DestaquePolítica

NAS INTERNAS. Petistas e a reitoria da UFSM, Acosta e MDB da região, Ribas bicampeão, nova Federação

Emedebistas da região têm mais um nome para concorrer a deputado federal

Por Claudemir Pereira (com imagens de Reprodução) / Editor do Site

– Santa-mariense Marcelo Acosta, suplente de vereador e secretário adjunto de Desenvolvimento Social de Santa Maria, é o novo coordenador regional do MDB no Centro do Estado.

– Acosta foi eleito no encontro havido no sábado, 28, em Vila Nova do Sul, com vários outros militantes do partido, entre eles o vice-coordenador, Milton Edwino Kelling, de Cachoeira do Sul.

– Também se incluem na Coordenadoria Centro Cerro Branco, Dilermando de Aguiar, Itaara, Júlio de Castilhos, Novo Cabrais, Quevedos, São Martinho da Serra, São Sepé e Tupanciretã.

– A seguir você confere o que disse Marcelo Acosta, logo após ter sido eleito.

– No dia anterior, a sexta, 27, aconteceu a reunião do MDB da Quarta Colônia, em Restinga Sêca. E lá foi reconduzido coordenador regional o ex-prefeito de Agudo, Valério Trebien.

– Além da definição da Coordenadoria, vários encaminhamentos foram dados pelos emedebistas presentes, inclusive a confirmação do apoio a Beto Fantinel, para um novo mandato à Assembleia.

Salerno e Fantinel, mais uma dobradinha emedebista que se cria na Quarta Colônia

– A novidade (embora já se pudesse prever) foi o lançamento de um pré-candidato a deputado federal pela sigla, com apoio dos militantes partidários da Quarta Colõnia.

– No caso, o nome apontado é o de Paulinho Salerno, ex-prefeito (por dois mandatos) de Restinga Sêca e atual subsecretário estadual de Irrigação.

– Há uma clara aposta na dobradinha Fantinel/Salerno, dos emedebistas da Quarta Colônia da Imigração Italiana, com vinculo bastante estreito com a região.

– Para quem duvidava da divisão da Esquerda santa-mariense em relação ao pleito para a reitoria da UFSM, aqui vai uma informação sobre os petistas.

– Na Câmara de Vereadores, três edis (Sidinei Cardoso, Marina Callegaro e Valdir Oliveira) fecharam com a candidatura, que se revelaria vitoriosa, de Martha Adaime.

– A exceção ficou por conta de Helen Cabral, que apoiou o nome de Felipe Muller. Aliás, a opção também de integrantes da corrente Articulação de Esquerda.

– Entre os da AE que fecharam com o ex-reitor esteve o candidato a presidente municipal da sigla, Luiz Eduardo Boneti, também da coordenação do DCE/UFSM.

– Enfim, só por aí dá pra entender a divisão. O certo é que ela provoca acirrados debates nos bastidores políticos canhotos na comuna.

Luciano Ribas elaborou planejamento estratégico, conceito de comunicação (incluindo slogan) e identidade visual das duas campanhas

Quem está feliz da vida, e é justo que assim seja, é o militante petista Luciano Ribas, designer gráfico com larga experiência em campanhas político-eleitorais.

– Ribas comemora as vitórias de duas reitoras, em pleitos internos nas suas instituições. No caso, Nídia Heringer (IFFar) e Martha Adaime (UFSM).

– Embora não tenha feito as peças do dia-a-dia da campanha de Martha, por exemplo, é responsável pelo trabalho prévio (o que ocorreu também no caso da empreitada eleitoral de Nídia).

– Enfim, o bicampeão Ribas elaborou o planejamento estratégico, o conceito de comunicação (incluindo slogan, posicionamento e atributos) e a identidade visual das duas campanhas.

– Para fechar, mais dois partidos se unem em Federação, por conta da necessidade de sobrevivência em função da cláusula de desempenho.

– Agora, são dois partidos sem relevância maior em Santa Maria. No caso o Solidariedade e o PRD. O grupo conta com uma bancada de dez deputados federais (cinco de cada partido).

– E será dessa forma, juntos, que vão disputar o pleito de 2026. De Santa Maria não se sabe se haverá candidatos a deputado. Ainda.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo