EconomiaNegócios

NUNCA ANTES. Santa Maria emplacou 5.783 carros “0 Km” em 2011, e mercado bate recorde de 2009

O próprio sítio considerava, em nota publicada no início do ano passado, “IRREPETÍVEL”  o desempenho do mercado de veículos “zero quilômetro” registrado em 2009. Então, foram emplacados em Santa Maria nada menos que 5.638 carros (entre automóveis e comerciais leves).

Pois bem, depois de um bom momento em 2010, apesar da leve queda em relação ao ano anterior (foram 5.331 unidades), 2011 voltou a bombar. E, incrivelmente, superar as vendas e emplacamentos de 2009. Isso mesmo. Conforme ANTECIPEI no final da tarde passada, e tendo como fonte o “Renavan”, foram emplacados em Santa Maria, no ano passado, nada menos que 5.783 “0 km”. E o próprio mês de dezembro também apresentou um acréscimo, comparado ao período anterior: 600 agora, 581 em 2010.

Não se sabe o que acontecerá em 2012. Mas o editor não ousa mais afirmar que o visto no ano passado seja “irrepetível”. É bom aguardar, antes de fazer uma previsão mais precisa. Mas algo, sim, é possível afirmar: as autoridades públicas devem, urgentemente, rever conceitos e, mais, projetar uma cidade com 150 mil veículos circulando muito em breve – aí incluídas as motocicletas e os comerciais pesados (se estes, claro, continuarem sendo permitidos na zona urbana).

É fato que, ainda que o sítio não disponha dos números oficiais totais, somando tudo foram pelo menos 8 mil veículos emplacados na comuna, em 2010. Ora, isso significa mais de 40 quilômetros de um potencial engarrafamento – basta que se coloque um desses carros novos atrás do outro e se terá um cenário aterrador.

Trata-se de responsabilidade da qual o gestor não pode fugir. Inclusive porque o mercado de automóveis é fundamental para o desenvolvimento da cidade, tanto na geração de riquezas e renda quanto na de empregos. E não se pode prescindir disso.

OBSERVAÇÃO: nas tabelas publicadas em meio a esta nota você tem o desempenho acumulado no ano passado e em dezembro, inclusive com o desempenho individual de cada marca comercializada em Santa Maria.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo