CongressoEconomiaEstado

EXPOINTER. Pimenta, pela bancada gaúcha, entrega a Dilma manifesto pró-carvão mineral

Pimenta, com Tarso e Dilma: manifesto em favor do carvão mineral gaúcho

Na abertura oficial da Expointer, hoje, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o deputado federal Paulo Pimenta (PT), em nome da bancada gaúcha no Congresso, da qual ele é o coordenador, entregou um manifesto à Presidente Dilma Rousseff. Mais detalhes, inclusive sobre o conteúdo, confira no material produzido pela assessoria do parlamentar. A foto é de Caco Argemi, da assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A seguir:

Coordenador da Bancada Gaúcha entrega para Presidenta Dilma carta em defesa do carvão mineral

Na cerimônia de abertura oficial da Expointer 2011, o coordenador da Bancada Gaúcha, deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), na presença do Governador do Estado, Tarso Genro, entregou em mãos para Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, manifesto que pede a revisão da portaria 498, publicada, em agosto, pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

Durante o encontro, a Presidente Dilma assumiu o compromisso de analisar a reivindicação encaminhada pelo coordenador da Bancada. A Portaria do MME impossibilita a participação do carvão mineral no leilão de energia A-5 de 2011, previsto pelo Governo Federal para o final do ano. Situação que inviabiliza a concretização de investimentos no Estado.

Paulo Pimenta ressaltou que a atividade carbonífera é a principal fonte geradora de empregos e renda em dezenas de municípios gaúchos. Hoje, existem 2.400 MW em projetos de usinas térmicas licenciadas ambientalmente. Destes, 1.040 MW possuem autorização de instalação, ou seja, estão aptas para entrar em execução já em 2012.

Caso a portaria não seja revisada, as regiões produtoras de carvão perderão investimentos na ordem de R$ 7,5 bilhões, o que representa um grande prejuízo econômico para RS. Pimenta lembrou ainda que os  projetos térmicos em pauta não comprometem compromissos ambientais, firmados pelo Governo Brasileiro em acordos internacionais.

O carvão mineral representa, depois do pré-sal, a maior fonte de energia fóssil do Brasil. De acordo com estudos técnicos, o Rio Grande do Sul possui a maior reserva do país, (89, 25%) de um total de 32 bilhões de toneladas. Santa Catarina responde por 10,41% e o Paraná por 0,32%.” 

CLIQUE AQUI PARA LER A ÍNTEGRA DO MANIFESTO

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo