EconomiaNegócios

VEÍCULOS. É possível que se vendam mais de 5,5 mil ‘0 Km’ na cidade até dezembro

Como este sítio antecipou na madrugada passada, em NOTAS na “Luneta Eletrônica”, o mercado de veículos continua bombando em Santa Maria, com 509 unidades comercializadas no mês de setembro. Um volume muito semelhante ao de agosto, em que foram vendidas, nas concessionárias locais, 533 carros (entre automóveis e comerciais leves).

Agora, estão disponíveis os dados mais completos, inclusive com a participação de mercado das revendas, como você pode verificar nas tabelas que completam esta nota. O interessante é que nada parece abalar o mercado, em Santa Maria. Nem aumento de juros, menos ainda a perspectiva pessimista espalhada pelos analistas (com boa dose de razão, talvez, nesse caso) de uma economia com crescimento sensivelmente menor que o de 2010, parece atrapalhar. O sonho do carro “zero” se torna realidade, a partir do endividamento dos consumidores.

Conversando com um empresário do setor, o editor especulou sobre os motivos possíveis para a manutenção desse quadro. O principal é o mesmo que, historicamente, já garantiu bom resultados: a renda certa dos servidores públicos, sobretudo federais, mas também estaduais e municipais, que têm estabilidade no emprego e possibilidade de planejamento de longo prazo. Outros são conjunturais e, portanto, mais difíceis de ser medidos por um período maior.

De todo modo, já foram emplacados na cidade, nesses primeiros nove meses do ano, nada menos que 4.198 veículos, praticamente 10% mais que os 3.836 comercializados no mesmo período, em 2010. Mais: é possível antever um ano quase tão (ou mais?) fantástico quanto o estratosférico 2009, quando saíram das concessionárias, entre janeiro e setembro, nada menos que 4.268 “zero quilômetro”.

A manter-se a média, de todo modo, é bastante provável que, até 31 de dezembro, 2011 apresente um desempenho que possa significar algo como 5,5 mil carros emplacados. Se não for até mais. E, com isso, mantém-se o desafio do poder público. Afinal, o tráfego desses mais de 100 mil automóveis diariamente precisa ser administrado. De alguma maneira.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo