Eleições 2012PartidosPolítica

INCÊNDIO NO PT (2). Helen? Fabiano? Ou Werner? É a confusão instalada no partido

Dada como certa a postergação do encontro originalmente marcado para este sábado (o que se define nesta quarta, em reunião dos representantes das correntes internas, como você leu na nota imediatamente anterior, logo abaixo), a confusão petista está bem longe de acabar. Afinal, quem vai concorrer pela sigla que, afinal de contas, até três anos atrás, governava a comuna – o que fez por oito anos?

Ninguém tem condições de afirmar. Nem os petistas. O que há são vontades. E nenhuma maioria. E uma possível divisão interna como não se via, taaaalvez, desde que o partido virou grande em Santa Maria, no início dos anos 90. Assim, o que se tem é uma série de conjecturas. O editor falou com alguns líderes, de várias correntes. Tentou montar o quebra-cabeça, quem sabe capaz de oferecer ao leitor uma visão mais aproximada possível da realidade – que esta ninguéééém conhece. Nem os petistas. Assim, confira quais as possibilidades hoje possíveis, mas que não significam, é a sensação do editor, nada além de apostas. A ser confirmadas, ou não, no encontro que deverá acontecer apenas em abril.

1) Helen Cabral, do PT Amplo e Democrático, candidata a prefeito. Se o encontro fosse neste sábado, seria a escolhida. A definição do vice seria jogada para mais adiante, dependendo de eventuais alianças ou, mesmo, acordo interno.

2) Surgiu a informação (ou especulação?) nesta semana, da intenção do Partido da Pátria Livre (PPL), para fortalecer a sigla recém-nascida, lançar Werner Rempel, vereador eleito pelo PT e ex-vice-prefeito, no segundo mandato de Valdeci Oliveira, para concorrer à prefeitura.

3) A Unidade da Luta Democrática, que tem como líder maior o ex-prefeito e atual líder do governo na Assembleia, não está faceira com Helen. E aposta em duas possibilidades. Uma é convencer Fabiano Pereira a concorrer, com a vereadora de vice. Outra é buscar fora do partido um nome capaz de unir a todos. E seria exatamente o de Rempel.

4) O PT Amplo, que tem Paulo Pimenta como principal nome local e um dos grandes no Estado, só aceitaria Fabiano se, num amplo acordo estadual, a corrente ficasse com a secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Quer dizer, Tarso Genro teria que entrar no jogo. Vai fazer isso? O grupo, que individualmente é o maior da cidade, não vê com bons olhos o acordo com Rempel. Afinal, não é mais petista e significaria relegar o PT ao papel de coadjuvante, inclusive prejudicando as candidaturas à Câmara, desprovidas da propaganda do número 13 – que ficaria em segundo plano, pois apareceria mais o 54 do PPL.

5) Ninguém consegue minimamente se entender, dentro do PT. Se isso acontecesse, talvez um acordo pudesse sobrevir, garantem pelo menos dois militantes periféricos (o que não quer dizer desimportantes) nessa discussão. De maneira que há quem aposte ser possível uma disputa intestina na própria convenção da sigla, em junho.

6) Por que a definição pode ultrapassar o prazo inicialmente pretendido? Entre outras razões o prazo de desincompatibilização. Que, no caso de eleição para prefeito (ou vice), é de quatro (e não seis) meses, para secretários de Estado. Sobe para seis meses apenas no caso dos candidatos à vereança. Isso daria mais tempo para que Fabiano Pereira se decidir. Isso, claro, se o governador não exigir uma definição anterior.

RESUMO DA ÓPERA: como disse alguém, o caldo entornou no PT. E as consequências ainda são imprevisíveis. Mas nada boas, como pensam 9 entre 10 militantes da sigla.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

22 Comentários

  1. Boa noite.
    Sr Regis, primeiro a Professora Helem deve cobrar a palavra empenhada do Governador Tarso companhero de partido que prometeu o pagamento do Piso do Magistério se eleito fosse.

  2. A vantagem da Helen que na baixaria politica de denuncias estaria de ficha limpa,com facilidade de cobrar os atuais administradores e suas promessas não cumpridas e SÃO muitas…

  3. Sr. João Rocaha. Porque Saúl da Vida? Será que por nunca ter ganho uma CC? risos. Sou cidadão, com CPF, CIC e tudo mais. Vamos discutir sem apelações, respeito é bom e bonito. Apesar que pelo que vc escreveu da missa do PT vc não sabe a metade. Se vc conhecesse o PT, e tivesse andado junto desde a sua criação haveria uma outra visão desse partido,
    e dos velhos PTistas. Uma barço Senhor.

  4. por todos estes acontecimentos no PT que me desfiliei do partido é um jogo de vaidades sem compromentimento partidário á não ser o pessoal que saudade do PT de agosto 1999 quando me filiei ao partido, mas fiquem tranquilos que não vou fazer como os saúl da vida que escutam PT e saem dando contra em tudo tenho orgulho de ter sido Pt até uns dias atrás pena que O AMOR MORREU.

  5. PPL, oque seria isso, ah lembrei mais una nanico para entrar na disputa em troca cargos politicos. Morreria disse alguem, mas para mim pode existir de direito, é um barco a deriva com apenas um comandante.

  6. O negócio funciona assim: o dep. Pimenta, quem tem o maior desempenho eleitoral, tem que indicar a cabeça. O dep. Valdeci indica o vice. Indicar o ver. Werner seria a morte do PPL e a declaração de fracasso do PT SM. O sec. Fabiano, se for inteligente, fica na Justiça. Correria o risco de ter sua campanha esvaziada pelos próprios companheiros do Partido, os donos dos votos na cidade.
    Pela dignidade Petista. Helen e Valdir.

  7. Amigos SM tem um papel fundamental na politica do RS.
    Mas tem determinados petistas que estão desconstituindo seu próprio candidato(a), nesse caso tem um integrante politizado do PT que esta ficando loco e não consegue nem trabalhar mais porque ficaria fora da coordenação de campanha se a vereadora Helen for a candidata a prefeita.

  8. Lembro do DR Werner quando sextanista do curso de medicina da UFSM, até andamos juntos em algumas escaramuças, risos. Volto a dizer, continuando a atual coligação, venha quem vier levará um capote, isso a triade sabe muito bem, dai entregarem a cabeça da Helen, soh assim eles passam incolume da derrota da cumpanherada.

  9. Faça comentario coerentes dizer que a vereadora mais atuante da atualidade nao iria se reeleger, é discurso de pessoa sem noçao politica!

  10. O PT sai vitorioso em aclamar Helen Cabral pois se tornará o unico partido com varias Lideranças de grande influencia politica, parece que todos ja viram isso o que tem causado muito medo nos governistas, a vereadora petista tem Carisma, tem um bom discurso , não tem ranço politico e é a figura mais atuante na politica municipal, e enfrentara um canditado que tem uma forte rejeiçaõ nas periferias, que governou para os grandes, e outro que apoio dois governos desastrosos o de Shirmer e Yeda!!

  11. Parece que na verdade a Vereadora Helen Cabral já esta colocando medo em muitos politicos grandes de Santa Maria, Hoje a vereadora do PT é a figura mais atuante da politica de Santa Maria, oposição coerente sem gritos ou ofensas e tem um mandato proximo do povo, é parece que esta assustando e O PT faz bem em ouvir a militancia pois assim não virará um partido arcaico feito de coroneis, Tem chances e certamente assusta pois o governo esta fragilizado com o toma la da ca que esta descontentadno muitos aliados descontentes com a ma divisão do bolo, e Pozzobon depois do desastre da Yeda nao tem moral para cobral nada do governo Tarso, pois o povo parece que esquece mas não esquece.

  12. @Freud explica
    Concordo contigo, a Helen não faz 25000 votos, no caso de vir o Pozzobom , o PT ficaria em terceiro lugar o que seria um vexame, Pimenta se movimenta buscando Danrley para garantir Mortari de vice de Helen,isto seria pior ainda,essas tentativas de Pimenta nunca produziram resultados animadores, em 96 ele buscou Renan, foi um desastre! Em 2008 buscou Anita e Ovídio e consegui outro!
    O Valdeci venceu em 2000 porque foi inteligente e agrupou todo o potencial do PT com Pimenta de vice!
    A pergunta é simples: Se Pimenta com a história que tem não consegui derrotar Schirmer porque a modesta força de Helen com a insignificante força de Mortari conseguiriam isso?

  13. Dia 07/04 tá chegando e vamos ver se essa encrenca toda é só para ter mídia ou o PT vai mesmo enfretar Schirmer e Pozzobom com a Helem, que diga-se de passagem talvez nem se reelegese a vereadora. O PT marcava espaço até ficar “grande” agora faz coisa de partido pequeno.

  14. As duas maiores lideranças do PT (Valdeci e Pimenta) se mixaram, se contentaram em usar a vitrine do partido para eles. Fabiano, é uma incógnita, mas parece que também quer seguir o exemplos dos “pais”, Valdeci e Pimenta. A alternativa Werner Rempel talvez fosse uma boa alternativa. E a afirmativa de que o PT estaria relegado a um segundo plano é uma falácia. Com a candidatura Helen, o PT já entraria como coadjuvante…

  15. A única coisa que sai disso tudo é a FRITURA interna da Helen Cabral.
    Daniel Diniz é só alegria !!!!!
    #fica_a_dica

    Beijos !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo