A PAIXÃO POR UMA CIDADE (48). Irmã Irani Rupulo, e as montanhas, a “muralha verde” que protege Santa Maria
MAIARA BERCH (texto) com foto LAURA FABRÍCIO (Unifra)

Foram escolhas pessoais e profissionais que trouxeram a Irmã Irani Rupolo até a cidade de Santa Maria. Natural de Sarandi, a irmã é Reitora do Centro Universitário Franciscano – Unifra. Ela conta que a primeira impressão que teve de Santa Maria foi a de ser uma cidade com características antigas, mas com bairros e comunidades de construções recentes. “Uma composição constituída pelo antigo, novo e reconstruído. Construções antigas que testemunham o passado histórico, prédios recentes que sinalizam atualização e restaurações que preservam a memória da cidade”.
Segundo a reitora, além dos jovens universitários que povoam a cidade, Santa Maria possui muitos detalhes que podem ser ressaltados, inclusive aspectos naturais. “É uma cidade que possui montanhas, onde muralhas verdes oliva protegem a cidade. No ponto oposto os campos abrem o olhar para o horizonte”. A irmã ainda ressalta o vento norte, inconfundível em Santa Maria: “ele desperta diferentes e variadas reações dos habitantes de Santa Maria”.
A irmã considera que vive em sintonia com a cidade em suas conquistas e limitações, “por querer bem e buscar o bem desta cidade, desempenho com dignidade responsável a missão de educadora”.
Quando vejo o desempenho da nossa querida irmã Irani me recordo os tempos em que ela era nossa querida e competente Diretora do Educandário Nossa Senhora do Carmo de Guaíra-Pr.
Saudades da antiga diretora, Escola Nossa Senhora do Carmo/Guaíra-Pr.