DestaquePrefeituraSanta Maria

SANTA MARIA. Aproximadamente 4 mil pessoas estiveram presentes na última noite da Calourada

Cerca de 30 mil pessoas prestigiaram evento nas quatro noites, na Gare

Na quinta-feira, público teve a oportunidade de assistir a shows de rap, hip hop, eletrônica e sertanejo (Foto Mirella Freitas/Prefeitura)

Por Lenon de Paula / da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A maior festa estudantil da região central do Estado, a Calourada 2024 chegou a sua quarta e última noite nesta quinta-feira (14). O evento, que é uma realização da Prefeitura de Santa Maria – em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM e a Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism) –, reuniu, desde sábado (9), 29,6 mil pessoas.

Conforme estimativa da Guarda Municipal e da Brigada Militar, até o final do evento, na madrugada desta sexta-feira (15), aproximadamente 4 mil pessoas circularam pela Gare, obedecendo sempre a lotação de 6.370 pessoas.

A noite começou com a apresentação do rapper KMZ, que depois abriu espaço para a disputa de rimas da Batalha da Gare (Roraima + Co RAP). Na sequência, a MC Justina Monteiro animou o público.

A energia da noite mudou do rap para o sertanejo, quando subiu ao palco a cantora Ana Piccoli. Nascida em Santiago/RS e atualmente residindo em Santa Maria, Ana iniciou seu projeto solo em 2019, com apenas 16 anos de idade. Na tarde desta quinta, a cantora participou de um bate-papo com alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, no Bairro Fátima.  Após o show da santiaguense, o Dj PH abriu alas para o Dj Grillo Beatz, que assumiu as pickups com um set regado a eletrônica e funk.

Durante esta noite, foram registradas pela Guarda Municipal quatro ocorrências de brigas, que resultaram em três guardas municipais feridos com lesões leves e uma pessoa detida por agressão. As forças de segurança atuaram para conter as brigas. A equipe médica de plantão realizou cinco atendimentos no local.

ATRAÇÕES

Neste ano, a Calourada foi antecedida pelos eventos Pode Chegar, no sábado (9), e a Professorada, no domingo (10). O megaevento foi realizado com mais de 15 atrações artísticas, na Gare. Além dos artistas que subiram ao palco nesta quinta, as principais atrações musicais desta Calourada são: Rafa Rafuagi; Rashid; 50 Tons de Pretas e Maskavo.

O agito nas pickups ficou por conta do Dj Vini Fantin, Dj Octave, Dj Smith, Dj Marcela Lambertini, Dj VR3NO e Dj Palma. O evento também contou com a intervenção da Bateria Tirana. A apresentação das quatro noites de Calourada ficou com a animação da dupla sertaneja Sandro e Cícero. Em 2023, a Calourada na Gare recebeu cerca de 60 mil pessoas em quatro dias de festa no primeiro semestre de 2023mais de 40 mil pelos mesmos quatro dias no segundo semestre, na Calourada de Inverno.

ESTRUTURA E SEGURANÇA

O acesso ao evento foi gratuito, e a estrutura incluiu banheiros químicos, área coberta e diversos pontos de venda de bebidas e lanches. Nas quatro noites, os shows ocorreram até a meia-noite, a comercialização de produtos na praça de alimentação foi encerrada à 1h, e a dispersão do público ocorreu até as 2h. Foram disponibilizadas três linhas exclusivas de ônibus para ida e para a volta do evento.

Com atuação integrada dos órgãos de segurança pública, o evento contou com revista na entrada, contagem de pessoas com painel eletrônico e monitoramento por ampla rede de câmeras, drones e inteligência artificial. Como resultado, foram apreendidos itens cortantes, e porções de drogas ao longo das quatro noites do evento.

Também em função do evento, equipes trabalharam pelo restabelecimento total da iluminação pública da Avenida Rio Branco, possibilitando maior segurança do público para a chegada e saída do evento.

AÇÕES DESCENTRALIZADAS

A Calourada, por meio do Conecta Cidade Universitária, levou as principais atrações artísticas para promover um bate-papo em escolas dos bairros de Santa Maria. Nesta segunda-feira (11), os estudantes da Escola Básica Estadual Dr. Paulo Devanier Lauda, no Bairro Tancredo Neves, participaram de bate-papo com o MC Rafa Rafuagi.

Nesta terça-feira (12), os alunos da Escola Marista Santa Marta, no Bairro Nova Santa Marta, bateram um papo com o rapper Rashid, mediado pelo MC Rafa Raguafi. Já no Instituto Estadual de Ensino (IEE) Olavo Bilac, os estudantes trocaram uma ideia com Graziela Pires e Dejeane Arruée, que formam o duo 50 Tons de Pretas. Saiba como foram os encontros aqui. O IEE Olavo Bilac também recebeu outro artista nesta quarta-feira (13): Marceleza, vocalista da banda Maskavo.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo