Meio AmbientePolíticaRegião

DO LEITOR. A falta de água em Restinga e o que isso tem a ver com política. Tem?

Deixando muito claro que, se houver contraponto, e ele for enviado ao sítio, será prontamente publicado (desde que em acordo com as regras de civilidade democrática que imperam aqui), por sua óbvia importância, você lerá a seguir a correspondência eletrônica que acabo de receber, inclusive com as fotos, da leitora Elaine dos Santos. Acompanhe:

“Seca em Restinga Sêca

Prezado Claudemir,

Os grupos políticos, polarizados, que existem em Restinga Sêca, identificam-me como oposição ao atual prefeito, Tarcizo Bolzan. Na prática, eu sequer tenho partido político e apenas fui responsável pelo programa de rádio do candidato oposicionista na última eleição (que, aliás, foi meu colega de ensino fundamental e médio, lá, nos idos anos 70). Faço esta apresentação para que a “situação” não desqualifique a minha manifestação e afirme que meu propósito é, como diz o prefeito com aquele sotaque que lhe é característico: “criticar, criticar e criticar”.

Desde 6a feira, Restinga Sêca vive uma situação de “pré-racionamento”, em outras palavras, tem faltado água praticamente durante todo o dia, retornando, com “força”, na madrugada. 

Dias atrás, o prefeito esteve nas emissoras de rádio e afirmou, convictamente, que não haveria risco de racionamento, que os reservatórios da Corsan seriam abastecidos com caminhão pipa e coisa e tal. Apesar disso, o gerente da Corsan (cuja esposa é intimamente vinculada ao PMDB, ainda que ambos sejam filiados ao PT) vinha alertando para a possibilidade de racionamento caso não chovesse e as pessoas não economizassem.

Neste final de semana, a cidade “fervou”, afinal quem gosta de não ter água para banho, para lavar louça, lavar roupa ou, simplesmente, beber. Algumas pessoas foram até a barragem da Corsan, que é a mesma desde 1900 e me esqueço, nunca foi ampliada. As fotos seguem anexas para evidenciar as condições em que a barragem encontra-se. Agora, a desculpa para a situação de falta de água nas torneiras nos últimos três dias é uma suposta obra que está sendo feita para canalizar água do rio Vacacaí-Mirim para a barragem (tenho 48 anos e já se vão 48 anos – exagero!! – que sei, o Mirim seca com a menor estiagem, ou seja, não suporta abastecer a cidade).

Por que te escrevo?! Porque as pessoas ficam batendo boca via redes sociais, acusam-se mutuamente, mas a população, aquela que paga a conta, aquela que, hoje, não tomou banho, não lavou roupa, não lavou louça, silencia como “bois cordatos” que somos. Eu não consigo, preciso, pelo menos, ter a certeza que “gritei”, que me manifestei. Peço-te, pois, que, se possível, divulgue as imagens e, mais, leve o assunto para os teus espaços nas emissoras de rádio, não é justo que o meu vizinho de 88 anos esteja carregando baldes com água para, pura e simplesmente, ter água para beber e cozinhar.

Ah, podes divulgar o meu nome. Sou solteira, moro sozinha, mas não temo represálias.

Abraço,

Elaine dos Santos – Revisora de textos acadêmicos”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. @regis russ
    Nao deseja nada de ruim a ninguem e nem espero que um dia vossa senhoria pegue esta lei e fique chorando do lado de fora de uma funeraria onde seu ente esteja trancado, lastimado, e conformado dizendo é a lei. so pode ser feito de dia!! Só os insensatos e ignorantes podem defender tamanha falta de respeito com as familias das vitimas.

  2. e verdade nao podemos pagar por uma agua que vem do esgoto porq na verdade o esgoto de restinga vai para sanga e a sanga desemboca no rio mirim e e essa a agua que temos para beber

  3. Em resposta a lamúria da ex-vereadora Carmen Foletto. É infinitamente amarga a dor da perda. Porém o artigo 162 do Código de Processo Penal orienta o procedimento da necropsía em, no mínimo 6 hs após o óbito.Salvo se os perítos(patologistas)julgarem que possa ser feita antes deste prazo.(penso que foi o caso) Outros CRMs orientam para que as necropsías sejam feitas sòmente à luz do dia.

  4. “Caro Claudemir
    Quero registrar minha indignaçao quanto ao horario de funcionamento do IMLque encerra as 19h. E revoltante e deseperador para os familiares que perdem seu entes queridos tragicamente apos este horario e ficam mais de 12 horas aguardando a necropsia. O corpo fica na funeraria sem acesso da familia e esta na rua esperando as 6h quando retomam o trabalho os peritos.Vivenciei neste final de semana esta dor, e agradeço a compreensao do Dr Roberto que nos atendeu fora deste horario liberando nosso menino as 22 h para podermos vela-lo. Precisamos urgentemente nos unir e buscar a contrataçao de profissionais peritos pois como diz o ditado a morte nao tem hora, porem a dor da perda e da espera e imensuravel.
    Carmen Foletto – Assistente Social”

  5. Caro Claudenir
    O debate via face ocorreu comigo, mencionado no texto da ilustre professora Elaine. No inicio de fevereiro meu filho engenheiro ambiental visitou a barragem, registrou procurou o gerente da Corsan, denunciou lavagens de carros, calçadas etc. Questinou soobbre o motivo pelo qual nao decretavam o racionamento e sugeriu recorrer ao Ministerio Publico para impedir o mau uso da agua. Porem foi informado que o MP somente poderia se manifestar apos o decreto de racionamento o que nao era necessario no momento. Foi comprado agua de açudes peuqenos para minimizar a situaçao mas deixaram secar agora nao tem jeito pois a agua evapora, some porque esta muito seco. A o mau uso sim mas politicos irresponsaveis levaram agua para a Praia das Tunas e algumas localidades do interior, sem tr a responsabilidade de fazer um estudo tecnico da capacidade de armazenamento e captaçao de recursos hidricos para a populaçao excedente., pois a barragem foi calcula quando a populaçao era bem pequena inclusive em propriedade de parentes nossos e nunca mais foi aumentada, sem contar que o esgoto da vila e despejado dentro da barragem.Entendo que o governo deveria isentar ou subsidiar o pagamento da conta d agua este mes pq ha barro nas torneiras e o ar comprimido nos canos aumenta a velocidade do medidor e por consequencia o valor da conta, a exemplo das cestas basicas que estao sendo distribuidas no interior de Restinga Seca aos produtores que foram vitimas da estiagem patrocinados pelo governo federal. Por favor seja a nossa voz porque está insuportavel. Houve falta d agua em fevereiro e foi um caos, mas jamais tiveram a responsabilidade de racionar e repor com agua do rio Jacui. grta
    Assistente Social Carmen Foletto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo