EconomiaPolítica

OTIMISMO. Dilma reúne ministros para cortar gastos. Mas cenário da inflação é positivo

A presidente Dilma Rousseff reúne, nesta segunda-feira, seus ministros e demais assessores de primeiro escalão. Deve determinar as diretrizes e prioridades a serem seguidas em 2012 – três dias depois de ter sancionado o orçamento anual, com corte superior a R$ 60 bilhões.

Terá disponível uma série de dados. Inclusiva a projeção dos analistas do mercado financeiro. Os doutos, como o editor os qualifica, começaram o ano de maneira bem otimista. Tanto que, a cada semana, ouvidos pelo Banco Central, para a edição do boletim “Focus”, têm prognosticado quedas na perspectiva de inflação.

Não foi diferente hoje, inclusive com a manutenção da PROJEÇÃO do Produto Interno Bruto acima dos 3% para 2012. E a inflação? Os detalhes estão no material da Agência Brasil, em reportagem de Kelly Oliveira. Acompanhe:

Focus: projeção de analistas financeiros para inflação de 2012 cai pela oitava semana seguida

A projeção de analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 2012, caiu pela oitava semana seguida. Desta vez, a estimativa passou de 5,3% para 5,29%. Para 2013, a expectativa foi mantida em 5%, também pela oitava semana consecutiva. Essas projeções estão acima do centro da meta de 4,5%, mas abaixo do limite superior de 6,5%.

Cabe ao BC perseguir essa meta de inflação estabelecida pelo governo. Um dos instrumentos para controlar os preços é a alteração na taxa básica de juros, a Selic. O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC reduz a Selic para estimular a atividade econômica ou eleva a taxa quando avalia que a economia está muito aquecida, com alta dos preços. Nesse caso, o Copom sobe a taxa para incentivar a poupança, desestimular o consumo e segurar a inflação…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo