PRIVATIZAÇÕES. Deputado garante já ter assinaturas para CPI. E agora, como será?

A pergunta faz sentido, cá entre nós. Afinal, não se diz que CPI é o instrumento para todos os males? Pooois é. O deputado Protógenes Queiroz, ex-delegado da Polícia Federal, eleito pelo PC do B, garante já ter as assinaturas necessárias para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar as privatizações durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

PRIVATIZAÇÕES. Deputado garante já ter assinaturas para CPI. E agora, como será? - privataria1

Livro chega à segunda edição. Virou best-seller

A base para o pedido são informações oficiais coletadas e transformadas no LIVRO “A privataria tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr e que, depois de ver esgotada a primeira edição, de 15 mil exemplares, já tem a segunda lançada nesta sexta-feira.

A propósito do livro, que também traz constrangimentos a petistas (que não se mostram muito entusiasmados em comentar o tema) é um tiro contra o alto-tucanato, especialmente o ex-ministro e ex-senador e ex-candidato derrotado à Presidência da República, José Serra.

Aliás, o comportamento dos partidos, e especialmente da mídia grandona, é tema de interessantíssimo e correto EDITORIAL do jornal eletrônico Sul21. Que também traz outras informações sobre a possibilidade de CPI, num texto específico. Exatamente este, que você confere a seguir:

Deputado garante ter assinaturas para instalar CPI da Privataria

O deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) afirma que já coletou 173 assinaturas para a instalação da CPI da Privataria na Câmara Federal. O número supera o mínimo exigido pelo regimento interno, de 171 assinaturas. De acordo com Protógenes, há a garantia por parte do presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), de que a CPI será aberta caso o número mínimo de assinaturas seja atingido.

A CPI se propõe a investigar as denúncias feitas pelo jornalista Amaury Ribeiro Jr. no livro “A Privataria Tucana”, lançado na semana passada pela Geração Editorial. A obra, fruto de 12 anos de investigação jornalística, disseca o processo de privatizações promovido durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, apresentando fortes indícios de lavagem de dinheiro e pagamento de propinas…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER



12 comentários

  1. Luiz

    Tem que criar CPI e investigar até embaixo do carpete.
    Corrupção é safadeza, pouco importa o “tamanho” de quem esteja envolvido.
    Se for o caso, cadeia para Serra, FHC, Malan, Pedro Parente, etc…
    Mas… e sempre existe um “mas”…
    Tem que usar os mesmos pesos e medidas para TODOS.
    Não vale ser moralista (corretamente, diga-se de passagem) porque é o PSDB e deixar correr solto, por exemplo, as safadezas das ONGs que cercam o PT (e envolvem figuras como Ideli Salvatti, entre outros “graúdos”), o Mensalão (que envolve o chefe de quadrilha José Dirceu, entre vááários), os dólares na cueca (que envolvem a família de José Genoíno, enter outros), os aloprados (que envolve Aloisio Mercadante, entre outros), o filho de Lula (que era um “zero à esquerda” até quase 30 anos e depois virou gênio, criou uma tal GameCorp e ficou milionário em questão de meses).
    Toda investigação de safadezas será sempre bem-vinda, afinal, dinheiro público é dinheiro de impostos que a gente paga (e bastante!!), mas se esse surto de “limpeza” se restringir somente à Era FHC, será mais um atestado do (mau) caráter da PTlhada.

  2. leonel ferreira

    Penso que tudo deve ser investigado e se comprovado irregularidades não deixar passar em branco, mas isto tambem deve ser para todos os governos inclusive o do Cara que nada viu e nada sabe.

  3. FABIO

    nenhuma novidade. qual governo que nao tem desvio ou lavagem? lembram de algum depois da ditadura? eu nao. isso nao me impressiona.. me impressionou so a demora pra colocarem toda essa maracutaia aos olhos de todo mundo.

  4. regis

    Mas pra que CPI,é sabido que entregaram empresas públicas, só o filé,e quem vendeu lucrou,o dinheiro nunca apareceu,inclusive no RS na era Brito ou se esqueceram?
    @Luiz
    Concordo com investigações e punições aos corruptos,como diria Color ¨doa a quem duela¨mas há de convir que com FHC foi cruel nunca tinham dinheiro pra nada nem obras nem investimentos e agora com todos problemas de corrupção ainda sobra dinheiro,é só ver na comuna os recursos federais e não são poucos,imagina como não era antes a ladroagem??????

  5. Alarico

    Desvio ou lavagem de dinheiro? Não é apenas disso que se trata, não! Trata-se da monstruosa destruição do patrimônio de um país continental.
    A destruição começou com a milicada, continuou com o Collor e foi quase completada pelos tucanos.
    Essa turma devia ir para o paredão por crimes de lesa-pátria.
    Quem não acreditar, que leia o livro. Estou apenas na página 179, de 344.

  6. Luiz

    @regis
    Não acredito no que entendi da tua resposta.
    Quer dizer que na tua opinião, se o ladrão for do PT ele é do bem??
    Tenha dó meu caro…
    Não existe ladrão “bom”.
    Seja em que partido for, PT ou PSDB, roubou tem que pagar na Justiça.
    Se para receber investimento de dinheiro público (que não é do PT… vem dos impostos que pagamos…) for necessário aceitar a corrupção da PTlhada, então que se devolva ao Lula tudo que veio.

  7. regis

    @Luiz
    O que eu penso È que existe corrupção e deve ser investigada e principalmente punida,me refiro que antes nos porões do planalto não havia recursos, aonde estavam ,não sei,mas agora com escândalos ainda têm para obras,investimentos,aumentar as reservas cambiais o que torna o país menos vulnerável as crises,aumento do mínimo etc..etc..,que tu deve saber,pois é inteligente o suficiente ver que o país cresce no social e infra-estrutura e ainda sobra para roubarem.Os impostos altos sempre existiram ou È criação do Pt?O Brasil sempre teve esta carga tributária alta,como dizia o Figueiredo ¨crescer o bolo para depois repartir¨só que nunca chegava a hora, não se sabe que fim davam aos impostos que nós pagamos,ou melhor,o GATO comeu.Sege Lula,Dilma ou FHC punição igual.

  8. Luiz

    @regis
    Percebo que pensamos parecido… só acho que as circunstâncias de cada momento histórico eram diferentes.
    FHC teve o mérito (com o aval do GRANDE então presidente Itamar Franco) de apoiar um plano econômico ousado, criado pelos inteligentíssimos economistas Edmar Bacha e Pérsio Arida, criando as bases para o país sair de sua histórica inflação.
    Infelizmente, quando presidente, FHC usou o Brasil como instrumento de sua grande e conhecida vaidade, e enquanto ganhava tapinhas nas costas em “cafezinhos” com Bill Clinton e Tony Blair o patrimônio brasileiro era entregue às grandes corporações internacionais.
    Menos mal que a venda de várias estatais deu possibilidade de aumentar a qualidade dos serviços e criar bases para o crescimento do país.
    Já Lula pegou o Brasil com melhores condições de crescer, e apesar de seguir “queimando” a riqueza nacional com o pagamento dos juros mais altos do mundo, teve a inteligência de manter as bases criadas por FHC (antes tão criticadas pelo PT) para a manutenção da estabilidade, o que possibilitou que fizesse a grande diferença: dar chance às classes mais baixas de CONSUMIR, gerando um “ciclo virtuoso” que estimulou a economia e protegeu a indústria nacional contra crises externas (até agora…).
    Dito isto, volto a defender meu ponto de vista em relação à corrupção:
    Lugar de ladrão é nos tribunais e na cadeia.
    Pouco importa se é ladrão de FHC ou de Lula.
    Menos mal que esta grande mulher que preside o Brasil chamada Dilma Roussef começa aos poucos a se livrar das “heranças malditas” que Lula (que sempre foi condescendente com safados de seu governo) lhe deixou.
    Já se livrou de Palóffi, Nascimento, Orlando Silva e outros “zé-ninguém”, além de ter enquadrado a PTlhada sem pedigree que vive de ONGs, Fundações e outros ralos por onde as ratazanas fazem escorrer o dinheiro público.
    Sou um otimista…
    Acredito que apesar de gente como FHC e Lula e partidos como PSDB, PT (alémd e PMDB, PP, PCdoB, PDT), o povo brasileiro amadurece politicamente e leva o Brasil ao caminho para se tornar um país melhor.

  9. regis

    @Luiz
    Li e entendi que tu sabe de economia e é bem esclarecido,só que as privatarias iriam bem além nas mãos do PSDB,entregariam muito mais aos espertalhões que sugeriam ao Brasil que para crescer teria que se desfazer do seu patrimônio.O Brasil sempre foi rico,mesmo antes de FHC e Lula,na época da DITADURA já existiam os Delfins,Malufes,Magalhães baianos,Abiakil e outros tantos políticos e empreiteiros corruptos que enriqueceram,mas eram histórias abafadas e nunca vieram atona.Só como exemplo de descaso com o país,é a indústria naval que estava sucateada e agora gera riqueza e desenvolvimento,alguém tinha interesse pra quê? por quê?Não era pensando na estabilidade do país…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *