Dez – por Bianca Zasso
Meu primeiro contato com o mundo do cinema se deu dentro de casa, já que meus pais e avós sempre foram chegados em ver e comentar o assunto. Filmes e diretores eram o tema de muitas das nossas conversas e meu avô até hoje, aos 82 anos, encara uma maratona de discussão cinéfila comigo. Eu de um lado defendendo o cinema japonês e ele do outro, contando as inúmeras vezes que saiu de casa para assistir uma aventura estrelada por Edward G. Robinson. Foi assim que nasceu em mim a paixão pelo cinema. Mas paixões, para durarem, precisam evoluir. E esta evolução aconteceu dentro do Cineclube Unifra.
Desenvolvido por alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Franciscano, o projeto Cineclube Unifra completa este mês 10 anos de atividades e uma programação especial está programada. Durante todo o ano de 2012, antigos integrantes do Cineclube vão poder participar de um revival, escrevendo releases, comentando filmes e criando cartazes.
Receber um convite para voltar num tempo nem tão distante e reviver momentos inesquecíveis sempre mexe com a gente. Ainda mais para mim que tive, por meio do cineclube, a oportunidade de conhecer filmografias, rever clássicos de todos os tempos e entender melhor o que há por trás do “luz, câmera, ação!”. Para quem não sabe, um dos principais objetivos de um cineclube é criar público e dar a oportunidade das pessoas conhecerem filmes que em cinemas comerciais não teriam vez. Muito mais do que sentar confortavelmente na poltrona e entrar na história, ver um filme num cineclube é discutir, aprender e ir além das imagens. A gente aprende que certos filmes, assim como certos livros, possuem entrelinhas.
Para iniciar as comemorações, o Cineclube abre 2012 com o ciclo Águas de Março, com filmes onde a água é um personagem ou o cenário principal. Na estreia, a tela será tomada por um clássico do cinema de horror que fez muita gente fugir do mar nos anos 70. Tubarão, dirigido por Steven Spielberg deu novo fôlego aos chamados “filmes de mostro” ao causar medo com a simples insinuação da proximidade do predador. O resultado foi o sucesso e uma série de cópias, mas nenhuma chegou perto do impacto da versão original.
Além de festejar o sucesso das sessões, o Cineclube Unifra vai ganhar um novo local para suas sessões. Desde seu início, as exibições ocorriam no Salão Azul do Campus I instituição de ensino, localizado na rua Andradas. Agora, o ponto de encontro dos cinéfilos será no Salão Acústico do Conjunto III, na rua Silva Jardim.
Pulando de Hollywood para o Irá, as comemorações de aniversário do Cineclube Unifra me fizeram lembrar de outro grande filme. Dez, além de ser a idade do Cineclube, é também o nome de uma produção do diretor iraniano Abbas Kiarostami, um talento do oriente que eu conheci por meio das atividades do projeto. Espero que, assim como os bons filmes, o Cineclube Unifra tenha vida longa. A Sétima Arte agradece.
Tubarão (Jaws)
Ano: 1975
Direção: Steven Spielberg
Dia: Sábado, 17 de março
Horário: 15h
Local: Salão Acústico do Conjunto III (Silva Jardim, 1175)
ENTRADA FRANCA
Parabéns ao Cineclube UNIFRA e a tod@s que participam de sua organização. Parabéns ao público que prestigia os debates e as exibições. Quem venham mais 10… 10… 10… e muitos anos de fruição cinemográfica. Abraço.