estabelecidas na semana passada, entre elas a instalação de oito câmeras de vigilância na Praça Saturnino de Brito, sendo que quatro já foram implantadas, e o fechamento e notificação de dois estabelecimentos em desacordo com a Legislação Municipal na Rua Duque de Caxias. Além destas medidas, o encontro também serviu para que as autoridades civis e a cúpula da segurança pública apontassem outras alternativas de impacto e que serão avaliadas pelas representações do GGI-M.

Na avaliação das autoridades presentes ao encontro realizado na manhã desta quarta-feira, as medidas e ações de curto prazo deliberadas na semana passada e levadas a efeito pela Prefeitura surtiram efeito imediato com relação ao sossego público no entorno da Praça Saturnino de Brito e Calçadão Salvador Isaia, onde o policiamento da BM foi reforçado.

“Estamos todos dando a resposta que a sociedade espera e de forma imediata. Esse é o objetivo do GGI-M. Uma instância que tem o poder de deliberar e executar ações imediatas na área da segurança pública.. Santa Maria está sendo pioneira nesse sentido ao unir a cúpula da segurança pública e expressivas representações da sociedade na busca de ações imediatas”, afirmou o prefeito Schirmer.

Já o secretário Manica aproveitou a reunião do GGI-M para anunciar que já está em fase de licitação a aquisição de 21 câmeras de vigilância, de alta resolução, que serão incorporadas a outros 150 aparelhos já instalados em diferentes pontos da cidade. O equipamento faz parte do projeto da Central de Vídeomonitoramento, que está sendo implantado com recursos da ordem de R$ 1 milhão, provindos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Da mesma forma, Manica também anunciou que a Prefeitura está elaborando um projeto para que sejam instaladas mais de 1,6 mil câmeras de vigilância em escolas, postos de saúde, creches, praças, logradouros públicos e outros prédios próprios da municipalidade, sendo que a participação das entidades e instituições participantes do GGI-M será importante na definição de outros pontos da cidade onde os aparelhos devem ser instalados…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Ao invés de fazer projeto disso, projeto daquilo, deveriam é partir imediatamente para a ação.

    O povo prefere umas 100 câmeras funcionando logo do que a pirotecnia de 1.600 câmeras de papel.

  2. Cara, pra ti ver como SM esta atrasada , sabe bagé? pois é. la ja existe a muito tempo cameras de vigilancia ate nas vilas da cidade. nao sei a quantas anda a criminalidade la. mas que deve ter caido e muiiiito , a com certeza sim. vou la as vezes, e vejo cameras de vigilancia em todo canto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo