Câmara de VereadoresEducaçãoPolíticaSaúde

CÂMARA. Sai da pauta proposta de Maria de Lourdes, que tornava mais dura a lei antifumo. Mas a da bebida (ainda) segue lá

Faz um tempo bem razoável, já, que tramita a proposta de Maria de Lourdes Castro (PMDB), que acrescenta a expressão “distribuidora de bebidas” ao preceito do Código de Posturas, em vigor há quase uma década, que proíbe a venda de bebida alcoólica perto de escolas.

A edil está sofrendo críticas fortíssimas, inclusive no governo da comuna e em boa parte da mídia, por conta do que seria uma agressão ao direito de comerciar e um suposto fechamento de estabelecimentos tradicionais da comuna.

Mais ou menos isso: “se aprovarem esse negócio, acaba um montão de empregos”. Poois é. Curioso é que a lei já existe há um tempão, e é daquelas que, sem fiscalização, fica inóqua. Como permanecerá, mesmo com a modificação – se acontecer – proposta pela peemedebista.

Pior. No dia em que houve uma audiência pública para discutir, ninguém apareceu. A não ser que os quatro comerciantes que foram à Câmara no final de outubro sejam representantes de uma imensa categoria. Aliás, leniência registrada unicamente neste sítio, na NOTAQUE NINGUÉM RECLAME. Nem meia dúzia de gatos pingados na audiência que tratou da venda de bebidas alcoólicas na via pública”, publicada em 26 de outubro.

Pois é. Todo esse “nariz de cera” pra dizer que, até evidências em contrário, nesse projeto polêmico a edil ainda não deu marcha-a-ré. No entanto, noutra proposta, também colidente com os interesses de parte do empresariado, a vereadora pôs, no mínimo, o pé no freio. No caso, o projeto, também tratado AQUI na semana passada, que torna bem mais rígida a lei antifumo, proibindo até mesmo os fumódromos, previsto na regra estipulada no início do ano.

Esse, na verdade, é o grande destaque do Boletim Legislativo 067/2011, que traz a Ordem do Dia da sessão ordinária do legislativo da comuna, prevista para a tarde desta quinta. Consta, ali, o requerimento de Maria de Lourdes solicitando que o projeto de lei 7866 seja retirado, “para ajustes  Ah, e também traz outro destaque: um requerimento, a ser aprovado pelos edis, e que anuncia mais uma audiência pública vazia (exceto por um improvável sismo) no parlamento. No caso, a importantíssima discussão do projeto de Orçamento da Comuna para 2012 – e que vem robustecido em pelo menos 15% em relação aos valores deste ano.

Para os eventuais interessados, o sítio informa: a audiência, a ser comandada pela Comissão de Finanças da Câmara, acontece na próxima quarta-feira, dia 16, às 2 da tarde. E aí, você irá?

EM TEMPO: No BL também constam os indefectíveis requerimentos de edis solicitando os mais diversos serviços à Prefeitura. São 33, para ser preciso.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. desta forma não vamos chegar a lugar nenhum não adianta mesmo proibir e sim existir uma fiscalização de verdade para punir,mas a vereadora deveria fazer algo para baixar seu salario de vereadora!

  2. Agora que está chegando o verão ,a Dona Maria vai entrar com a emenda de proibir as mulheres de usar mini saia ? Andar de short ? de barriguinha a mostra ? vamos esperar…

  3. A nobre vereadora, devia gastar seus neuronios com o projeto de orçamento- gastos da prefeitura: quanto? e onde? Ao invés de tentar impor o estilo “TEA PARTY” para a comunidade. Logo, logo vai tentar proibir soltar “puns”. Convenhamos Srª Maria,esperamos mais seriedade no trato da coisa publica.

  4. A vereadora está achando que vai conseguir proibir as pessoas de fumar? Eu não sou fumante mas acho que o cigarro é uma questão de livre arbítrio.Os fumódromos foram criados para essas pessoas e ela quer tirar isso tambem….Ela perderá muitos votos e agora com essa da bebida votos de jovens com certeza ela não terá…..

  5. Claudemir, se possivel, quando tiveres a certeza da data da audiência pública sobre o Projeto da Lei do Fumo e se houver outra da parte das Bebidas (que na data e horario que foi a ultima, não tinha jeito de estar lotada mesmo), peço a gentileza de anunciar pelo menos uma semana antes em seu blog para que possamos nos fazer presentes EM PESO na camara.

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo