DEPUTADO POR UM DIA. Estudantes de SM na Assembleia. Em versões complementares
Recebi duas versões para o que está acontecendo na Assembleia Legislativa, hoje, na tradicional promoção “Deputado por um dia”. Atenção: elas não são excludentes. Antes, são complementares. Uma enviada pela assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira (PT) – com texto de Rita Barchet. Outra, da Coordenadoria de Comunicação Social da prefeitura – com texto e foto de Maria Luiza Guerra.
Então, para deixar todo mundo bem informado, vou publicar ambas – na sequência a do deputado, logo depois a da Prefeitura. Vale a pena ler, inclusive porque se trata de algo bastante importante para a cidadania. Confira:
“Valdeci saúda a escola Cícero Barreto no Deputado por um dia
A abertura oficial da 38ª edição do Deputado por um dia, aconteceu na manhã desta segunda-feira (3), no teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa. A atividade, que é promovida pela Escola do Legislativo Romildo Bolzan, recebeu cinco instituições e entre elas a as Escolas Básica Estadual Cícero Barreto, de Santa Maria. O deputado Valdeci Oliveira (PT) , representou a presidência do Parlamento no evento e destacou a participação escola da sua cidade.
Valdeci pediu permissão à mesa para saudar a escola santa-mariense e citou o nome de todos os alunos da Escola que são parlamentares por um dia. O petista ressaltou aos jovens a presença da política na vida da sociedade. “ Aqui são votadas as leis que ajudam o nosso Estado a se desenvolver e aprofundar o conceito de democracia. A escola de vocês também deve ser um espaço de incentivo político. A política é algo que faz com que a nossa sociedade avance ou recue, através dela que garantimos ou perdemos nossos direitos. Cada um que diz que não gosta de política está perdendo o seu espaço de exercer cidadania”, declarou.
A Escola Cícero Barrreto criou o fictício Partido Estudantil Cícero Barreto e propõe a criação da Semana Estadual de Conscientização no Trânsito (PECB), a ser realizada sempre na primeira semana do mês de outubro. Na justificativa, os alunos explicam que o objetivo é reduzir o número de mortes no trânsito ao chamar a atenção para o “acréscimo do número de óbitos que vem ocorrendo nos últimos anos em nossa sociedade e para a falta de consciência da população”. A tarde os alunos participam da sessão plenária estudantil onde seus projetos serão votados
As escolas Estadual de Ensino Médio Gottfried Thomas Westerich, de Novo Xingu; Estadual de Ensino Médio Dante Grossi, de Garibaldi; Estadual de Ensino Fundamental Barão do Cerro Largo, de Rio Grande; e o Instituto Estadual Dom Diogo de Souza, de Porto Alegre, também participaram da 38ª edição do Deputado por um dia.”

“Deputado por Um Dia: alunos de Santa Maria marcam presença na trigésima oitava edição do projeto
Vinte e seis dias após o prefeito Cezar Schirmer visitar os jovens escolhidos para a trigésima oitava edição do projeto “Deputado por Um Dia” e desejar-lhes boa sorte, os 11 ‘alunos deputados’, da Escola Estadual Cícero Barreto, estão assumindo o desafio em Porto Alegre, nesta segunda-feira (3). Para que os jovens usufruam de um dia de atividades parlamentares na Assembléia Legislativa, anualmente, o Poder Legislativo do Estado sorteia cinco escolas do Rio Grande do Sul e cada uma nomeia 11 representantes. Ao final, o número de deputados jovens iguala-se ao de parlamentares.
Na abertura do evento, que ocorreu pela manhã, representando o presidente do Legislativo, Adão Villaverde, o deputado estadual Valdeci Oliveira destacou que a boa política deve ser feita, “pois quem fala que não gosta de política perde espaço na construção da cidadania”. O político fez menção especial aos alunos de Santa Maria, sua terra natal, citando os 11 ‘alunos deputados’. “Em nome dos estudantes do coração do Rio Grande eu saúdo a todos os demais e espero que daqui a alguns anos vocês representem nossa sociedade”, enalteceu Oliveira.
Na sequência, além dos estudantes do Cícero Barreto, os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Gottfried Thomas Westerich, de Novo Xingu, da Escola Estadual de Ensino Médio Dante Grossi, de Garibaldi, do Instituto Estadual Dom Diogo de Souza, de Porto Alegre, e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão do Cerro Largo, de Rio Grande, assistiram a uma palestra sobre grêmios estudantis e também participaram de uma dinâmica de grupo com o assessor da Escola do Legislativo, deputado estadual Romildo Bolzan. Às 11h30, haverá uma reunião entre líderes dos partidos estudantis.
A tarde é um dos momentos mais esperados pelos aprendizes, pois acontecerá a Sessão Plenária do Estudante, no plenário da Assembléia Legislativa, com abertura solene e direção dos trabalhos presidido pelo presidente da Escola do Legislativo, deputado estadual Jeferson Fernandes. Na oportunidade, os jovens apresentarão o projeto de Lei nº 01/2011 desenvolvido pelo Partido Estudantil Cícero Barreto (PECB), que propõe instituir a Semana Estadual do Trânsito e dá outras providências.
Acompanhando os “deputados eleitos”, 29 colegas da instituição santa-mariense, entre eles, cinco professores, prestigiaram o evento. A diretora da escola, Elizabethe Jobim, conta que o colégio foi inscrito para participar da ideia no ano de 2005. “Para este encontro escolhemos dois alunos por turma e depois os estudantes escolheram democraticamente por votação os que melhor representariam a cidade”, disse Elizabethe, que esclarece que há mais de uma turma por série.
Na mesa de autoridades, composta para a abertura, ainda estavam presentes o deputado estadual Alexandre Lindenmeyer, a deputada Zilá Breitenbach, o deputado e presidente da Escola do Legislativo, Jeferson Fernandes, e a deputada e diretora da Escola do Legislativo Carmen Nunes.
Os alunos deputados:
Ênio Aires
Paola Baldisero
Luzieine Rodrigues
Gabriel Fraga
Willian Godoi
Gabriel Tavares
Leonardo Correia
Fanuel de Oliveira
Naiara Gonçalves
João Adelmo de Almeida
Francisco Araujo”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.