Política

MINISTÉRIO. Dilma mexe no primeiro escalão em janeiro. Queda de Lupi precipita especulações

São 38 ministérios. Especula-se que nove pastas tenham novo titular, incluindo as que têm candidato em 2012. Uma delas, aliás, é a “jóia da coroa”. Fernando Haddad, ministro da Educação, é candidato a prefeito de São Paulo e seu lugar já desencadeia uma disputa intensa. E um punhado de especulações. Especialmente após a confirmação da saída de Carlos Lupi, do Trabalho.

Enfim, anuncia-se que a reforma virá em janeiro, e que Dilma Rousseff pensa muito nas mudanças, sobre as quais falará, quem duvida, com Luiz Inácio Lula da Silva. Com uma diferença: um ano após assumir, ela tem muito maior autonomia para as mudanças. Mas não desagradará o ex-presidente, que ainda detêm o controle do PT, com certeza.

Sobre as especulações, e até, no meio de tudo, alguma informação, há interessante material publicado na edição desta segunda-feira, d’O Estado de São Paulo. Vala e pena conferir, a seguir:

Dilma planeja reforma ministerial mais enxuta e rodízio

… Depois de demitir sete ministros, a presidente Dilma Rousseff planeja fazer uma reforma mais enxuta da equipe, no início de 2012. Por enquanto, ela pretende mexer em apenas 9 dos 38 ministérios e promover um rodízio de partidos no comando de algumas pastas. Mas Dilma ainda quer consultar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes de bater o martelo.

Enquanto a reforma não vem, o PT faz o inventário dos cargos e traça estratégias para a campanha municipal de 2012. A cadeira mais cobiçada é a do ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), que sairá do governo para disputar a Prefeitura de São Paulo. Correntes do PT também querem retomar antigos feudos, como os ministérios do Trabalho e das Cidades, duas pastas alvejadas por acusações de corrupção.

Além de mexer em Educação e Trabalho – que estava com o PDT -, Dilma deve trocar Mário Negromonte (Cidades), Ana de Hollanda (Cultura), Iriny Lopes (Mulheres) e Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário). Não é só: pretende fundir os ministérios de Agricultura e Pesca e pode substituir o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo