EXCLUSIVO (3). Pesquisa espontânea mostra 84% de indecisos. E Schirmer na frente. Num quadro induzido, a peleia é grande
Este sítio começou a DIVULGAR, na tarde desta segunda-feira, resultados da pesquisa encomendada por lideranças petistas e que teve a coleta das 400 entrevistas (pessoais domiciliares, realizadas em setores censitários selecionados entre aqueles em que o IBGE divide o espaço urbano de Santa Maria”) feita entre a quarta, dia 9, e a sexta-feira, dia 9, da semana passada.
É imensa, quase ilimitada, a quantidade de informações jornalísticas resultantes do levantamento que, conforme os pesquisadores, tem margem de erro de 5% para mais e para menos. O foco, obviamente, é a eleição municipal de 2012. Também não se pode deixar de afirmar que o objetivo dos petistas era, claro, avaliar o adversário principal (Cezar Schirmer), eventualmente outro concorrente de ponta (Jorge Pozzobom), e, especialmente, as potencialidades de voto de seus próprios nomes.
Quem não “ler” a pesquisa sob esse prisma, corre o risco de desbotar a análise – é o pensamento (nem sempre humilde) claudemiriano. Tendo sempre essa perspectiva, o sítio, que teve acesso exclusivo ao documento final, de mais de 60 página, traz aos leitores o que considera mais importante.
Fiquemos, por exemplo, com as duas primeiras questões postas aos pesquisados. Uma é a pesquisa espontânea, em que os eleitores respondem, sem que lhe seja oferecida qualquer informação, a seguinte pergunta: “No ano que vem teremos eleição para a Prefeitura de Santa Maria. Se a eleição fosse hoje, em quem o/a Sr/a votaria para Prefeito/a?”
Como é absolutamente natural, em função da distância do pleito, a esmagadora maioria tem dificuldade para apontar um nome, como você pode verificar no gráfico. Aí, no entanto, desponta o mais conhecido no momento, exatamente o prefeito Cezar Schirmer – seguido, o que é normal, por seus opositores que mais ocupam espaço midiático e/ou tem trabalho público consolidado. A surpresa, aqui, se é que dá para considerar, é o desempenho do tucano Jorge Pozzobom. Sempre se destacando que, nesse caso, a mostra é pouco significativa.
A segunda pergunta feita pelo pesquisador, como mandam as regras, já é induzida. E é dela que tratamos aqui. Certamente por sugestão dos contratantes, foram colocadas, para o entrevistado, sete possibilidades: cinco nomes do PT, mais o do tucano e do atual prefeito. Que segue na frente, como você também verifica no segundo gráfico. Mas… bem, aí já há uma disputa mais interessante. Ainda assim, contando-se brancos, nulos e indecisos, sobra um percentual bastante expressivo. Ah, nesse cenário específico, a pergunta, bastante objetiva, foi: “Se a eleição fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem o/a Sr/a votaria?”
Este sítio resolveu não emitir, por enquanto, juízo de mérito. Isso fica para mais adiante. Mas o leitor tem bases suficientes para refletir e até debater, se assim desejar. Quanto a este editor, trará, claro, outras informações absolutamente exclusivas, oriundas dessa pesquisa.
Haverá outros cenários induzidos e, também, pelo menos uma questão sobre a importância dos partidos políticos como indutor de voto. Aguarde!
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Acho que mta gente tem que voltar aos bancos escolares e aprender fazer calculos e olhar nas entrelinhas. Vamos ver: quando foi feito esta pesquisa? Em que locais da cidade as pessoas foram entrevistadas? Que tipo de pergunta foram feitas? Quanto tempo o entrevistador leva para fazer a pesquisa? O entrevistado está em pé, sentado, com fome ou calor? Parece bobagem este tipo de pergunta, mas influencia e mto nas respostas. Se ela fosse feita em todas as regiões incluindo os distritos e em várias faixas etárias o resultado com certeza seria outro. As pesquisas são feitas de 2 maneiras. Uma pra consumo interno e mto secreta que dá ao possivel candidato a real situação perante a comunidade entrevistada e outra para o publico em geral. A de consumo interno com certeza não é esse o resultado. Vamos estudar hehehehe
@Pablo tu no-minimo esta defendendo ,o teu ccs!
@Valdo Nascimento
No Nossa sra de lurdes qualquer candidato dá de 4 X 1 no Xirmer.
Tchê não colocaram nesta pesquisa o nome do Dr Moacir.
Essa pesquisa foi feita onde? No Nossa Senhora de Lourdes?
Imbativel!! Eu vi na eleição passada o quanto a união do PT é imbativel.. oh
Olha o pavor aí, gente!
é só somar os partidos que representam e ver o resultado!
Não adianta, o Schirmer ganha de novo, não importa contra quem! É a vez de Schirmer/Farret mais uma vez. Essa é a realidade, até parece que se vier alguém da tríade é condição de vitória. Não sejam inocentes.
Me parece que se o candidato que diz que tem coragem e que faz acontecer…não é beeeem assim! ´E covardia do homem fugir da raia!
@Roger
Desconfio que o arsenal que está em poder do editor, se integralmente publicado o fará trocar de adjetivo, ou será substantivo?
Faltou o nome do cristian chumacher aí.
a pesquiza mostra que o PT unido é imbativel em Santa Maria
Se juntar os votos dos candidatos petistas. O PT sairia na frente. Muito burros os autores da pesquisa.
Seria o Pozzobom irrelevante para a próxima eleição? Tosa de porco?
Os petistas largam na frente somados seus percentuais, é o óbvio. O povo, creio, sabe onde se encontra os fundamentos da lógica e da política. Na dobradinha: Dilma + Tarso somados aos candidatos petistas que são fortes e atentos o que isto poderia trazer de bom a todos os segmentos, que ninguém ignora, que se encontram fragilizados: enormemente a saúde, segurança, etc… Este quadro está muito claro.Que a vontade de Deus os fortaleça e os ventos lhe sejam leves!!
Na primeira pesquisa é normal ter o atual prefeito na frente, ainda mais em epoca natalina onde o espirito natalino bate mais forte diferente de 7 de Outubro onde as pessoas estão mais cientes de seus atos.
Na segunda, já apontando candidatos, o PT larga na frente com mais de 40% dos votos. Se vierem Pimenta, Valdeci ou Fabiano, o PMDB perde a prefeitura.
E Santa Maria terá uma grande gestão, afinal, seria PT no poder Minicipal, Estadual e Federal (e pra ajudar, o atual governador, é santamariense), então, estamos beeeeeeem!
Acredito em Santa Maria como uma cidade jovem, universitária, “cultura”, que assim, o mais novo vence, nossa cidade tem de ter outros rumos, e se for pelo mais novo, ideais renovados, vontade politica para as reformas necessarias, tanto pessoal quanto material na cidade, quem vem pra vencer é o Fabiano Pereira, que cá entre nós, está fazendo um otimo trabalho em sua secretaria estadual frente a nossa cidade.
Se vier um dos 3 da triade, vai dar PT.
Se não, aguentemos o atual prefeito mais 4 anos.
E ai sim, viva a Elite mais uma vez!