Marcha. Vereadores da Quarta Colônia repetem 2006 e vão hoje em peso para Porto Alegre
Um dos grandes enroscos que tive com os vereadores de Santa Maria, ano passado, foi porque tive a petulância de elogiar os edis da Quarta Colônia. Enquanto os daqui formaram comissão para discutir a criação de uma associação, os da região da colonização fundaram, criaram estatuto, elegeram diretoria e até fizeram a 1ª Marcha à Capital.
Quase uma centena de vereadores. Esse o número aproximado de integrantes da caravana que invadiu Porto Alegre, em meados de 2006. Foram a órgãos públicos, recebidos no Palácio Piratini e acarinhados na Assembléia Legislativa. Com resultados óbvios. Se não de curto, com certeza no médio e longo prazo isso haverá de redundar em benefícios para a comunidade da Quarta Colônia e adjacências.
Pois agora, em 2007, o fenômeno deverá se repetir nesta quarta-feira. É verdade que o clima talvez não seja lá tãão favorável – dada a crise das finanças públicas e as dificuldades políticas óbvias enfrentadas pela governadora Yeda Crusius.
Mas, na pior das hipóteses, a Quarta Colônia vai marcar posição. Dê uma olhada no texto distribuído pela assessoria da entidade que reúne os edis da região e confira você mesmo:
Está tudo preparado para a Assembléia Legislativa dos Deputados do RS, sediar a II Marcha à Capital. Esse evento é uma promoção do PLQC&R – Poder Legislativo da Quarta Colônia e Região, e tem como objetivos a qualificação dos parlamentos municipais, o auxilio desse Poder para o desenvolvimento de cada cidade e a região e a aproximação dos órgãos estaduais e federais com os Poderes Legislativos Municipais.
Estão programado espaços para as seguintes secretarias e instituições: Secretarias de Saúde, Infra-estrutura, Educação, Cultura, Fazenda, Habitação, Segurança, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Abastecimento, e as instituições estaduais CORSAN e FEPAM e a federal ANATEL.
Cada tema/pleito será apresentado por um vereador de uma das cidades membros e seguida da apresentação da autoridade convidada.
As cidades que compõe o PLQC&R são Agudo, Cerro Branco, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Ivorá, Nova Palma, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins. Está confirmada a presença de 95% dos vereadores, participação esta semelhante à da I MARCHA acontecida em abril de 2006.
Em 2006 a Coordenação do PLQC&R foi da Câmara de Agudo, neste ano, 2007, está com Silveira Martins e 2008 está prevista para a Câmara de Faxinal do Soturno.
COMENTÁRIO (IMPERTINENTE) CLAUDEMIRIANO: Alguém aí tem notícia da tal comissão que pretendia integrar, a partir de Santa Maria, os vereadores da região? Aliás, onde está a entidade que se buscava criar? Será que vão revisar a crítica feita por este jornalista, à época? (Não, não precisa, deixa assim mesmo, por favor.)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.