Câmara de VereadoresCidadaniaPolítica

CÂMARA. Maioria pró-21 vagas comparece à audiência pública. Votação ainda sem data

Segundo o DSM, maioria das galerias era filiada a partidos. Mesmo? E se for, não pode?

Embora possa se considerar relevante, imagino que se trata de uma suposição, não uma informação que se possa comprovar. Em todo caso, na versão online do Diário de Santa Maria, dá-se conta que “a maioria dos participantes da audiência pública na Câmara, na tarde passada, era composta de filiados a partidos e “a favor do aumento”. Ah, bom. Talvez seja por aí.

Em todo caso, este sítio não vai entrar no mérito. Fica com o leitor, que pode ler as duas versões acerca do evento que antecede a discussão e votação (ainda sem data) do projeto, pelos vereadores. Confira a reportagem produzida pelo DSM (AQUI) e a produzida e distribuída pela assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores, na reportagem de Clarissa Lovatto, com foto de Gabriela Perufo. A seguir:

População lota galerias do Plenário para debater o número de vereadores

As galerias do Plenário da Câmara de Vereadores ficaram lotadas na audiência pública, realizada na tarde desta quarta-feira (14), para discussão da emenda à lei orgânica referente ao retorno de 21 vereadores no Legislativo a partir de 2013. Para possibilitar manifestação dos presentes, a Comissão Especial que trata do assunto estipulou prazo para inscrições de entidades ou pessoas que desejassem se pronunciar, sendo que cada inscrito teve o tempo de até três minutos para opinar sobre a emenda. Em razão da superlotação do plenário, um telão foi disponibilizado no plenarinho para o público acompanhar a audiência.

Os vereadores Jorge Ricardo Xavier (presidente), João Kaus (relator) e Helen Cabral (vice-presidente) integram a Comissão Especial responsável pela análise do projeto, a qual, no final de agosto, promoveu reunião com presidentes de partidos para colher opinião das siglas sobre manutenção ou aumento do número de vereadores. Além dos integrantes da Comissão, participaram da audiência os vereadores Admar Pozzobom, Maria de Lourdes, Marion Mortari, João Carlos Maciel e Jorge Trindade.

Mais de 50 pessoas usaram o microfone de aparte para opinar sobre o assunto em discussão. Em vários momentos, o presidente da Comissão, vereador Jorge Ricardo, teve que suspender a audiência e pedir silêncio ao público das galerias a fim de garantir manifestação dos inscritos.

O presidente do Partido Progressista, Erony Paniz, destacou que a audiência é sobre a volta aos 21 vereadores, número de vagas ceifadas pela Justiça, ou manter a representação dos 14 vereadores. Observou que há 23 partidos em Santa Maria, mas somente seis partidos possuem, atualmente, representação na Câmara e a retomada dos 21 vereadores possibilitaria maior número de siglas no Legislativo. Paniz comunicou que o partido progressista…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

17 Comentários

  1. Alcir o melhor comentário que ja li sobre este assunto foi o seu.Não acreditou no blabla dos 4 vereadores a favor dos 14 e foi até a fonte, o portal da transparência da Câmara e descobriu o porque desta súbita preocupação com o povo.Preocupação com seus CCS. Tem vereadores destes que tem nomeados seis assessores em seus gabinetes, fique durante um dia inteiro lá pra vc ver quantos trabalham no gabinete! São pagos com dinheiro da camara e estão aonde.Com 21 vereadores terão no máximo 3 que terão que trabalhar 8 horas como qquer trabalhador.

  2. @luciano
    kkkkkkkk, primeiro te apresenta, seja corajoso e diga quem é, se o site permite ataques pessoais, tenho direito a me defender, acho que tu ta enganado, DEMAGOGO PQ? no que estou me contradizendo? você sabe o que é demagogo? e pq um camdidato, primeiro que não sou, segundo fui e me frustrei mesmo é disproporcional a disputa com os magnatas, segundo 619 pessoas sairam de casa pra votar num projeto que acreditavam, não comprei um voto, não paguei ninguem, não menti nem prometi nada, por tanto sai tranquilo do processo, mas frustrado não comido mas com o sistema. outra coisa, eu não estava la representando bairro nenhum, estava falando minha opinião e tem que ser respeitada, e falando em autentico, que é você primeiro se identifique pra depois fala de autentico, e realmente tu não me conhece pra falar em pessoal das vilas, em sempre morei em vila, não so elite, mais uma vez acho que você se enganou de rafael, como eu tratava o pessoal de vilas, não entendi mesmo. se expresse melhor se apresente com seu nome verdadeiro primeiro e não me faça DEMAGOGIA VOCÊ, mas com certeza você deve ser um maguado que se esconde pra poder fala as coisa, se apresente pra mim e trocamos essa idéia. e perdão amigo claudemir, não deixa as coisas ir para o lado de agressões pessoais o debate é politico.

  3. @Alcir Rubens
    Concordo contigo Alcir,esses vereadores deveriam diminuir o número de assessores, e seus CCs na mesa diretora sim, pois já que falam tanto em reduzir, deveriam começar por eles mesmos.
    E por favor o vereador Admar é o que tem mais CCs,afinal está defendendo os 14 para manter seus CCs na próxima eleição??
    Afinal,se for escolhido os 21, então que seja bem distribuido esses cargos no legislativo, e que 1 vereador somente não tenha privilégio de colocar tantos filiados de seu partido!!!

  4. Boa noite.
    Tá feio mas tá pareio, como dizem na minha QQQ. Bueno quer dizer que a Dona Helen não é mais a queridinha do Deputado têmpero. Veja a vingança pode ser salamaligna, votando nos 14. Haveria a reeleição garantida, pois pelo sistema antigo o nobre Deputado está crismando um novo cristão.

  5. @Rafael Parece que os pró 21 foram tão rápidos em se colocar na lista e ficar entre os 50 que falaram que parece até combinação. O horário não facilitava para as pessoas que trabalhavam. Já CC’s filiados a partidos que não tem quem fiscalizem seus horários, que ganham muito bem para ficar de par de vaso ao lado de seus “padinhos” estavam lá aos montes. E depois é tudo culpa da imprensa. Isso já virou mantra de político corrupto ou de quem os apoia e acha que está tudo normal. Terra Brasilis…

  6. @Rafaelrafael me desculpa mas tu é um rapaz muito Demagogo,foi la defendeu o teu interesse pois é um candidato frustrado de eleições que la estava representantes de bairro seja mais autentico ,e menos oportunista tu nunca foi com o pessoal das vilas sempre foi metido a elitizado,esqueceu como você tratava os moradores de vila ou de Bairros distante do centro agora vem da uma de bom samaritano ei esqueceu quem é os que estavam la do defendendo os 21 ao seu lado de pé a não eles não tem partido nenhum deles né.nem são candidatos vai dar uma enrolador noutros

  7. Olá,,Claudemir eu estava tbem na Audiência Publica, na Câmara de Vereadores, e percebi q infelizmente a comunidade era uma minoria, lá estavam sim muitos pré candidatos e assessores de deputados com o discurso feito mais uma vez dizendo ser em favor do povo,sendo que o povo defende 14 Vereadores, e estes sairam em defesa de 21, q sabemos que o povo é contrário.
    Em defesa de quem mais necessita deveria ser pedido que as sobras do 6%, seja destinado as entidades que trabalham com crianças e adolecente,idosos, casas de assistencia a dependentes químicos, e muito mais teria para ser destinado. A verba que querem investir em mais vereadores para que? Representatividade palavra dificel para iludir quem tem pouco conhecimentos.14 é suficiente para quem quer trabalhar sem se preocupar turno, com hora ou dia.

  8. A audiência pública de ontem foi uma excelente oportunidade para conhecer um pouco da forma como é feita a política em Santa Maria.

    Pseudo “líderes comunitários”, ex-candidatos de eleição frustrada, futuros candidatos, representantes (??) da vila tal, do quilômetro X, dos interessados em boquinhas… teve de tudo.

    Alguns perguntavam:
    “-Estamos aqui para defender nosso DIREITO a ter mais representatividade com 21 vereadores. Onde estão os defensores dos 14?”
    Simples responder.
    Estávamos cumprindo nosso DEVER de trabalhar (pois o horário de 14:00 horas era de expediente) para progredir, gerar riqueza e empregos, pagar impostos.
    Sim… porque o dinheiro dos impostos é público, mas sai de bolsos privados, que pagam IPTU, ISS e outros.

    Um dia um amigo de outra cidade passou uns dias me visitando, e uma das coisas que mais o impressionou foi a quantidade de vezes que ouviu ser pronunciada a palavra “direito”, e as poucas vezes que ouviu a palavra “deveres”.

    Ele explicou que na cidade dele a população não entende que haja direitos sem antes existirem (muitos) deveres.

    Lá – onde se valorizam os deveres – existem bons empregos em profusão, as ruas são arborizadas, floridas e quase não tem buracos, as escolas públicas são modernas, o funcionalismo público municipal tem um quadro enxuto e bem-remunerado e o percentual de pobreza e marginalidade é baixíssimo.

    A cidade dele tem 500 mil habitantes e se chama Joinville, onde deve ser aprovada na próxima segunda-feira a manutenção do número atual de vereadores.

    A nossa se chama Santa Maria, onde predominam os direitos de toda ordem, e sofremos a mais de 20 anos com a estagnação econômica e – agora se vê claramente – também política.

  9. Bom dia estive na câmara de vereadores ontem a tarde e vi o teatro de várias pessoas mas o que me chamou atenção foi os assessores de uma Vereadora defenderem os 14 e também dizer que pré candidatos teriam que expor sua opinião.
    Sou a favor de mais representantes com qualidade,atitude e capacidade.Até o momento não sou filiada a partido politico em Santa Maria preciso me desfiliar do PP em Santa Catarina e procurar uma identidade politica aqui.
    Agora vereador é pago discutir pautas e temas de interesse da cidade não importa se são polemicos ou não.
    Se os pre candidatos tiverem que decidir pelos atuais vereadores eles devem receber as vantagens dos atuais como receber seu salário, telefone,diárias e muitas regalias.

  10. @alex
    bom amigo, quero te dize que fui la ontem, e o que vi foi pessoas dos bairros votando a favor de 21, e empressarios, gente da elite contra os 21, mas o placar foi de 26 a favor de 21 e 17 contra os 21 e esses em sua maioria, não se improtavam se vai ter 14,21 ou 50, mas sim com a qualidade deles, com sua representação, não querem mais vereadores poruqe pagam impostos autos e não tem retorno, portanto não são contra os 21, são contra o descaso, mas convennhamos todos querem mais representação e não estou falando em números, estou falando em qualidade, podemos ter 10 vereadores e não ter qualidade, ou ter, podemos ter 21 e não ter, ou ter, quem sabe, mas o certo e inegavelmente é que com o retorno, e não aumento para 21 a comunidade dos bairros tem mais chance de eleger alguem sem r$ para concorrer, se alguem me dizer aqui um que se elegeu, sem dinheiro la, só um, mas voltando a falar nossa discussão ta errada, temos que discutir os gastos la dentro, salarios assessores, estruturas e tal, isso sim tem que ser discutido, a população não sabe que NÃO TEM COMO AUMENTAR OS GASTOS DENTRO DOS 6% É SÓ ISSO E PONTO, SE TIVER 100 VEREADORES OU 10. e claudemir, foi infeliz no teu comentario, não era só partidarios defendendo 21 era gente sem filiação e os que defenderam 14 na sua maioria, assessores dos vereadores que são contra os 21 talves pq alguem vai ser demitido se voltar 21, e no restante pessoas que não são contra 21 são contra a inoperancia dos atuais vereadores este é o DEBATE.

  11. 21 É MAIS DEMOCRATICO….a discussão, que levou a população ser contra o aumento e está escondida é o aumento dos gastos publicos. Isso sim deveria ser discutido e a população entrar na luta.O que é de competência de um vereador? Além de votar as leis é fiscalizar o trabalho do executivo. Será que essa imprensa MARRON, que levou a população a pensar que o aumento seria prejudicial ao município não levou em consideração que os distritos e muuuuuuuuuuitas regiões de Santa Maria estão abandonados. E não é só nesta administração, vemmmmmmmm de mtos anos. È pra isso que serve o aumento, então vamos lá pessoal não dê conversas a esses desocupados, pensem pelas suas próprias cabeças.

  12. Bom Dia Santamarienses
    Estive ontem na Câmara e depois acessei o Portal de Transparência da Câmara. Dois detalhes me chamou muito atenção.
    1º – Os 4 vereadores que são contra, são os que mais tem assessores. ADMAR 6 assessor + 3 cargos na MESA (Informática – Imprensa – Legislativa), MACIEL 6 assessores + 3 cargos na MESA (Of Presidente – Manutenção – Compras), Maria Lourdes 6 assessores + 2 cargos na MESA( Anais – Chefe Legislativo) e MARION 6 assessores + 2 cargos na MESA (Patrimonio – Almoxarife). Se querem tanto reduzir as despesas pq não cortam a PRÓPRIA CARNE.
    2º – Entre os Vereadores q mais viajaram nesta Legislatura estão o ADMAR e o MARION, mais uma vez, se querem economizar, então cortem na própria carne.
    Outra coisa, eles ganham GASOLINA todo o mês, esses 4 vereadores não usam tal benefício????? E os TELEFONES?????? E os SELOS????
    Ainda, no ano que vem qdo aumentar o salários dos VEREADORES, como vão votar esses 4 VEREADORES

    ISSO TUDO É DEMAGOGIA

    Alcir Rubens
    Aposentado que não se deixa levar pela mídia e muito menos pela DEMAGOGIA BARATA.

  13. bom amigos leitores deste blog,fui até a adiência e oque vi foi pré candidatos a vereador inflamando e discutindo com pessoas sem fins partidários pelo aumento de nro de vereadores,que hipocrisia,demagogos,o povo não quer o aumento de vereadores,vcs não entenderam ainda???e não se esqueçam que o canal 19 da net vai colocar seus discursos e suas caras para todo povo santamariense nãoooo votar em voçes,e não esqueçao que o presidente da comição está respondendo na justiçã por ameaçar e pedir dinheiro pelos seus assessore em troca dos suas permanências nos seus cargos,que presidenteeeeee é esse,é muita hipocrisiaaa.

  14. Tem muito zum-zum sobre as redes sociais e seu poder de pressão. Mas será que todo esse ‘auê’ no twitter e facebook, mas de corpo presente o povo não apareceu na audiência da Câmara? Não sei, pois não estive lá. Afinal, a gente precisa trabalhar.

  15. Hummm! Será que a profa. Helen foi realmente abandonada? Se foi teria alguma coisa a ver que ela não “comeu na mão” de quem devia?
    Não posso crer nisso.
    É importante registrar um dado que está na matéria de quarta, em A Razão. A UAC – União das Associações Comunitárias- é a favor da ampliação de 14 para 21 vereadores.

  16. Incrível!!!!!!!!!!!!!!! O Paniz que sustentou a Ditadura Militar defende 21 vereadores, maior espaço para partidos pequenos, mais chances dos pobres chegarem ao parlamento.
    Já a Vereadora Helen do PT defende ao contrário!
    Só porque isso dá mais chances de ela se ver livre de conviver com uma bancada maior e talvez com colegas de partido mais capazes que ela.
    Afinal é consenso que o mandato dela é um fracasso.
    E agora com o Daniel Diniz como candidato preferido do “Capa Preta do PT Amplo” a coisa fica bem amis difícil ou seja não terá toda aquela estrutura avassaladora de campanha.
    Como se verá a Helem sem o rolo comprensor< sem a aquela militancia toda,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo