Arquivo

Na contramão. Zero Hora pretende cobrar de quem quiser ler, na internet, a versão impressa

Não é novidade. Desde que entrou no ar a nova página de Zero Hora (do grupo RBS) na internet, o jornal já deixou claro que pretende, em futuro próximo, cobrar dos que desejarem ler, pela rede, a versão impressa da publicação – que hoje é liberada para todos os internautas.

 

A ZH.Com, inclusive, por seus dirigentes, já anunciou estar cogitando cobrar, dos interessados, cerca de metade do que custa a assinatura do jornal impresso. É um direito inalienável de Zero Hora cobrar o seu conteúdo. E, certamente, deve ter feito os estudos adequados para chegar a essa decisão. No entanto, uma coisa é certa, o jornal gaúcho (como já acontece com o Correio do Povo, hoje controlado pela Rede Record, que só possibilita o acesso, na internet, as assinantes da versão impressa) está na contramão.

 

Como? Isso mesmo. Os principais jornais do planeta, inclusive os de maior credibilidade, estão indo exatamente no caminho inverso, abrindo não apenas o conteúdo de suas edições “normais”, como também franqueando o arquivo para os internautas. O mais novo grandão a aderir à liberação é o El Pais, loooonge, o melhor e mais conceituado jornal da Espanha. Antes, isso já havia acontecido, também, com os tradicionalíssimos periódicos norte-americanos, New York Times e Wall Street Journal, e o britânico Financial Times.

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a nota “El País de graça na internet”, publicada por Ricardo Noblat, com base em reportagem da Folha de São Paulo.

E leia, especialmente, a reportagem  “Jornal ‘El País’ decide abrir conteúdo impresso na web”, publicada pela Agência Estado.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo