QUATRO DIAS. Às vésperas do prazo para filiar candidatos, uma tempestade de boatos. O maior envolve José Farret
Antes, uma explicação. A lei eleitoral diz que os interessados em concorrer a cargo eletivo precisa estar filiado a um partido político até, no máximo, um ano antes do pleito. Portanto, para ser candidato em 2012, tem que se alistar até 7 de outubro. Então, são quatro dias. Ocorre que há questões cartoriais a ser cumpridas. Assim, na prática, qualquer anúncio de novos filiados deve ser feito até quinta, dia 6. E não é improvável que ocorra tudo até dia 5. Aí, seriam três dias.
De todo modo, até que o prazo se esgote, nos preparemos para a verdadeira tempestade de boatos. Que já começaram ainda no meio da semana passada. Houve, inclusive, quem não acreditasse que Marion Mortari tivesse saído do PP. Sim, saiu, como este sítio informou em primeira mão perto das 9 da noite de quinta-feira. E cujo destino, o PSD, voltou a ANTECIPAR na tarde deste domingo.
Mas não foi apenas isso. Entre a tarde de sexta e até agora, não falta quem especule (e até se dê ares de “fonte” confiável) sobre a saída de José Farret do PP – acompanhando a esposa Claudete e o filho Daniel, que se mandaram. E mais: o atual vice-prefeito seria o grande líder do novo Partido Social Democrático – junto com o recém-chegado Mortari. Aliás, o PSD é (se o PPL de Werner Rempel não conseguir o registro em tempo) a única chance de filiação sem risco de perder o mandato.
A legislação é clara: a filiação em partido novo (desde que neste período) é válida e não implica em infidelidade partidária. Daí para a especulação em torno da saída de Farret é meio pulo. Este editor não duvida de nada, depois da criação do debulhador de milho – como diria o amigo jornalista Beto São Pedro. No entanto, não aposta um tostão nessa possibilidade.
Então, nos preparemos: até quinta ou sexta, haverá uma tempestade de rumores, boatos e fofocas em geral. Gente dizendo isso ou aquilo. Alguma coisa acontecerá? Com certeza. O difícil é saber o quê. Então, melhor esperar. Qualquer hora sai notícia. Mas muito improvavelmente essa do Farret. Será? Aguardemos!
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Salve
Seria uma boa o trocadilho: Derlei no Gol. Marion na Defesa e Farret no ataque….
Torcida não faltará… Secadores tb…
Bem ou mal, o Farret ainda tem o seu quinhão dos votos boca montenses, mesmo que tenha perdido uma parte.
Eu se fosse o Danrlei vinha a Santa Maria papear com o seu Farret.