Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
CinemaCultura

AUDIOVISUAL. Homenagem merecida do SMVC a outros pioneiros. Estes, da TV OVO

Um brinde do pessoal da TV OVO, nos 15 anos

Não há dúvida, para quem conhece minimamente as dificuldades, as novidades e, claro, as conquistas do audiovisual santa-mariense nos últimos anos. Sim, a TV OVO e seu povo merecem, e muito, a homenagem que lhes será prestada na 10ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema – que começa na segunda-feira, dia 5, na Cesma.

Para saber mais da honraria, que terá uma solenidade no segundo dia do festival, acompanhe material produzido pela assessoria de comunicação do SMVC. De inhapa, uma entrevista com três integrantes da TV OVO. A seguir:

“SMVC homenageia os 15 anos da TV OVO

Um dos homenageados do 10º Santa Maria Vídeo e Cinema completou 15 anos em maio de 2011 e desde o começo do festival tem sido um parceiro fiel: a TV OVO. E o segundo dia de festival vai ser especial para eles. No dia 6, às 15h, no Auditório da Cesma, acontece a Mostra da TV OVO, com uma retrospectiva dos trabalhos já realizados. Já à noite, eles recebem a homenagem, às 20h, também na Cesma.

Tudo começou em maio de 1996, na época chamada de Oficina de Vídeo Oeste. Direcionadas ao público jovem, as oficinas eram realizadas na Associação Comunitária da Vila Caramelo e ministradas por Paulo Roberto Tavares, que até hoje está à frente do projeto. A primeira turma de jovens produziu um programa de 15 minutos que recebeu o nome de TV OVO. E o nome pegou. Foi desta turma que saíram outros dois integrantes do projeto, Marcos Borba e Alexsandro Pedrollo de Oliveira, que cresceram dentro da TV e hoje espalham o conhecimento adquirido nas oficinas.

Alex e Marcos, do time dos pioneiros

Este trio tem muitas histórias para contar destes 15 anos de trabalho e aqui eles contam algumas delas:

Vocês começaram há 15 anos como uma oficina de vídeo direcionada ao público da região Oeste de Santa Maria. Hoje vocês já têm uma lista enorme de produções, parcerias e criações que não se limitam mais só a nossa cidade. Vocês um dia pensaram que o projeto que iniciou pequeno lá na Vila Caramelo ia crescer tanto?

PAULO – Em maio de 1996, quando sugeri a Associação Comunitária da Vila Caramelo a realização a de uma oficina de vídeo para jovens e adolescentes, não imaginava aonde aquele projeto poderia chegar. A intenção era oportunizar aos jovens o conhecimento do audiovisual e propor a produção de vídeos com o olhar voltado a cultura, a realidade e a organização comunitária. No final do ano, quando a oficina acabou, a TV OVO já era um fato e os jovens estavam empolgados com os resultados, foi então que começamos a sonhar com algo maior.
MARCOS – Um ponto que é importante ressaltar é que a TV OVO transformou os jovens em protagonistas do projeto. Tem diversas experiências de grupos que trabalham na formação audiovisual para jovens e adolescentes, mas geralmente são formados por estudantes de comunicação ou cinema. No caso da TV OVO, foram os próprios jovens que ajudaram o Paulo Tavares a desenvolver o projeto. Isso é um diferencial bem importante e que deu certo.
ALEX – A experiência de aprender e ao mesmo tempo fazer alguma coisa boa para comunidade foi despertado durante o trabalho diário de produção e aprendizagem, onde víamos o esgoto a céu aberto, as ruas esburacadas o descaso com a nossa própria comunidade. Usamos a televisão para que tudo isso fosse percebido pelas outras pessoas.

Como é ver sair das oficinas de vocês novos talentos do audiovisual?

PAULO – O que me chama a atenção e mais me motiva no trabalho da TV OVO é o desenvolvimento dos jovens que passam pelas oficinas de formação. É tão bom ver um adolescente que chega tímido e que se esconde da câmera em poucos dias dominá-la e fazer dela a sua forma de expressão. E muitos destes em dois ou três anos se tornam formadores e/ou multiplicadores do conhecimento. Isso é muito animador.
MARCOS – Neste ano estamos fazendo oficinas nas escolas. É muito interessante acompanhar o desenvolvimento do potencial dos alunos. A qualidade da formação da TV OVO é visível na produção audiovisual de Santa Maria. É um orgulho ver que nossos trabalhos são reconhecidos na cidade e também que muitos profissionais que atuam aqui já passaram pelas oficinas da TV OVO.
ALEX – O talento está dentro de cada um, na TV OVO apenas direcionamos e potencializamos esse talento para ser produtivo, no sentido da arte, cultura, comunicação e comunidade. Ver muitos jovens que passaram pela TV OVO hoje em produtoras, jornais, agências, TVs ou qualquer outra empresa, dirigindo um filme ou mesmo em outras produções culturais, traz um sentimento de orgulho. Acho que estamos indo pelo caminho certo.

Vocês são parceiros do SMVC desde 2002. Como tem sido esta troca?

PAULO – A parceria da TV OVO com o SMVC é muito gratificante. Pois o SMVC permite um contato diferenciado com o audiovisual, trazendo novas ideias e ampliando a compreensão do cinema brasileiro.
MARCOS – O SMVC cumpre um papel muito importante no fortalecimento da produção audiovisual da cidade. É também um espaço para troca de experiências com outras obras. Nós também ajudamos a fazer o festival acontecer.
ALEX – O SMVC trouxe uma motivação para muitos projetos saírem do papel e tomarem vida nas telas. Também contribuiu para o fortalecimento dos cineclubes, além, é claro, da identificação da cidade com essa veia que vinha enfraquecida e que já havia sido referência no estado.

Como receberam a notícia de que seriam homenageados pelo festival?

PAULO – Recebemos a notícia com muita satisfação. É uma alegria muito grande, nos 15 Anos da TV OVO, poder compartilhar e festejar com os amigos e os parceiros o reconhecimento de nosso trabalho. Ainda mais, que essa homenagem, vem de um parceiro muito querido.
MARCOS – Eu recebi a notícia com bastante alegria. É um reconhecimento do nosso trabalho. Estamos fechando a comemoração dos 15 anos com chave de ouro!
ALEX – Esta homenagem é de todos que estão e passaram pela TV, que deixaram um pouquinho de si, se doaram em algum momento de suas vidas para fazer da TV OVO o que ela é hoje. Muitas gerações de jovens passaram por lá. Esta homenagem reforça a ideia do que a TV OVO foi, é, e espero que não deixe de ser.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo