Câmara de VereadoresEleições 2012Política

É INCRÍVEL. Câmara, reunida agora, pode decidir daqui a pouco algo que não vale nada. E está feito o rolo. Saiba por quê

Simples, bem simples (depois de interpretado o regimento interno, algo que o editor acaba de fazer).

São dois projetos: um deles, amplia para 21 o número de cadeiras. Ele tem sete votos. Número insuficiente (são necessários dois terços) para aprovação.

O outro projeto, mantém as 14 cadeiras atuais. Também tem sete votos. Número igualmente insuficiente para aprovação.

Resumo da ópera: nenhum dos projetos será aprovado.

Resultado: qualquer das duas decisões tomadas não terá validade.

E daí? Um enrosco jurídico a ser resolvido sabe-se lá quando. Na prática, continua valendo a Lei Orgânica (desatualizada) e que prevê… 21 cadeiras.

Como terminará isso tudo? Nãããão sei.

EM TEMPO: para manter as 14 cadeiras atuais, só se três dos que defendem 21 mudarem de ideia. O que, aparentemente, é bastante improvável.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

25 Comentários

  1. @joão carlos

    João, Livramento é problema da sociedade de Livramento, eles podem ter uma consciência menor que a sociedade santamariense em relação às coisas da vida, não serve como exemplo.

    Aumentar a representatividade não é a solução para melhora de nada. Vai aumentar, sim, a representatividade dos partidos, não da sociedade.

    Há uma diferença cruel entre a representação que os atuais partidos querem impingir a sociedade e como a sociedade quer se ver representada. A cada vez mais defasada e atrasada reforma política tem feitos dos partidos verdadeiros sacos de gatos, um imaginário de representação que só interessa a eles para o exercício e manutenção do poder. Fazem onda.

    Não filtram seus candidatos. Não fazem autocrítica. Mantém corruptos em suas agremiações e ainda os defendem. Fazem coligações espúrias, num Estado se aliam com “amigos” que são inimigos ferrenhos de outro Estados. Fazem coligações incoerentes com suas “ideologias”. Trocam de partido como trocam de meias todas as manhãs. E quando vão aos quatro ventos dizer que a representatividade da sociedade vai aumentar com o aumento dos seus empossados, estão somente pensando em causa própria e dos seus apadrinhados, para aumentar a influência deles na sociedade e não o contrário. O que vai aumentar aqui é o número de homenagens, nas últimas legislaturas nunca vi tanta homenagem, um populismo que não tem cabimento.

    Conclamo nesse momento que a Câmara e a prefeitura sejam transparentes. Levem a todos os meios de imprensa, seja rádio, tv ou jornal, para que a sociedade inteira saiba números, salários, nomes das pessoas e suas qualificações dos que assessoram os vereadores e os secretários.

    Gostaria imensamente que a Câmara levasse aos meios de imprensa os nomes de todos os assessores dos vereadores, quanto ganham e o currículo vitae de cada um. Gostaria que levassem o cartão ponto de cada um deles também. Mas não daqui 20 dias quando terão feito o “conserto” ou demissão de alguns para não aparecerem, gostaria de ver dados desde o início da atual legislatura até o mês de agosto.

    Gostaria de saber se há vereadores em licença e por que e se ainda estão ganhando. Gostaria de saber o número de estagiários, o que fazem, quanto ganham e saber se o curso que cada um faz está vinculado à atividade que foram contratados.

    Da mesma forma, da prefeitura. Senhor prefeito, gostaria que o senhor levasse à imprensa a mesma lista citada acima concernete aos seus comissionados e estagiários. Gostaríamos de saber quantos são, o que fazem, suas qualificações e quanto ganham cada um. Gostaríamos de ver os cartões pontos dos comissionados.

    Ainda com relação à Câmara de Vereadores, seria muito interssante sabermos os projetos que foram votados nessa legislatura e que repercussão os projetos tiveram na melhoria das condições da sociedade que eles representam. Gostaria de saber o que não foi votado e há quanto tempo os projetos estão na fila.

    Seria interessante saber qual tem sido o custo das diárias, onde vão e o que estão fazendo. Qual o motivo das licenças, quando existem? Na TV Câmara, que regularmente assisto, não se vê a presença de todos com muita frequencia.

    Todo instrumento público está a serviço da sociedade. A discussão de 14 ou 21 mascara que apareça o mais importante, a qualidade do que até agora tem sido feito, quanto tem custado aos cofres e se a máquina de assessores é qualificada e se funciona bem. Òrgão público também precisa ser eficiente. Se não com 14 a representatividade não acontece por ineficiência, como será com 21? Pior.

    Será que terão coragem de expor tais dados? Sejam transparentes.
    (NOTA DO SÍTIO – longe de querer desqualificar o alentado comentário do leitor que, neste espaço, pode dizer o que quiser, sem que se “equilibrem” opiniões, o editor considera importante dizer, inclusive porque se trata de informação, que grande parte, quase a totalidade, dos dados solicitados está contemplada nos “portais de transparência”, tanto do Executivo quanto do Legislativo. Ambos, aliás, costumeiramente consultados por este editor)

  2. @Junior
    me desculpe , mas quantidade altera a representação. e concordo com João de Deus e tu não entendeu de novo , assessores o povo não escolhe o vereador é eleito e o tamanho de Santa Maria bom meu amigo não menor que santana do livramento que vai ter 17 vereadores .

  3. @joão de deus

    Não me interessa se o gasto vai ser o mesmo, interessa-me que o número seja justo e adequado ao tamanho da cidade, chega de amontoados que pouco fazem. É homenagem para lá e para cá, qualquer dia inventam o “dia do cão amigo”.

    Não vai haver melhora de nada e já explico o porquê.

    Quantidade não melhora representação. Desde quando a diminuição de “filtros” em qualquer situação de vida melhora alguma coisa?

    A Alemanha tem uma chanceler e 15 ministros. Aqui uma presidenta e 37 ministros (é informação de abril, será que aumentou?). Esse é bem o caso que mostra e espelha qualquer outra situação, seja no executivo, seja no legislativo. Eles são mais eficientes, eu preferiria os 15 ministros alemães aqui do que os 37 (dizem que vai a 40) daqui.

    O que importa, sim, e agora vem o ponto chave, é saber quem está assessorando os 14. Como foram escolhidos? São qualificados? Qual a qualidade da assessoria? E a mesma coisa na prefeitura. São competentes? São especializados? Demonstram saber das leis? Quem controla os atos deles? Quanto estão ganhando? A Câmara e o Executivo estão gastando quanto com os comissionados e estagiários? Precisam tanto?

    Precisamos de pessoal qualificado para se pensar essa cidade, e o que se vê são funcionários concursados mal pagos e pessoal competente tecnicamente, com formação, para os projetos. È uma vergonha o nível de qualidade das soluções pensadas para SMaria, nem parece que é uma cidade com tantas instituições universitárias. Por quê? Fica tudo escondido na seara política. Entre os apadrinhados. Entre os correligionários, que se burocratizam e só fazem o feijão com o arroz.

    Sâo essas questões que se deve colocar, que se não funcionam bem com 14 vão ficar pior com 21. ENTENDEU???

    Você nunca se preocupou com essas coisas? Pois deveria. Deveria se preocupar com o resultado, deveria se preocupar se realmente estão lá trabalhando e fazendo o que.

    Você é ingênuo só olhando para números. O número de assessores não vai diminuir, vão diminuir é outros custos.

  4. @Junior
    não sou filiado a pardido não tenho parentes comissionados e sou a favor de 21 vereador a seu do “povo” tu leu o Anderson escreveu com 14 ou com 21 o gasto é mesmo 6% do orçamento municipal é lei na minha opinião é melhor ter 21 vereador que podemos votar e eleger do que ter 14 com um monte de assessor.

  5. Pessoal foi uma verdadeira brincadeira com a sociedade Santa Mariense mais de um mês pautando esse tema para não resolverem nada estavam gastando energia a toa CHEGA DOS MESMOS, somente se salva o WERNER, MARIA DE LURDES ,DENARDIN ,SANDRA e JOÃO C.MACIEL O RESTANTE SÃO GRANDES ARTISTAS DA GLOBO.

  6. Anderson, eu sou do povo e quero “só” 14! Até acho muito pelo pouco que sempre fizeram.
    Você é filiado a algum partido, é ideológico de carteirinha ou tem parentes comissionados?
    Ridícula a sua argumentação. Que tenhamos 100 vereadores, então. Ou quem sabe 222.

  7. Parabens para o Vereador Werner deu uma aula de Historia e um discurso responsavel, tem vereador discursando que é contra os 21 para em nome do dinheiro publico bla bla bla , mas na hora de tirar diaria não lembra do povo tira 5 diarias para Argentina R$ 1875, não estou inventando esta tudo no portal da transparencia o que foi fazer não sei ,não consegui abrir o relatorio , mas voltando para a vaca fria eu sou a favor dos 21 vereadores , Santa Maria tem que ter um legislativo do seu tamanho não só em numero mas tambem de qualidade .

  8. A leitura do Regimento não deve ser um hábito muito frequente pelas bandas da Vale Machado. Isso que estamos nos encaminhando para o final da legislatura.

  9. @Anderson Blábláblá do Werner apenas… que ficou SP (sem partido um bom tempo) e agora é de um novo partido, criado apenas para mamar os fundos partidários….

  10. Depois que o Procurador Jurídico se enrrolou, e andou dando entrevistas contraditórias em rádios local, tudo é possível, inclusive a interpretação do Rejimento feita pelo Sr. Claudemir.

  11. Volto a dizer, deixaram a MIDIA pautar o LEGISLATIVO. Continuo afirmando, o POVO não quer 21, 14 ou 5. Pelo POVO ou pela MIDIA querem acabar com o PODER LEGISLATIVO. Quanto mais vereadores tivermos, mais a SOCIEDADE poderá cobrar e ser representada. Ressalto que tem muitos DEMAGOGOS que estão passando a ideia errada do aumento de custos. Independente do nº de edis, a Câmara poderá gastar no máximo 6%, poderá. Recomendo ouvir os discursos dos Vereadores Werner Rempel e Paulo Denardin, que foram pautado na DEMOCRACIA com responsabilidade.

    Abraços

  12. Interessante como na semana em que a polêmica era a questão dos recursos da saúde de Santa Maria, em que até o promotor Adede entrou para averiguar a situação, o jornal Diário de Santa Maria preferia manchetear a questão dos 14 vereadores. O jornal lançou uma campanha em defesa de 14 cadeiras, com um tom intimidatório ao Legislativo. E alguns vereadores baixaram a cabeça, de forma canhestra. Omitir certos assuntos e priorizar outro…a quem isso interessa?

  13. Quantos mais malandragens tentam inserir no assunto, mais queimam o filme.
    Primeiro era obrigatório ter 21;
    Depois, era “até 21”;
    Depois era “21 para ter representatividade”
    Depois era “21 ou nada”;
    Depois passou a ser “17 ou 19”;
    Agora, com a derrota iminente, querem “melar” o resultado.

    Tenham dó!
    Perderam de vez a pouca vergonha na cara que já tinham…
    Nunca vi povinho mais interesseiro em explorar o já pouco e suado dinheiro público.

  14. O segundo projeto, na verdade, é uma emenda ao PRIMEIRO. Para ser votado, será necessário que o primeiro projeto seja aprovado.

  15. Claudemir

    Esta é a legitima vitória de Pirro. Viva a democracia. Mas para consôlo do diario, os vereadores que detem cargos na mesa, e que custam em torno de 35.000/mes, Admar (3cargos) Maciel (3 cargos) Marion (2 cargos) e Mª de Lurde (2 cargos), pedirão a extinção dos cargos e economizarão este dinheiro, que pode ser investido em….MÍDIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo