Coluna

Duelo de titãs – por Bibiano Girard

bibianoNo livro “Senhor dos Anéis – A sociedade do anel”, por volta do ano 3019, leitores e personagens da famosa Terra Média são trazidos ao encontro das Argonath. Também conhecidas em língua comum como Portão dos Reis, as duas estátuas lado a lado são um dos monumentos mais emblemáticos de todo livro, e cabe ao leitor, junto a Aragorn, descendente de Elendil, segurar a emoção quando cruzamos, de barco, o meio das estátuas, pelo rio-caminho que serpenteia as duas monstruosidades de pedra.

Eu, quando criança, no entanto, antes mesmo de conhecer a Terra Média, tinha o prazer infantil de pedir a meu pai que cruzasse “o buraco do Calçadão” de carro. Ali eu viajava entre semoventes apressados, naquele rápido instante de escuridão e surpresa. Do outro lado, erguiam-se duas colunas imponentes, como se tivessem sido construídas para duelar a eternidade. Uma de frente para a outra, tesas, ambas cheias de gente.

De peito inflado, aqueles dois edifícios me davam certa emoção pueril. Eu, guri do interior, achava o máximo. Depois de crescido, já morador de Santa Maria, acabei conhecendo o Edifício Taperinha (e seu vão central com vista para toda cidade) e o Edifício Província, que carrega por seus corredores toda a imponência de épocas de grandes construções.

Estão ali, enfrentando-se no mais pacífico dos duelos, dando ao Centro o seu portal de entrada ou de saída. Para todos aqueles que cruzam o “buraco do Calçadão”, seja de ônibus, de carro, de moto ou de carroça, resta a pequena emoção do dia: dar de cara com dois titãs à espera do tempo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo