Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Saúde

UPA. Unidade abre as portas na segunda quinzena de março

POR MAIQUEL ROSAURO
Texto: Fabricio Minussi
Foto: João Alves

O prefeito Cezar Schirmer e a diretora da Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), irmã Ubaldina Souza e Silva, assinaram, na manhã de ontem (14), convênio estabelecendo a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro Perpétuo Socorro, à entidade franciscana. A assinatura ocorreu na área verde situada em frente à UPA e, a partir do convênio, a Sefas será responsável pelo gerenciamento e execução dos serviços de urgência da unidade pelo período de 12 meses, com o prazo podendo ser prorrogado pelo período de 60 meses.

A Sefas receberá, por mês, R$ 499.973,60 (R$ 5.999.683,20 por ano) para garantir a gestão e o atendimento à pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os recursos são provenientes do Governo Federal, Governo Estadual e Prefeitura de Santa Maria. A previsão é que a UPA abra as portas a partir da segunda quinzena do mês de março. A unidade irá funcionar 24 horas e proporcionará aproximadamente 500 atendimentos médicos ao dia, o que irá dobrar a média de consultas diárias em Santa Maria.

Unidade irá proporcionar cerca de 500 atendimentos médicos ao dia

A unidade de Santa Maria irá ocupar uma área total de 1,4 mil metros quadrados, com estrutura para atender a população com salas de consultórios para diagnósticos, tratamento terapêutico, observação, atendimento de urgências e emergências. O funcionamento será de segunda-feira a domingo, inclusive feriados. A UPA também contará com serviços laboratoriais, raios-X e pequenas cirurgias.

O ato foi prestigiado pelo secretário de Município da Saúde e vice-prefeito José Haidar Farret, secretários de governo, vereadores Maria de Lourdes Castro, Admar Pozzobom e Luiz Carlos Fort, representantes dos deputados estaduais Jorge Pozzobom e Valdeci Oliveira, e do deputado federal Paulo Pimenta, funcionários do Hospital Casa de Saúde e agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Em seu pronunciamento, o prefeito Schirmer lembrou as ações e conquistas da cidade na área da saúde nos últimos três anos e que a UPA chega para qualificar o atendimento de urgência aos usuários do SUS de Santa Maria. Nesse contexto, também citou o papel e as parcerias desenvolvidas com a Sefas.

“Aqui ao lado está o Hospital Casa de Saúde. Há três anos eram 38 leitos SUS e agora vamos chegar a mais de 160 leitos com a administração da Sefas. Na região Oeste, o Hospital Regional estará com as obras concluídas até julho. O Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo também está inserido nesse processo, passando a oferecer, nos próximos meses, mais 130 já contratualizados com o Governo do Estado. Com isso, em breve, chegaremos a 800 leitos SUS”, disse o prefeito.

Schirmer lembra que a UPA em funcionamento desafogará os outros pronto-atendimentos (PAs) da cidade (Patronato e Tancredo Neves) e o Pronto Socorro (PS) do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). “Com as demais obras de reforma, ampliação e construção de novas unidades de saúde que estamos promovendo, a cidade voltará a ser o que era há cerca de 30 anos: uma referência regional na área da saúde”, disse Schirmer.

Em seu pronunciamento, Farret citou o quanto a Prefeitura vinha sendo criticada pela demora no funcionamento da UPA. “Recebemos a obra do Governo do Estado com a rede elétrica e adequações a serem realizadas. Isso demanda tempo. Mas não esmorecemos nos nossos esforços e aqui estamos, celebrando o convênio com a Sefas e contando os dias para que a UPA possa abrir as suas portas e qualificar ainda mais o atendimento na saúde municipal”, disse o vice-prefeito e secretário de Município da Saúde.

Ao assinar o convênio com a Prefeitura, a diretora da Sefas referiu-se àquele momento como “impar na saúde da cidade”. Irmã Ubaldina salientou que “tudo está contribuindo para que seja realizado um bom trabalho no atendimento às demandas que surgiram na UPA. Este é um anseio da população. Fizemos um esforço para chegarmos onde estamos, assumindo um importante compromisso com a Prefeitura e os santa-marienses. Agora vamos retribuir a confiança”, disse a religiosa.

Após o ato de assinatura do convênio, as autoridades e imprensa conferiram as instalações da UPA, em fase final de acabamento.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. FABIO :

    empreendedor :

    FABIO :ta, e antes de receber a UPA. nao sabiam que tinha q fazer a rede eletrica? duvido, se nao sabiam e pq nao estavam nem ai pro processo de construcao, e se sabiam… alias… todo mundo sabe que as concretizacoes de obras e investimentos sao sempre pro ultimo ano de mandato, logico, ninguem e burro ne!? ou é? simples. se realmente pensar so na populacao , a UPA estaria pronta ano passado, mas como pensam no voto e sabem que a memoria do povo e curta. a upa nao teria importancia em uma eleicao daqui 2 anos.. simples… MEU voto sempre e jogado fora. porque ninguem , nenhum, pensa no povo, na cidade,em primeiro lugar. nenhum. e se pensar assim, nao pode ser politico. porque politica e uma corja repugnante, mas tao repugnante que me da nauseas.

    Caro Fábio. Antes de tecfer qualquer comentário é bom estar bem informado sobre o assunto, sob risco de escrever besteira. E a internet tu sabe como é: aceita qualquer coisa e a partir do momento em que se publica uma mentira ela passa a ser verdade. E é a bem da verdade que esclareço que a instalação da rede elétrica era de responsabilidade do Estado, que preferiu não fazer a obra e repassou a responsabilidade (e o recurso) para o município. A licitação foi aberta. As empresas habilitadas. As propostas analisadas. O prazo recursal aberto. A empresa vencedorea, só então, pôde fazer a obra da rede elétrica, num processo tocado pela Prefeitura. E se as náuseas persistirem, em março, procura uma unidade básica de saúde para consultar. Não faça como muitos desinformados que liguam para o SAMU, reclamam da demora no atendimento que não é de urgência, e são levados para o PA e, novamente reclamam da demora do atendimento, que deveria ser feito lá na atenção básica. Estando bem informado evita de escrever asneiras e até ajuda no atendimento à saúde.

    Caro Empreendedor, primeiro, o SAMU nao atende qualquer ocorrencia.. sei porque tenho fonte pessoal ligada ao SAMU, segundo, cite a data que o governo do estado deixou de fazer a rede eletrica e passou pro municipio. quero a data exata, pra saber se foi antes ou depois da UPA pronta. exceto a rede eletrica.SEGUNDO, gracas mas eu nao preciso da rede publica de saude, porque, no Brasil ela nao existe, se nos privados eles nao dao a atencao devida a quem chega la. fato, e tenho como comprovar, portanto, se vc me informar a data exata da desistencia do estado , passando a verba e a responsabilidade ao municipio, e essa condizendo com a data pos termino da construcao da UPA. retiro o que falei. agora se a data for inferior a entrega da UPA. asneira falou vc aqui.

    Sou um defensor ferrenho do SUS e seus profissionais. Talvez o senhor deveria dar uma circulada pelas unidades básicas para ver o atendimento de um modo geral e não servir de boi de canga. Minha esposa fez retirada de cálculo pelo SUS, teve a minha filha pelo SUS. Eu já recorri várias vezes aos profissionais da saúde pública e fui bem atendido pelo SUS. Saia do seu mundinho de plano privado de saúde e vai conferir a realidade. Te garanto: o melhor plano de saúde no Brasil é o SUS. Quanto a data em que a UPA foi entregue sem as adequações físicas e rede elétrica foi no último dia do Governo Yeda. Depois, veio a elaboração dos projetos, as licitações, os recursos e, finalmente, as obras. Quanto ao SAMU: as pessoas ligam para o 192 e na hora, querem o atendimento e os profissionais, como lidam com vidas, atemdem. Mas como o senhor tem plano privado, não precisa do SAMU. Concordo com relação à população estar bem informada e isso significa coerência até nos teus e meus comentários neste site. Fico feliz que tenhas entendido o recado, mesmo que pela metade. Abraço.

  2. Bom dia a todos.
    Será que a cumpanherada ainda não se deu conta que a Boca do Monte havia cansado do Governo PTista, e pelo jeito ainda continua, e continuará bem depois do segundo turno,risos. Não fosse assim haveriam votado no Candidato do PT para acabar as obras começadas e tantas outras feita pelo Governo atual. Gente, como voces diziam do LULLA, deixem o Schirmer trabalhar! Agora me permitam um conselho, votem no atual prefeito nas próximas eleições, deem a ele 8 anos no Paço Municipal e depois sim façam as comparações com o governo de voces. eheheheheheheheh

  3. empreendedor :

    FABIO :ta, e antes de receber a UPA. nao sabiam que tinha q fazer a rede eletrica? duvido, se nao sabiam e pq nao estavam nem ai pro processo de construcao, e se sabiam… alias… todo mundo sabe que as concretizacoes de obras e investimentos sao sempre pro ultimo ano de mandato, logico, ninguem e burro ne!? ou é? simples. se realmente pensar so na populacao , a UPA estaria pronta ano passado, mas como pensam no voto e sabem que a memoria do povo e curta. a upa nao teria importancia em uma eleicao daqui 2 anos.. simples… MEU voto sempre e jogado fora. porque ninguem , nenhum, pensa no povo, na cidade,em primeiro lugar. nenhum. e se pensar assim, nao pode ser politico. porque politica e uma corja repugnante, mas tao repugnante que me da nauseas.

    Caro Fábio. Antes de tecfer qualquer comentário é bom estar bem informado sobre o assunto, sob risco de escrever besteira. E a internet tu sabe como é: aceita qualquer coisa e a partir do momento em que se publica uma mentira ela passa a ser verdade. E é a bem da verdade que esclareço que a instalação da rede elétrica era de responsabilidade do Estado, que preferiu não fazer a obra e repassou a responsabilidade (e o recurso) para o município. A licitação foi aberta. As empresas habilitadas. As propostas analisadas. O prazo recursal aberto. A empresa vencedorea, só então, pôde fazer a obra da rede elétrica, num processo tocado pela Prefeitura. E se as náuseas persistirem, em março, procura uma unidade básica de saúde para consultar. Não faça como muitos desinformados que liguam para o SAMU, reclamam da demora no atendimento que não é de urgência, e são levados para o PA e, novamente reclamam da demora do atendimento, que deveria ser feito lá na atenção básica. Estando bem informado evita de escrever asneiras e até ajuda no atendimento à saúde.

    Caro Empreendedor, primeiro, o SAMU nao atende qualquer ocorrencia.. sei porque tenho fonte pessoal ligada ao SAMU, segundo, cite a data que o governo do estado deixou de fazer a rede eletrica e passou pro municipio. quero a data exata, pra saber se foi antes ou depois da UPA pronta. exceto a rede eletrica.SEGUNDO, gracas mas eu nao preciso da rede publica de saude, porque, no Brasil ela nao existe, se nos privados eles nao dao a atencao devida a quem chega la. fato, e tenho como comprovar, portanto, se vc me informar a data exata da desistencia do estado , passando a verba e a responsabilidade ao municipio, e essa condizendo com a data pos termino da construcao da UPA. retiro o que falei. agora se a data for inferior a entrega da UPA. asneira falou vc aqui.

  4. Um ano. Este parece ser o prazo mínimo para que a Prefeitura Municipal consiga se desvencilhar das amarras de uma gestão ineficiente da saúde local e colocar em funcionamento os programas desenvolvidos pelo Governo Federal.

    Assim foi com o SAMU, que permaneceu inoperante por mais de um ano após a chegada das ambulâncias destinadas pelo Ministério da Saúde. Assim é com a UPA, que ficou mais de ano com as suas instalações físicas concluídas esperando pela tal instalação elétrica. Deve ter sido a instalação elétrica que mais demorou a ser concluída em Santa Maria, isso que os recursos para a realização dos serviços vieram do Governo do Estado. Algo em torno de R$ 400 mil.

    Logo no início das obras da UPA, assisti ao Prefeito Schirmer exaltando o fato de que teríamos aqui em Santa Maria a primeira UPA do Estado. Não aconteceu. Devido à morosidade administrativa, fomos superados por Novo Hamburgo que inaugurou sua UPA em setembro de 2011 e também por Bom Princípio que inaugurou a segunda UPA do RS em novembro passado.

    Certamente nestes dois municípios gaúchos, que iniciaram a construção de suas UPA’s bem após Santa Maria, a eficiência administrativa e o respeito com os munícipes foram maiores que aqui. Sabendo que a UPA tem capacidade de fazer 500 atendimentos diários, aqui em Santa Maria deixaram de ser realizados aproximadamente 195 mil atendimentos desde janeiro de 2011. Isso não tem recuperação. Isso está na conta da Administração Schirmer e Farret.

    Teriam outras questões a serem tratadas, mas indico a leitura de um artigo do Sr. Carlos Costabeber, publicado aqui no site em 23 de maio de 2011:

    https://claudemirpereira.com.br/2011/05/saude-em-santa-maria-estamos-na-uti-carlos-costabeber/

  5. FABIO :ta, e antes de receber a UPA. nao sabiam que tinha q fazer a rede eletrica? duvido, se nao sabiam e pq nao estavam nem ai pro processo de construcao, e se sabiam… alias… todo mundo sabe que as concretizacoes de obras e investimentos sao sempre pro ultimo ano de mandato, logico, ninguem e burro ne!? ou é? simples. se realmente pensar so na populacao , a UPA estaria pronta ano passado, mas como pensam no voto e sabem que a memoria do povo e curta. a upa nao teria importancia em uma eleicao daqui 2 anos.. simples… MEU voto sempre e jogado fora. porque ninguem , nenhum, pensa no povo, na cidade,em primeiro lugar. nenhum. e se pensar assim, nao pode ser politico. porque politica e uma corja repugnante, mas tao repugnante que me da nauseas.

    Caro Fábio. Antes de tecfer qualquer comentário é bom estar bem informado sobre o assunto, sob risco de escrever besteira. E a internet tu sabe como é: aceita qualquer coisa e a partir do momento em que se publica uma mentira ela passa a ser verdade. E é a bem da verdade que esclareço que a instalação da rede elétrica era de responsabilidade do Estado, que preferiu não fazer a obra e repassou a responsabilidade (e o recurso) para o município. A licitação foi aberta. As empresas habilitadas. As propostas analisadas. O prazo recursal aberto. A empresa vencedorea, só então, pôde fazer a obra da rede elétrica, num processo tocado pela Prefeitura. E se as náuseas persistirem, em março, procura uma unidade básica de saúde para consultar. Não faça como muitos desinformados que liguam para o SAMU, reclamam da demora no atendimento que não é de urgência, e são levados para o PA e, novamente reclamam da demora do atendimento, que deveria ser feito lá na atenção básica. Estando bem informado evita de escrever asneiras e até ajuda no atendimento à saúde.

  6. ta, e antes de receber a UPA. nao sabiam que tinha q fazer a rede eletrica? duvido, se nao sabiam e pq nao estavam nem ai pro processo de construcao, e se sabiam… alias… todo mundo sabe que as concretizacoes de obras e investimentos sao sempre pro ultimo ano de mandato, logico, ninguem e burro ne!? ou é? simples. se realmente pensar so na populacao , a UPA estaria pronta ano passado, mas como pensam no voto e sabem que a memoria do povo e curta. a upa nao teria importancia em uma eleicao daqui 2 anos.. simples… MEU voto sempre e jogado fora. porque ninguem , nenhum, pensa no povo, na cidade,em primeiro lugar. nenhum. e se pensar assim, nao pode ser politico. porque politica e uma corja repugnante, mas tao repugnante que me da nauseas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo