BrasilDestaque

BRASIL. Governo promete apresentar nesta sexta a proposta com índice de reajuste para funcionalismo

Primeira posição, 7,8%, foi rejeitada pelos servidores, que reivindicam 13,5%

Primeira reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente entre entidades representantes de servidores públicos e secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho acontecida no dia 16 de fevereiro passado (Foto Edu Andrade/Ascom/MG)

Por Edson Sardinha / Do portal especializado Congresso em Foco

O governo ainda não bateu o martelo sobre o percentual de reajuste do funcionalismo público. A equipe econômica avalia o impacto da contraproposta feita pelos servidores federais civis: o governo propôs reposição de 7,8% a partir de março, enquanto os sindicatos pediram aumento de 13,5%. A terceira reunião entre representantes do governo e dos servidores, prevista para esta terça-feira (7), foi adiada para esta sexta (10), às 14h30.

“A contraproposta apresentada pelas entidades sindicais no último dia 28 de fevereiro ainda está em avaliação pelo governo federal”, confirmou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que conduz as negociações, ao Congresso em Foco. Há expectativa entre os servidores de que o reajuste possa chegar a pelo menos 10%.

“Bom sinal”

Para entidades envolvidas na discussão, o adiamento é um bom sinal. “Se estão adiando, é porque estão analisando nossa proposta e podem chegar a pelo menos dois dígitos”, disse ao site o presidente do Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate), Rudinei Marques. Esse foi o segundo adiamento consecutivo da mesa de negociação desde o último encontro, em 28 de fevereiro. Ao todo, mais de cem entidades participam das conversas.

LEIA TAMBÉM:

Governo reagenda encontro sobre proposta salarial para sexta, 10 de março”, por Fritz R. Nunes, da Assessoria de Imprensa da Sedufsm (AQUI)

Nas duas rodadas anteriores, o governo indicou aos sindicalistas que não pretende mexer no valor de R$ 11,2 bilhões reservado na lei orçamentária para o reajuste salarial do Executivo federal.

Além do reajuste de 7,8%, o Executivo também propõe aumento de R$ 200 no auxílio-alimentação a partir de março. A proposta apresentada pelo ministério no começo de fevereiro previa que o reajuste poderia ser de 8,5%, se fosse implantado a partir de abril, e para 9%, caso fosse adotado de maio em adiante.

Qualquer que seja o valor a ser definido, os servidores civis federais ficarão longe de repor as perdas salariais, que passam de 35%, percentual acumulado nos últimos seis anos.

Rudinei Marques observa que não há tempo hábil para incluir o reajuste na folha de março com pagamento em abril. “A folha fecha no meio do mês. Antes, o governo tem de cumprir algumas etapas. Primeiro tem de assinar acordo com todas as entidades de classe. Depois tem de mandar uma medida provisória sobre o assunto ao Congresso. Tem de fazer adequações manualmente em todas as tabelas salariais. Isso tudo demanda prazo de duas a três semanas. Março praticamente já foi”, explica. “Nossa corrida contra o tempo é que dê tempo de fechar o acordo e implementar todos os procedimentos até 15 de abril para pagar até maio”, acrescenta.

Os servidores do Executivo federal são os únicos que ainda não tiveram o reajuste definido. Os funcionários do Legislativo, do Judiciário, do Tribunal de Contas da União, do Ministério Público e da Defensoria Pública da União tiveram reajuste de 19,25%, percentual a ser atingido de forma escalonada até fevereiro de 2025.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo