O Partido dos Trabalhadores, segundo os últimos dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral, tem 1,4 milhão de filiados. Só perde para o PMDB, com 2,3 milhões. É uma multidão. E cada uma delas, obrigatoriamente, terá que pagar no mínimo R$ 15 (a menor contribuição) por ano. É um troco e tanto, que ajuda a explicar porque os petistas são tão organizados.
Essa obrigatoriedade foi uma das decisões confirmadas no congresso nacional da sigla, que acontece neste final de semana, em Brasília. Mas há mais. Os congressistas também definiram regras sobre prévias (bastante limitadas, agora) internas, ações que complicam as filiações em grupos e ao mesmo tempo, e várias outras atitudes que determinarão a forma como o PT atuará a partir de agora. Ah, e também trataram sobre regulação da mídia e decidiram que metade dos dirigentes deve ser mulher.
O congresso petista é, talvez, o principal fato político deste final de semana. Pelo menos importante o suficiente para mobilizar grande parte da mídia. A seguir, e especificamente sobre a questão da filiação (e com outros “links” para assuntos correlatos ao Congresso), você tem a reportagem de Ricardo Galhardo, do portal iG. Acompanhe:
“PT decide endurecer regras para novos filiados
Os 1.350 delegados do 4º congresso Nacional do PT aprovaram na tarde deste sábado alterações no estatuto do partido que endurecem as regras para participação de novos filiados nos processos de disputa interna. Além disso, a legenda decidiu manter a obrigatoriedade da contribuição financeira para todos os filiados.
O congresso aprovou a proposta da Comissão de Reforma do Estatuto, emcabeçada pelo deputado Ricardo Berzoini (PTSP) segundo a qual os novos filiados devem obrigatoriamente participar de pelo menos uma reunião de formação política antes de estarem aptos a votar nos Processos de Eleição Direta para escolha da direção partidária. O objetivo é evitar as filiações em massa que proporcionaram a criação de currais eleitorais nas últimas eleições internas do partido.
Os delegados petistas também aprovaram outra proposta da mesma comissão pela qual filiados que não justificarem a ausência no PED ficam impedidos de se candidatar em eleições posteriores a cargos de direção…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER





Sobre caixa 2 ,perderam a oportunidade de perguntarem para o ex-secretário e amigo do prefeito Cesar Busato,que em conversa gravada com o também ex-vice governador Feijó,declarou ser prática normal dos partidos usarem a CEE,Banrisul e outras estatais gaúchas como caixa 2 dos partidos.Na ocasião não foi investigado com CPI porque será?????Que memória curta heim?Sem falar que o mensalão começou com o PSDB mineiro.
caixa 2 o PT agradace
Edilson é soh perguntar para o Delúbio Soares, risos, para o Roberto Jefferson, esses dois sabem muito bem como arrecadar fundo para seus Partidos.
Eu gostaria de saber de onde sai
o dinheiro que outros partidos
gasta em campanhas ricas que se
viu aqui em Santa Maria.
Bom o que eu posso falar é que o Brasil em meio uma crise mundial, hoje tem uma economia melhor que os EUA. Falo de carterinha, pois sou economista. Tirando a Alemanha, só o Brasil tem uma politica econômica promissora.É me parece, bem melhor do que sumir com estudantes na ditatura e com milhões dos grandes elefantes brancos.
“Brasil, tem um índio, com uma TV LED, hoje dizendo, Não.”
@Luiz Sem falar que o PT faz quase que um tipo suborno, pois para não abrirem CPI’s oferecem cargos e liberam dinheiro para emendas. Um tipo de suborno institucionalizado. Sabe parecido com aquele que alguns fazem ao Guarda que multa: Olha se tu não der a multa eu te dou um dinheiro. Nesse caso é caracterizado crime, lá em Brasília é política…
Caro amigo LUIZ, até o Centro Espirita, e o Clube em que vou cobram mensalidade, e não é anuidade. Concordo com você, que tem corrupção e muita, entre algumas pessoas, sejam elas de que partido. Mas a diferença entre os outros e o PT é só uma.
O Pt se preocupa com o social, povo rico, país rico.
Os outro, se preocupam com a economia, povo pobre, país pobre, mais bancários ricos, e empréstimos com bancos internacionais, para o PT e o povo pagarem depois.
Desculpe, mas dou funcionária pública municipal, e no tempo da gestão do Osvaldo, ficamos 6 meses sem receber, aonde será que foi o dinheiro? E no governo Valdeci, ele pos tudo em dia. Isso prá mim já vale e muito, pois daquele dinheiro dependia a minha sobrevivência.
Eu tive um câncer em 2008, quando cheguei na prefeitura com o atual governo municipal, tive que correr para o sindicato.
Muitos diziam que eu me utilizava do câncer, em proveito próprio. Me responde Luiz, como alguém pode se utilizar de uma neoplasia maligna , que é fatal, para se aproveitar? Entre outras coisitas mais. Mas é melhor nem lembrar. Eu tenho uma só ideologia, vou viver com qualidade e melhor independente disso ou daquilo.
@VALESKA HUFFEL
Valeska:
O Mensalão, o dízimo obrigatório para quem ocupa qualquer cargo público (e se não for filiado, tem que se filiar e “passar no caixa”), os comprovados “Caixa 2”, os desvios como o do BANCOOP em São Paulo ou o famoso Clube de Seguros da Cidadania no Rio Grande do Sul são exemplos claros de que você está equivocada, tem memória curta ou está muuuito influenciada pelas falações.
O PT posava de virgem imaculada, mas suas falcatruas comprovadas dão conta que seus métodos são tão vergonhosos quanto os dos partidos que eles passaram a vida criticando.
Neste aspecto, Mensalão por Mensalão, o PT é irmão siamês do DEM…
Bom, tudo tem gastos, e quinze reais, ao ano, não é tanto assim. Além disso, é muito melhor cobrar uma anuidade dos filiados, do que arrumar dinheiro de outro jeito, como alguns partidos fazem. Um meio honesto de se conseguir recurso, afinal, tudo tem custos.