Eleições 2012PartidosPolíticaPrefeitura

ELEIÇÕES 2012. Saiba por que Schirmer e seus aliados tanto querem que Pozzobom fique fora da disputa

Há entendimento, entre os apoiadores de Cezar Schirmer (e certamente chancelados pela opinião dele, embora não a exponha publicamente), que o prefeito tem todas as condições de se reeleger. Isso ainda que tivesse que enfrentar, ao mesmo tempo, um dos nomes principais do PT (fosse ele Valdeci Oliveira, Paulo Pimenta ou Fabiano Pereira) e também Jorge Pozzobom, do PSDB.

Mas, também é consensual, fica menos difícil, e até mais barato (afinal, uma campanha custa dinheiro) se os petistas concorrerem com outro nome – hoje, o mais provável, é o da vereadora Helen Cabral. Mais ainda se conseguir reunir em torno de Schirmer, além dos aliados de 2008, outros partidos que, então, apoiaram Pimenta. Até aqui, embora faltando mais de três meses para as convenções, já teria conquistado pelo menos, entre as siglas minimamente relevantes, o PTB e o PR. Portanto, mar de brigadeiro.

A dúvida que persiste é se o PSDB e Jorge Pozzobom vão ou não para a disputa. Especialmente se, como parece cada vez mais óbvio, ninguém da tríade petista for para o jogo. Há intensa discussão de bastidores visando, por parte dos governistas, impedir que o deputado tucano compareça à disputa. Isso significa temor a Pozzobom? Não, necessariamente, como se viu lá no primeiro parágrafo.

Então, se não temem, por que tanto se movimentam Schirmer e o PMDB para evitar a eventual candidatura do deputado? E, mais que isso, soltam na mídia, numa clara “plantação”, a “notícia” de que, se ele concorrer, em 2014 José Farret e o próprio Schirmer (se perder) ou alguém em quem ele se empenhe na campanha, seriam jogados à disputa para a Assembleia, comprometendo a reeleição de Pozzobom? Aliás, ameaça furada. Até as pedras sabem que Farret não quer mais concorrer a nada, exceto a vice-prefeito neste ano. E Schirmer também não – vai para vôos mais elevados ou se aposenta. De todo modo, isso acaba minando as bases partidárias do tucano. Sem falar na retirada (e isso, sim, é real e até adequado politicamente) dos cargos de confiança hoje ocupados.

Mas, por que Schirmer e PMDB não querem Pozzobom candidato, mesmo? Por uma singela razão: minimizar riscos. Simples assim. Para ter ideia do que isso significa, lembram das disputas presidenciais Lula x Alckmin (em 2006) e Dilma x Serra (em 2010)? Por que Lula, antes, e Dilma, depois, não queriam segundo turno, embora soubessem que venceriam, como venceram? Pelo custo político (mais alianças aqui e ali) e financeiro (mais dinheiro na campanha) que isso significaria. Só por isto. É o caso de Schirmer agora. Só isso. E nada mais. Ponto.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. Sr Rejane ( só descobri a pouco tempo que o Sr era homem, pelo nome sempre pensei que fosse uma senhora, já me dirigi ao Sr algumas vezes como sendo do sexo feminino, desculpe-me! Pessoas idosas devem ser perdoadas, é o meu caso) Mas o motivo da minha observação é outra . Sempre que posso leio os comentarios do Sr e percebo um fundo de mágoa, rancor, será que o Pref Schirmer lhe prometeu algo e não cumpriu? Desculpe-me mais uma vez a franquesa mas aos 60 anos me dou o direito de falar o que penso
    @Rejane Flores da Costa

  2. Se na hora da eleição o pozzobom estiver em segundo, a companheirada vota em peso nele só pra matar o Schirmer.
    Não duvido que o Schirmer fique em 3o lugar.

  3. -Um inteligente PMDBista disse após a derrota do favorito Tobias que “Grito e Grana” não ganha eleição. Se o nosso Intendente tem massiva publicidade da Imprensa Chapa Branca(com o dinheiro publico é claro) tanto apoio popular e mais os 15 mil votos do vice Farret, Porque tanta preocupação? E quem duvida que o PT se unam e venha com o Deputado Valdeci? Se não Prefeito BOM é o JorgePozzoBOM.

  4. Pozzobom é o unico que pode vencer o senhor prefeito cesar , Pozzobom pode fazer um governo melhor que este governo que só pensa em eleger seus vereadores seu candidato a dep estatual que ficou na lona em 2010 , prefeito BOM e Jorge pozzobom .

  5. Queremos entender o porquê de estar dando como certo a vitória do Schirmer, mesmo com tantas coligações.
    Se quando se tem certeza que vão vencer então,porque o grande medo que pozzobom concorra .
    E mais quero perguntar porque , Schirmer fica de saia justa quando encontra em alguns eventos Pozzobom se ele é o cara não tem o porque se apavora.
    E também fiquei apavorada com uma ccs tucana da secretaria comunitária que defende mais a candidatura ,do schirmer duque a candidatura do pozzobom é de apavora certos ccs deste ki late esta moça deveria ir para o partido do prefeito é o falado fogo amigo os tucanos vão ter que avaliar seu seus indicados se vir assumi o centro administrativo.talvez a vereador Helen não tem chances de vencer . mas porem, o Deputado Jorge Pozzobom está na boca do povo e é muito querido pelos mesmos.
    E é certo que muitos ccs devem estar tremendo as pernas a estas altura.

  6. Eu não entendo o porquê de estar dando como certo a vitória do Schirmer, mesmo com tantas coligações. Creio que a Vereadora Hellen Cabral tenha poucas chances de vencer, porem, o Deputado Jorge Pozzobom está na boca do povo e é muito querido pelos mesmos.

  7. O Schirmer sabe que só tem vida mansa porque não tem oposição na Câmara e nem em muitos meios de comunicação, que no governo anterior eram altivos em apontar qualquer buraco e hoje viraram assessorias pagas da Prefeitura. Se enfrentar uma candidatura minimamente competitiva que explore as dezenas de promessas não cumpridas, especialmente no desenvolvimento e na saúde, e o fato da gestão dele ser apenas mediana num cenário econômico muito favorável a casa pode cair.

  8. Acho que não é só minimizar custos. Pozzobom pode si derrubar Schirmer. Esse é o grande medo. Me contaram que Schirmer ficou de saia justíssimas em alguns eventos que Pozzobom participou. Parece que Schirmer ficou em segundo plano, a estrela era Pozzobom, e olhem eram eventos públicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo