AssembleiaEconomiaEstado

ECONOMIA. Aprovado grupo de trabalho para viabilizar exploração do carvão mineral

Criação do Grupo de Trabalho anunciada hoje

O deputado estadual Valdeci Oliveira, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Gaúcho, comemora ato acontecido nesta sexta-feira, no Palácio Piratini, com a presença do ministro Secretário Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Os detalhes chegam através da assessoria do parlamentar petista. O texto e a foto são de Rita Barchet. A seguir:

Ministro Gilberto Carvalho aprova grupo de trabalho para viabilizar a exploração do carvão mineral gaúcho

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, esteve reunido com lideranças gaúchas e catarinenses, no final da  manhã desta sexta-feira (27), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Carvalho discutiu as possibilidades da geração de energia através da exploração do carvão mineral e aprovou a formação de um grupo de trabalho para tratar do tema. O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Gaúcho, representou a Assembleia Legislativa no ato, que foi coordenado pelo Vice – Governador, Beto Grill.

O secretário de Infraestrutura e Logística (Seinfra), Beto Albuquerque,  destacou que a exploração das jazidas de carvão no estado é uma questão social atrelada a uma questão econômica, já que elas estão localizadas na Metade Sul do estado. “ Nesta região não há outra alternativa produtiva para as milhares de famílias que moram lá”, disse. Albuquerque sugeriu que fosse criado um grupo de trabalho formado por técnicos, representantes do governo estadual, dos sindicatos ligados a mineração, empresários e o Ministério de Minas e Energia. “ O carvão é a única fonte de geração permanente de energia e o Rio Grande do Sul tem capacidade para produzir 4000 MW. Sobre a emissão de gases poluentes podemos afirmar que a tecnologia existente já superou barbaramente esta questão, o que significa que podemos ampliar a nossa produção”, afirmou.

Valdeci ressaltou que a Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Gaúcho desenvolveu junto à região carbonífera diversas atividades ao longo de 2011 para debater o tema. O petista ainda destacou a presença dos representantes deste municípios no ato. “ Vemos aqui prefeitos, vereadores, lideranças empresariais e sindicais que vieram pedir ao ministro Gilberto Carvalho uma atenção a esta alternativa de geração de energia que dará um recomeço a uma região extremamente precária no nosso estado. Isso reforça a tese que a exploração do carvão mineral gaúcho terá um grande impacto social e econômico”, declarou.

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência afirmou que é preciso ter muita responsabilidade nesta questão e ainda destacou, que como sempre diz a presidente Dilma Rouseff, é preciso ter informações precisas quando se lida com a vida das pessoas. Gilberto Carvalho também afirmou que este debate ocorre num momento em que o Brasil discute o moldes de desenvolvimento dos países de 1º Mundo. “Atualmente se fala numa redução na chamada economia verde no Brasil, já que está é uma imposição das responsabilidades ecológicas dos países desenvolvidos às nações em desenvolvimento. Querem repassar os danos que eles causaram ao longo dos séculos”, relatou. O ministro ainda afirmou que o grupo de trabalho será criado. “ Se este órgão técnico apresentar mecanismo que viabilizem a exploração de carvão podem ter certeza que o Governo Federal não irá se fechar”, concluiu.

Também estiveram presentes o deputado federal Ronaldo Zulke (PT); o deputado estadual Valmir Comin (PP – SC); o deputado estadual Edinho Bez (PMDB-SC); Elifas Simas, presidente da Companhia Regional de Mineração (CRM); presidente do Sindicato dos Mineiros, Oniro Camilo; presidente do Sindicato dos  Mineradores, César Faria; presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Zancan, além de prefeitos e vereadores das cidades da região carbonífera.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo