Câmara de VereadoresEleições 2012PartidosPolítica

FIM ÀS ALIANÇAS. Senado deve votar hoje a única coisa que poderá valer já em 2012. E isso repercute em Santa Maria

É possível. Aliás, bastante provável. O quê? Que os partidos com assento na Câmara de Vereadores (exceto o PSDB, que já definiu sua posição em sentido contrário) defendam com ainda mais veemência a volta das 21 cadeiras no parlamento municipal, a partir do que, supõe-se, seja decidido nesta terça-feira, em Brasília.

Está marcada reunião da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, em cuja pauta se encontra a proposta que elimina as alianças partidárias nos pleitos proporcionais. É consenso entre as siglas, o que significa a aprovação. Mais que isso, o envio direto para a Câmara dos Deputados, em tempo de ser aprovada e passar a valer já em 2012.

Agora, voltemos à boca do monte. É fácil prever que, com a manutenção das 14 vagas, e a impossibilidade de alianças para a Câmara de Vereadores, pequenos e médios partidos correrão o sério risco de não atingir o quociente eleitoral. Este deve ficar em alguma coisa parecida com 11 mil votos. Quantidade que, se não alcançada, impedirá a eleição do candidato, por mais apoio individual que possa ter.

OPINIÃO CLAUDEMIRIANA: sem aliança proporcional, PMDB, PT e PP (talvez nessa exata ordem) controlarão até 12 das 14 cadeiras disponíveis. As duas restantes deverão ir para o PSDB e o PDT, com o PTB correndo por fora. Mesmo estes, porém, terão que rebolar muito para atingir o quociente. Em não conseguindo, aumenta a bancada de um dos três integrantes das principais agremiações. Goste-se ou não, é isso mesmo que ocorrerá.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. O Juca não sabe o que tá falando. 11 mil votos não é impossível pra nenhum partido, basta que queiram ou tu não acha que o Mercelo Bisogno não vai atingir o coeficiente eleitoral no partido dele. Juca sabe que eleição é matemática e 2+2 continua sendo 4? Antes de emitir opinião estude a lei. 32 candidatos a vereador é tão impossível assim atingir 11 mil votos? Sim pq sem coligação e em ficando 14 vereadores o nºde candidatos é 22 p/ um genero e 10 p/outro.Tu sabias disso? rsrsrsr acho que não ou é mal intensionado.

  2. Eu falei a com a posição eleitoreira do PSDB os TUCANOS entram em extinção. O POZZOBOM IRMÃO DO BOM VAI FICAR SEM EMPREGO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo