Eleições 2012PolíticaPrefeitura

ELEIÇÕES 2012. Pode apostar: Farret deve ser o primeiro secretário a se afastar

Farret sairia em hora considerada boa, administrativa e politicamente (foto João Vilnei)

A fonte é boa: José Farret deixará a secretaria da Saúde tão logo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), contígua à Casa de Saúde, for inaugurada. A expectativa mais otimista é que isso aconteça no final de fevereiro. E será, de certa forma, um presente ao (muito) criticado secretário, que deixará o cargo num instante de vitória político/administrativa. Nesse caso, o também vice-prefeito se afastaria antes dos demais candidatos em outubro – pelo menos outros seis integrantes do secretariado se incluem na possibilidade.

A ideia é que Farret, liberado das atividades à frente da secretaria de Saúde, mas ainda vice-prefeito (condição da qual não precisa se afastar), estará mais livre para fazer política eleitoral, sendo o pelotão avançado da campanha da reeleição de Cezar Schirmer, com quem tornará a formar dobradinha.

Não se sabe, ainda, quem será o substituto de Farret, na Saúde. Mas a tendência é por uma escolha técnica. Aliás, deve ser o mesmo critério utilizado na substituição dos outros secretários-candidatos, embora muitos deles pressionem pela colocação de alguém capaz de dar continuidade ao trabalho do dia-a-dia, mas sem descuidar da questão política.

De todo modo, até onde foi possível apurar, Schirmer ainda não bateu o martelo sobre nada a respeito. Nem mesmo sobre a data das substituições. Que, exceto Farret na Saúde e no Escritório da Cidade, em que uma solução precisa ser dada ainda em janeiro, deverá acontecer mesmo no final do prazo legal. O que significa a manutenção dos atuais titulares até o início de abril. A conferir!”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

16 Comentários

  1. acho que tem gente demais querendo se manter no cargo ou ganhar um cargo melhor. Não é preciso ser envolvido politicamente prá ver os problemas na saúde. E não é falta de dinheiro, até porque veio um monte de emendas, muitos recursos federais e ainda assim temos falta de um planejamento. Será que na “Casa Rosada” não tem alguém querendo que o Dr. fique mal com a comunidade, principalmente os usuários da saúde pública, onde o Farret tem seu carro chefe de votos???????????????? É de se pensar nisso, mas com muito cuidado.

  2. Aos que defendem as ¨melhorias¨na saúde que as citem,samu não é exclusividade SM,upa também não.hospital regional,não veio antes por birra política,reformas nos postos de saúde com emendas parlamentares,de novo a reprovação do cons. munic. de saúde e devolução de verbas…

  3. Penso que a SMS necessita de um gestor com visão de que a gestão da saúde pode sim dar lucro; lucro em forma de resultados rápidos e efetivos na aplicação dos recursos públicos oriundos da contribuição de cada cidadão. Recursos que devem ser transformados em acolhimento digno, eficiente e exemplar em todas as unidades de saúde do município. Isto significa fortalecimento imediato da Atenção básica inclusive com a valorização de todos os servidores definindo um plano de cargos e salários que possa estimular a implantação e a perenidade da Carreira Municipal da Saúde, aquela em que os atuais componentes e os que virão sejam estimulados à atualização permanente nunca esquecendo os juramentos que norteiam a conduta dos profissionais da saúde. A premissa “Ouvir, Ver e Tocar” ferramentas ensinadas na Semiologia, ciência e arte do diagnóstico deve ser implantada e cobrada de todos que pretendam promover a saúde ou curar doenças. Determinar procedimentos que possam enxugar rapidamente as enormes filas de espera (Que poderiam ser bem menores se a atenção básica fosse mais resolutiva) dos exames complementares, cirurgias e especialidades médicas. A estrutura para tratar as doenças já existentes e as que estão retornando a exemplo da tuberculose, sífilis, hanseníase entre outras além da estrutura hospitalar já implantada na Casa de Saúde e o aumento significativo no número de leitos será notável tão logo concluída. Os 130 novos leitos SUS no complexo do Hospital de Caridade batizado como Hospital Alcides Brum qualificam e dignificam os serviços do SUS que ali serão prestados. O SAMU já em funcionamento a UPA e o Hospital Regional que breve virão são demonstração da força política de santa-marienses como Cezar Schirmer, Paulo Pimenta e Jorge Pozzobom que deram enorme contribuição para implantação destes notáveis programas em Santa Maria. Estruturas para combater e tratar as doenças que prontas reconduzirão nossa Santa Maria a liderar e ser referência no segmento saúde na região e no estado. O novo gestor terá apenas que restabelecer o diálogo com os servidores e isto significa valorizá-los inclusive nos critérios de escolha das suas chefias imediatas e que estas chefias possam ser indicadas não apenas pelo critério político mas também do conhecimento técnico e da formação tão importantes para a qualidade do atendimento na porta de entrada do sistema de saúde; os postos onde se apresenta o cidadão fragilizado pela doença! É aí que a chefia ( e também aqui que devem estar os tecnicos preferencialmente Servidores!) deve ser exemplar sob todos os aspectos para que o cidadão seja acolhido e que os servidores possam desenvolver seu trabalho de forma segura. “Tenha a liderança da trincheira e ganharás o combate contra a doença!”
    Farret um técnico! Fez o que pode como Doutor! Agora é salutar que fique com a Política na qual é Mestre!!

    Moacir da Rosa Alves
    Cirurgião-dentista

  4. Esse Rejane queria cargo na Prefeitura e não conseguiu, agora inveja o Farret!! Estou esperando alguém citar o quanto fez pela cidade e principalmente pela saúde mais que o FARRET! Em 03 anos de Secretário de Saúde fez muito mais que o Valdeci, PT e seus 08 ANOS!!!

  5. Impressionante a INVEJA das pessoas aqui com o Dr Farret. Todos nós sabemos que ninguém é perfeito, não seria o Dr Farret diferente. Mas, não há como negar que Santa Maria deve muito ao FARRET, os que criticam são os mesmos que o invejam. Nenhum outro Secretário de Saúde fez tanto e melhor que o FARRET. Sem falar que ninguém conhece a cidade como ele.

    Abraços,

    Anderson Monteiro

  6. A oposição bateu forte e conseguiu vantagens,quando no governo do estado ao invés de concorrer com Olívio a reeleição,concorreu com Tarso,disseram a época que o propio pt não aprovava seu governo.O caso pode ser o mesmo,a coligação não aprovou o secretário de saúde,que foi eleito como o salvador,e na verdade não salvou nada…

  7. -Quem nunca deveria ter”entrado” não deveria estar de saída. Que diferença faz mexer nas lesmas atadas da inércia a 273 dias das eleições?

  8. “expectativas mais otimistas”!?A UPA já deveria estar atendendo os mais de 600 pacientes por dia.Mas a politicagem fala mais alto e daí vão fazer uma”grandiosa inauguração” para prestigiar o Farret.Este grande admnistrador da cidade e da saúde santamariense.Haja paciência!Fala sério!

  9. Já no malfadado e constrangedor episódio das vacinas(lembram?), o nobre secretário já deveria ter pedido o boné.Como diz a gurizada; “demorou”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo