ASSEMBLEIA. E segue a discussão em torno das Diárias dos deputados. Valdeci insiste no modelo do ressarcimento
Bueno. É possível que a situação continue na lista de discussões – e não apenas neste sítio, como você pode verificar pelos comentários apostos às notas que tratam do tema. O editor se refere à questão do ressarcimento dos deputados estaduais por conta de diárias.
Confira, a propósito, nota que recebi agora à tarde, da assessoria de imprensa do deputado petista Valdeci Oliveira. O texto é de Rita Barchet. Acompanhe:
“Valdeci debate modelo de diárias da Assembleia
Mesmo com a decisão tomada pela Mesa Diretora e Colégio de Líderes, na última terça-feira (8), que mantém o modelo de indenização de diárias na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) continua a mobilização em defesa da mudança de sistema.
O petista apresentou a proposta do ressarcimento das diárias, que prevê apenas o pagamento dos valores efetivamente gastos durante os deslocamentos de trabalhos de deputados e servidores. Hoje à noite, Valdeci debaterá o tema no programa Conversas Cruzadas da TV COM, às 22h, no canal 36 da NET e amanhã na Rádio Gaúcha, no programa Polêmica, às 9h30.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Já viajei representando uma cooperativa da comuna em outras cidades,e na hora de pedir a nota é surpreendente ,todos fazem a mesma pergunta ¨qual o valor da nota?¨,é a corrupção entranhada no povo brasileiro,como se a nota não fosse para uma prestação de contas,mas sim para ganhar um troco em cima,o velho jeitinho brasileiro de levar vantagem em tudo,é ridículo se não fosse patético.
@sandra
Pedir nota fiscal acima do gasto para reembolsar uma quantia maior é, realmente, uma prática comum – mas que tem nome: CORRUPÇÃO. É exatamente a mesma coisa que o superfaturamento de verbas em orçamentos públicos. Acho péssimo que esse tipo de atitude tenha se banalizado, e que as pessoas que a praticam adoram encher a boca para criticar os “políticos corruptos”.
No entanto, o que quero dizer é que um projeto como o do Valdeci é meritoso na sua origem. Ele não pode ser descartado simplesmente pela ideia de que as pessoas vão burlar esse sistema. Sou a favor de qualquer dispositivo que permita mais transparência com os gastos públicos, e tenho certeza que a maioria das pessoas também o é.
Qual firma não paga diárias aos seus funcionários que tem que viajar? Nenhuma, todas pagam pq não é justo um funcionário gastar dinheiro do próprio bolso. Até ai tudo bem. Eu desafio a qualquer pessoa ir até um caixa de um restaurante ou de uma lancheria e ficar de bobeira pra ver quantoS pedem nota somente o que gastou. Se isso não ocorrer saibam que é diária cheia, isto é, todos os funcionários públicos ganham assim. Os que pedem notas de um valor acima do gasto são empregados privados que é para ajudar em outras despesas gastas, pq quem já viajou sabe que se gasta pequenas quantias que no dia a dia dia não se gasta, portanto é iniciar uma nova forma de afanar o bolson do contribuinte. As diárias cheias são uma média de gasto de cada setor público e PONTO.Quem sabe aqueles que estão defendendo tanto o dep. Valdeci se preocupem com quantas diárias ele já gastou neste ano. É só entrar no site da Assembléia e verão. Ele gastou e gastou mtas. Este gritedo todo é para poder estar na mídia um pouquinho.