E ESSA?! Candidato a vereador, UAC e líder comunitário. Confronto acaba na internet
O editor não vai entrar no mérito. Reconhece lhe faltarem informações para formar qualquer opinião. Mas o fato objetivo é que uma “carta aberta” (enviada inclusive a este sítio, via feicebuqui) contém sérias críticas a um candidato a vereador (que estaria se metendo onde não deve) e à própria direção da União das Associações Comunitárias (UAC).
O autor é um líder comunitário da zona oeste, mais exatamente da Vila Pôr do Sol. No caso, Francisco Teodorico Portella. Para saber do que se trata, pelo menos na versão dele (cujo perfil no FB pode ser conferido AQUI), leia o texto abaixo, que o próprio assina:
“Uma Comunidade pode ficar refém de um calendário eleitoral?
Presidi a Associação Comunitária da Vila Pôr do Sol, no Bairro Nova Santa Marta, de 1997 a 1999 e de 2001 a 2003, regularizei a associação, aprovamos o estatuto com registro em cartório e regularizamos o CNPJ. Encaminhamos pedidos de rede de água, de luz, consertos de iluminação, mal estado das ruas, fizemos um projeto em conjunto com a defesa civil para a distribuição de telhas de amianto (Brasilit) para as casas dos moradores atingidos por um temporal, entre outras ações.
Fizemos várias viagens a Porto Alegre junto de outras representações da comunidade, em uma luta incansável pela regularização da Nova Santa Marta, sempre buscando representar nossa comunidade da melhor forma, encaminhando as reivindicações aos poderes competentes para a melhor solução dos problemas dos moradores.
Minha esposa e eu mantemos desde o dia 15 de Março de 1995 (a mais de 17 anos) o Sopão Comunitário Pôr do Sol, aberto aos moradores da comunidade da Nova Santa Marta e região, onde são servidas refeições todas as quartas feiras. Realizamos anualmente as festas do Dia da Criança, Dia de Natal, Junina e do Dia das Mães e dos Pais, sempre no sentido de integrar e valorizar os moradores que enfrentam diariamente a árdua luta da vida.
Mantemos o ano todo, inverno e verão, uma permanente campanha do agasalho, onde as roupas recebidas são colocadas sobre uma mesa, para a escolha dos moradores. Essas ações somente são possíveis graças aos voluntários e aqueles anônimos de coração grande e quente, que periodicamente fazem doações.
Após o ano de 2003 me afastei da Associação, mas nunca me afastei dos problemas da comunidade e das suas lutas. Presidi o Círculo de Pais e Mestres da Escola Estadual Santa Marta nos anos de 2005 a 2007 e sou seu atual Presidente com mandato até o ano de 2013. Sou Presidente fundador da ONG Trabalho Social Solidário. Desde o meu afastamento da associação recebo as mais variadas manifestações de moradores da comunidade que pedem por um retorno.
No final de 2011 e no início de 2012 essas manifestações aumentaram, o que me motivou a procurar a União das Associações Comunitárias. Na UAC fui recebido pelo Sr. Rodrigo Santos, que me informou que as eleições para a Diretoria da Associação comunitária deveriam ter sido realizadas no dia 15 de Novembro de 2011, o que não ocorreu. Informou-me ainda, que para provocar a realização da eleição na comunidade, deveria apresentar 50 assinaturas de moradores da Pôr do Sol. No dia 10 de Março de 2012 protocolei na secretaria da UAC, 125 assinaturas de moradores solicitando a realização da eleição para escolha da nova direção da Associação Comunitária.
Para minha surpresa, mais ou menos dois dias após ter protocolado a solicitação dos 125 moradores, chegou na minha residência o Sr. João Kaus, suplente de vereador do PMDB e morador da comunidade. O Sr. João Kaus questionou-me sobre o porquê de não tê-lo procurado para falar que estava recolhendo assinaturas para a realização da eleição na Pôr do Sol. Respondi que o mesmo não faz parte da Associação e que já havia conversado com o Sr. Milton Schimit, esse sim, Presidente da Associação. Informei que o Sr. Milton afirmou que não tinha realizado eleição no período previsto, mas que eu poderia vir a provocar uma eleição agora.
Inconformado e com clara intenção de intimidar-me, o Sr. João Kaus disse que não aceitava uma eleição da Associação Comunitária da Pôr do Sol antes das eleições municipais, alegando que isso o prejudicaria em sua campanha.
Como não tive um retorno da Coordenação da UAC, e não localizei o Sr. Rodrigo Santos, fui tentar localizar o outro Coordenador, o Sr. Adelar Vargas, ocupante de cargo de confiança na Prefeitura Municipal. De acordo com Adelar Vargas, após reunião dos coordenadores da UAC, seria informado até terça-feira (24/04/2012) uma data para a realização da eleição da Associação Comunitária na Pôr do Sol.
Não tendo havido nenhuma resposta até o dia de ontem (27/04/2012), liguei para o Sr. Adelar, que informou-me que o Sr. Rodrigo Santos tinha decidido que a eleição da Associação Comunitária da Pôr do Sol só poderia ser realizada após o período das eleições municipais, que escolherão Prefeito e vereadores.
Qualquer comunidade de Santa Maria, e nesse caso em especial, a Comunidade da Vila Pôr do Sol não ficará refém de um calendário eleitoral, e principalmente, não ficará refém de interesses partidários escusos e eleitoreiros.
FRANCISCO TEODORICO PORTELLA
Líder Comunitário”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
quando levei as primeiras barracas para o primeiros moradores no POR DO SOL, lá no início da ocupação, não sabia que este local seria tão importante para a nossa conhecida FAZENDA NOVA SANTA MARTA. Creio que a eleição da ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA POR DO SOL, é tão importante que vai refletir no que vai acontecer na eleição de outubro; lamentavelmente, tem gente que vai ter que optar por ser candidato a vereador, ou vice-preveito, ou diretor da ASSOCIAÇÃO POR DO SOL; o dúvida cruel; falei com um morador do local hoje e ele me falou assim: -é briga de cachorro grande, não se meta.Concluiu.
Quando a direção da CUT levou as primeiras barracas no local, la no nascedouro desta linda NOVA SANTA MARTA, não sabíamos que este local seria um local tão importante para a comunidade.Hoje, ao invez das vacas, tem escola estadual, escola particular, associações, AESSUL, CORSAN, mercados, muitas Igrejas. Estou feliz com a organização daquele bairro que cresceu muito rápido.
Se ninguem desse importancia para este cidadão não tinha polemica, ele sabia das eleições em Novembro, é um baita lobo vestido de carneiro.
Bela discussão. Ora bolas e sem encumpridar conversa. Em sendo mais de 120 assinaturas, que a eleição seja realizada de uma vez, pois os “representantes” não irão mudar o sentimento da comunidade que pede a eleição. Sejamos razoáveis.
Se bem me lembro, esta vila, POR DO SOL, foi a primeira vila a ser formada quando da ocupação do povo na fazenda SANTA MARTA, onde havia umas vacas neste grande local e agora tem mais de trinta mil pessoas; foi lá, nos primeiros dias chuvosos, onde o povo acreditou, pisou no barro, ficou em barraca, tinha que buscar água longe, creio que na casa do sr Fernando Menezes; muita gente pensa que minha casa é onde só devo dar pitaco; ser comunitário é ser slidário com toda a cidade; cada um é síndico da cidade, caso contrário não venceremos; o POR DO SOL diz mais respeito a própria comunidade, mas é de resonsabilidade de todos santamarienses que o POR DO SOL, tenha sua vida legal em dia, caso contrário não necessitaríamos da UAC, CÂMARA DE VEREADORES, PREFEITURA, POLÍCIA, JUSTIÇA; a justiça inicia ali naquele bairro, mas diz respeito a todos quando não está funcionando; eu gostei que o assunto tenha ficado em público, pois aquela primeira vila é pública; dizia um pensador chamado Weslei: minha paráquia são as ruas.
@Pablo
Me desculpe ,mas lhe garanto ,chamais fiz como os teus atuais coordenadores,que se apoderam da entidade pra fazer certos demandes,e também ,quero lhe dizer que eu não tenha o mesmo habito ,daqueles que aqui vc defende.e desconheço seu nome no meio comunitário mas se quiser alguma informação sobre o mesmo estou a disposição.para lhe mostra e te explica oque um com unitarista não pode fazer.
Se você que se diz entendedor do assunto e ade vogado , dos que defende poço te ajudar a ler o estatuto da entidade ,quanto fazer o não fazer precisa andar mais pela região que moro pra depois falar,quanto o assunto privatizar,este assunto é mais abrangente, precisamos sentar e conversar.
E estar do lado ou junto de um Bom Deputado ficha limpa capaz comprometido com a cidade, que alguns partido queria ter e esta ao lado como você próprio.
pois não tem nada que desabone a sua conduta. e muito tem trabalhando junto com os demais pela cidade.
Estou a disposição para clarear suas duvidas.
Não quero servi de refêrencia a ninguém,mas estarei sempre atento aos demandes de alguns.
Esse Elton Chaves é aquele ligado ao PSDB e ao “BOM” né?? Fala muito e age pouco, não é referência pra ninguém ficar mandando o Rodrigão ou Adelar o que fazer. Nunca vi, agora tucano lutando pelas comunidades, quando são governo só ferram o povo. Capaz de assumir a UAC e querer privatiza-la.
As ações que realizamos na comunidade são permanentes, ou como diria, não são colocadas em prática apenas em ano eleitoral. Acredito que santo de casa possa até fazer milagre, o problema é quando o “santo” não tem nada de santo. Sempre buscamos o melhor para a comunidade da Pôr do Sol. E ela não tem dono!
É um direito a pessoa apoiar candidato de outra comunidade. As vezes gente de outra comunidade podem apoair mais e melhor. segudo sr. Portella, o Kaus nao tinha seu apoio e merece respeito.
E dona Irene falou tudo!Tem gente que tenta se oportunizar de situaçoes em beneficios proprios, sem se preocupar com os danos que causa a outras pessoas, ou ate mesmo para uma Comunidade.
E seu Francisco Portela! O Senhor pode beneficiar a comunidade da Por do Sol com sopao e alguns agasalhos mas nao e so isso que uma comunidade merece e precisa para se desenvolver, o senhor esta querendo dar uma de vitima mas santo o senhor nao e!Usar a internet para discutir assuntos da comunidade e uma prova que esta tentando tirar proveito do tema que deveria ser descutido na sua comunidade com os demais lideres..ao contrario de usar as redes sociais para fazer midia usando o nome da comunidade, QUE FEIO heim!!! quando algo nao estiver ao seu contento tente conversar antes de apelar para nao parecer oportunismo seu..Essas atitudes so tem a prejudicar a Comunidade, o Senhor como comunitarista deveria estar ciente disto.
@Cardoso
C Não discuto filiação
até mesmo porque o seu francisco não é do meu partido estou me manifestando é que pessoas estão se apropriando da entidade usando de autoritarismo querer enrola quem não tem bem um conhecimento do estatuto da entidade e qual éo papel real da UAC.
Nem também estou dizendo que este ou aquele não fi ceram nada pelas suas comunidades sei do trabalho de cada ,mas descordo do procedimento da UAC e do pré candidato João kaus
-Mas quem define é a os moradores do por do sol.
Este direito Ninquem pode tira deles.
Temos que ter cuidado para fazer julgamento,antes de analisarmos bem e termos conhecimento dos fatos, o senhor Joao Kaus e um lider incansavel na Nova Santa Marta e em especial na Vila Por do sol, o sr. Adelar Vargas que tem uma grande historia em trabalhos comunitarios e o sr. Rodrigo (Rodrigao como e conhecido) hj e o 1ºCoordenador da UAC e nao foi de graça que estao nos cargos que estao!pelo que me parece estao preocupados em proteger os moradores da Vila Por do Sol em ser usado num processo eleitoral.O sr. Francisco portella sempre foi partidario nas ultimas eleiçoes apoiou candidatados a vereadores que nao eram da sua Comunidade,e nunca apoiou o sr. Joao Kaus que e da sua comunidade!PQ SERA? Sera que realmente pensa no bem da sua Comunidade???Querendo realizar uma eleiçao nesta altura do campeonato?ele que desde 2003 nao quiz mais fazer parte da associaçao!
Eu acho sim que uma eleiçao comunitaria deve ser feita apos as eleiçoes municipais, ai sim o morador que se apresentar como candidato a Presidente da comunidade realmente estara interessado em ajudar , caso contrario no periodo eleitoral fica muito dificil saber qual a sua real intensao, se e ajudar a Comunidade ou se beneficiar a si proprio encima dela!!E minha humilde opiniao…
A corrida para eleição ou reeleição realmente está deixando muita gente de miolo mole. A Nova Santa Marta são várias vilas e não tem DONO. O vereador João Kauss, mora naquele bairro, não é don o dele. Muita gente, morador daquela região, são filiados a partidos políticos, mas fazer uma escolha de um lider virar política e política partidária já é demais. Se eu fosse moradora daquele bairro ia me revoltar. O SR Francisco é lider a muitos anos naquela região e como lider tem que lutar. Lute, não deixe pessoas com interesses exclusivamente seus, mandar naquilo que a comunidade quer e precisa.
Nem vou entrar no mérito por ser uma discussão que diz respeito àquela comunidade. Mas por que existe gente que acha que é crime ser partidário? Engraçado, o Sr. Portela pode ser um “criminoso” mas está devidamente identificado, ao contrário de muitos que são sim, defensores de interesses próprios e se escondem atrás de codinomes.
Todos esses citados pelo Sr. Portella, inclusive ele são todos farinha do mesmo saco se atar num fio de linha não rebenta.
– O BRIGADO Claudemir pelo espaço.e por este assunto vir a tona teremos uma grande discussão sobre o mesmo.
@Gilbe Meu amigo partidários todo somos então se tu conhece o estatuto da entidades e da UAC sabe que esta ocorrendo é um total autoritarismo.e de endereces excusos.
E independente de ser quem é isto o movimento comunitário não é isto que sr Rodrigo faz. temos plena certeza que muitos que hoje estão na UAC . descor-dão deste ato.
Isto é um autoritarismo ,do senhor Rodrigo santos ,do senhor Adelar vargas, e mais também do senhor João Kaus isto não existe .
A UAC não é soberana ao estatuto das entidades e não é o senhor Rodrigo que no grito define oque pode ou não .
TODO O morador de vila ou de bairro filiado a uac ou a entidade (associação comunitária) do seu bairro ou vila pode solicita que seja feita eleição e prestação de conta se esta tiver vencida a assembleia de moradores é soberana a UAC.
A UAC ela é pra apaziguar e não criar problemas as comunidades por interesse de alguns ou dizer oque deve ou não ser feito.e quem define não é o Rodrigo e sim a coordenação .
Seremos sempre pelo que é certo e pelo que diz movimento comunitário e não interesse de alguns.
O Sr.Rodrigo e Adelar tem que cuidar das prestação de conta da UAC que até agora as lideranças comunitárias não sabem ,e explica porque que a entidade esta no .CADIN E NA DIVIDA ATIVA. É ISTO QUE ELES TEM QUE SE PREOCULPAR EM RESOLVER.
Fica bem claro através do relato do Senhor Francisco Teodorico Portelle que interesses excusos de determinados políticos estão acima dos interesses das comunidades o que comprova as reais intenções desses políticos: seus interesses pessoais e particulares acima de qualquer coisa. Foi o que entendi.É lamentável, mas parece que é esse o carro forte e que gasta para seu combustível milhões de reais nas eleições de qualquer porte ficando o povo a ver navios e trocar favores, os votos, por qualquer merreca de ajuda. Parabéns jornalista Claudemir Pereira por ceder seu espaço para essa espécie de denúncia. O eleitor deve ser colocado a par desses descalabros.
Portela é partidário e quem vê diz que é um santinho, ta sempre na boca….