CongressoHistóriaMemóriaPolítica

IMPORTANTE. Enfim, acaba sigilo eterno dos documentos públicos. A história agradece

O jornalista Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo e do Universo Online, revela: após a sanção da lei, aprovada ontem pelo Senado, pela Presidente da República Dilma Rousseff, em 180 dias o preceito estará em vigor e os requerimentos de dados poderão ser feitos inclusive por E-MAIL. Mais simples e de acordo com os tempos, cá entre nós, é virtualmente impossível.

Mas, do que se está escrevendo? Da Lei do Acesso, que coloca o Brasil junto aos vanguardeiros do planeta. Acaba o odioso segredo que cerca um punhado de documentos públicos, muito deles por toda a eternidade. Agora, há prazos. E bem razoáveis, permitindo que se conheça melhor a história do País e de suas autoridades e dos atos que interessam à cidadania. Para exemplificar, os documentos qualificados como “ultrassecretos” são os únicos que, se renovada (por uma única vez) o sigilo, assim se poderá se manter pelo máximo de 50 anos. Nos demais casos – inclusive nos chamados de “secretos” – em muitíssimo menos tempo já estarão disponíveis.

O próprio Rodrigues explica muito bem direitinho do que é, e tudo o que cercou a discussão que já durava quase uma década, com imensas dificuldades enfrentadas no Parlamento e, claro, no Palácio do Planalto. Confira, a seguir:

Aprovada Lei de Acesso; acaba o sigilo eterno

… O plenário do Senado aprovou hoje (25.out.2011) a lei de Direito de Acesso a Informações Públicas. O texto já havia passado pela Câmara dos Deputados e não foi alterado pelos senadores. Segue agora para sanção presidencial.
A votação foi um raro momento de cooperação entre os partidos. Senadores de diversos partidos, governistas e oposicionistas, falaram a favor do texto. Entre eles Humberto Costa (PT-PE), Aloysio Nunes (PSDB-SP), Demóstenes Torres (DEM-GO) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

Antes da aprovação do projeto, foi votado texto substitutivo de Fernando Collor (PTB-AL), que propunha alterar o texto da Câmara para manter a possibilidade de sigilo eterno. Collor foi derrotado: 43 votos contra sua proposta e 9 a favor. Em seguida o projeto da Câmara foi colocado em votação e aprovado.

Esse resultado faz o Brasil ser o 89º país a ter uma lei de acesso a dados públicos, segundo levantamento mundial do especialista em liberdade de informação Roger Vleugels. Entre os países latino-americanos, país é o 19º a ter uma lei dessa natureza.

Após sanção da presidente Dilma Rousseff, a lei extinguirá oficialmente a possibilidade de dados públicos serem mantidos em sigilo eterno – renovações sucessivas de sigilo, até agora permitidas pela regra em vigor.

A medida valerá em todo o território nacional, para todos os níveis de governo (federal, estadual e municipal) e para os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). São raros os países que têm uma legislação tão ampla. A partir da publicação da lei, haverá um prazo de 180 dias para que ela entre em vigor e que os entes governamentais passem a cumpri-la…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo